quarta-feira, 13 de julho de 2016

110 anos de.... GLÓRIA

O SCP faz hoje o seu primeiro jogo de pré-temporada e depois da febre do Europeu ter passado quis marcar este dia dizendo algumas coisas. Em primeiro lugar acredito e tenho a convicção (espero eu igual ao Fernando Santos) que será um ano de muita Glória para o nosso clube, acredito fortemente que sairemos vencedores em muitas modalidades incluindo a mais importante.
Portugal conquistou pela primeira vez na sua história o titulo de campeão Europeu, belíssimo feito desportivo, para mim conseguiu ultrapassar o feito de Carlos Lopes quando venceu a medalha de Ouro nas olimpíadas, mas acima de tudo e para o que nos interessa valorizou muito os nossos jogadores.
Para ser sincero antes do Europeu começar achava que João Mário iria ser o jogador que mais se valorizaria, para mim apesar de ter sido importante acho que foi aquele que a sua cotação de mercado menos valorizou, acho que William, Adrien e especialmente Patricio saíram com a sua cotação muito mais elevada em termos percentuais depois deste Europeu. Patricio então fez um Europeu brilhante, um Gr cada vez mais completo, que será peça fundamental se não sair do clube e se não sair este ano dificilmente sairá daqui para a frente e ficará com certeza na história do clube como o jogador com mais jogos realizados com a nossa camisola o que é (digo eu) um factor que pode pesar na decisão de sair ou continuar quando as propostas começarem a surgir.
Mas esta selecção começou como a selecção "do Mendes" e acabou como a selecção dos "Aurélios", bem à moda portuguesa, de mandar para os outros as culpas quando as coisas correm mal e trazer para nós todos os louros quando se conquista alguma coisa. Mas o que interessa é que o SCP como clube formador saiu altamente reforçado deste Europeu, andou nas bocas do mundo, com reportagens e mais reportagens, devo lembrar aos que começaram a conhecer o clube desde 2013, que estes "Aurélios" são fruto de um trabalho desde o mandato de Rouquette, que pensou e investiu numa estrutura física (Alcochete) a mais avançada de todas na Europa na época, e num pessoal especializado nas mais variadas áreas de forma a formar os melhores jogadores possíveis. Este trabalho deu os seus frutos, a estas gerações que brilharam em França por Portugal, podemos juntar Dier, Ilori (para mim o central português com melhores capacidades depois de Pepe) e ainda posso incluir João Carlos Teixeira que assinou agora pelo FCP e que pertencia a esta geração de talentos.
Passei a preferir olhar para tudo positivamente, o SCP cometeu muitos erros na formação nos ultimos anos, mas quero acreditar que muitos desses erros estão a ser corrigidos pelas pessoas que mandam e isso é o que me interessa, obviamente vamos pagar esses erros, mas acreditando que entrámos no caminho certo estaremos mais perto de chegar ao sucesso.
Termino como comecei, na minha visão do clube o SCP tem que ganhar tudo o que participa obviamente mas eu sou daqueles sportinguistas que fico realmente satisfeito quando atletas do SCP ganham medalhas como aconteceu este fim de semana, quando o clube é o mais representado nas olimpíadas, quando o clube vence nas modalidades que tem (e este ano dobrando o orçamento em Andebol e Futsal é obrigatório sermos campeões) e obviamente vencer na sua modalidade principal... e é isso que estou convencido que vai acontecer.
Saudações Leoninas

Sem comentários: