domingo, 22 de maio de 2016

Se é JJ a dizer...

JJ disse ontem com todas as letras aquilo que disse faz agora mais ou menos 3 anos e que os "soldadinhos" tentavam arranjar desculpas para ser tudo mentira e invenções de quem não gostava de BdC. JJ ontem na entrevista que concedeu ao Rui Santos na SiC afirmou que o SCP tinha sido ultrapassado pelos rivais na formação, que tinham que investir nela para voltarmos a dominar e que BdC sabia disso. Disse também que esta fornada que deslumbra na nossa equipa principal foi um trabalho do passado e não de agora.
Da mesma forma que falei em tempos e ninguém se interessou muito que LFV estava a tomar conta do poder no futebol português e nós em vez de denunciarmos isso andávamos de braço dado e a almoçar com ele (sem fotos nessa altura), escrevi aqui que alterar todo o modelo de formação que tantos e tão bons resultados tinha dado era um erro enorme. Não será preciso repetir o que foi dito na altura por parte dos "soldadinhos".
BdC deveria pensar que os jogadores se formavam porque Alcochete tinha um micro-clima especial que tornava jogadores medíocres em craques. BdC chegou e correu com Diogo Matos (principalmente este) porque Pedro Mil Homens já estava noutras funções e colocou lá um homem que vendia eletrodomésticos, sem qualquer conhecimento ou experiência na formação. Desfez a rede de observadores de qualidade que existia, pior, BdC disse na Sporting tv e publicou uma noticia no jornal do clube onde dizia que inclusivamente a rede de observadores tinha aumentado, esqueceu-se de dizer é que essa tal rede era com base nas Academias sporting espalhadas por Portugal. O grupo de treinadores que formou este lote de jogadores, se não saiu todo deve andar perto disso, e por fim numa primeira fase (agora felizmente já não acontece isso) perdeu muitíssimos jogadores por irracionalidade negocial.
Se realmente BdC admite que errou, admite que temos que alterar alguma coisa então não aceito outra coisa que não seja DESPEDIR o vendedor de electrodomésticos pelo PÉSSIMO trabalho que realizou e contratar quem com provas dadas conseguiu tornar a Academia numa referencia mundial e até pode escolher Diogo Matos ou Pedro Mil Homens. Porque tenho a certeza que, com alguém que perceba minimamente de formação as coisas vão melhorar naturalmente.
Se tal não acontecer, então é sinal que a meritocracia que tanto BdC falou não passou de conversa para os "soldadinhos".
E termino só com isto, para mim os resultados não são o mais importante na formação, são apenas um indicador, como é o numero de convocados para as selecções jovens um indicador. Quando o SCP no ano passado atribui um troféu de melhor treinador do ano porque esse treinador ganhou e passo a citar "o campeonato das equipas B" é a prova inequívoca que quem manda não tem a mínima ideia do que está a fazer!
Saudações Leoninas

30 comentários:

Tiago disse...

Diogo Matos foi candidato a vogal do Conselho Diretivo na lista adversária à de Bruno de Carvalho nas últimas eleições, lista essa encabeçada por José Couceiro.
Já outro dia pediste o regresso de Mário Patrício, candidato a vice-presidente dessa mesma lista.
Qualquer dia destes estarás a pedir os regressos de Nobre Guedes para reassumir a pasta financeira e, talvez, do próprio Couceiro.

Tal não faz sentido nenhum e é um cenário absolutamente irrealista. O passado ficou lá atrás e os Sportinguistas, de forma democrática, escolheram outros protagonistas com um outro programa para liderarem o Clube.

Apesar de Bruno de Carvalho não ser perfeito, não primar pela boa educação e não ser um Gentleman é um Presidente que tem realizado um bom trabalho, elevando a fasquia da ambição, aumentando o número de Sócios e de assistências aos jogos e de ter conseguido fazer a reestruturação financeira, fazendo ressurgir (com o Pavilhão João Rocha a caminho) o Grande Sporting Clube de Portugal!

Julgo que a esmagadora maioria dos Sportinguistas se encontra satisfeita e deseja que este novo rumo iniciado em 2013 possa continuar por mais anos.

leao revisor disse...

Tiago

Então presumo que BdC prefere "para bem do clube" continuar com incompetentes, que é manifestamente acontece com quem está a frente da formação e das modalidades.

Percebo a necessidade de tentar confundir as coisas, percebo a necessidade de ligar tudo com o que de mau o passado teve e nunca elogiar o que o passado deu ao clube.

Diogo Matos e Mario Patricio foram sem qualquer margem para duvida mais valias para o clube, de longe muito melhores do que as pessoas que os vieram substituir e desafio qualquer um que venha aqui comentar a dizer o contrário.

BdC se diz que quer o melhor para o clube tem que escolher os melhores e facilmente percebemos que nestas áreas tem que haver grandes mudanças.

E apenas falei da formação porque foi JJ que o confirmou, nem voltava a este tema, fartei-me de discutir certos assuntos eu tenho a minha opinião, outros tem a deles, mas como foi JJ a confirmar o que eu acho, quero ver que mudanças vai haver.

Rodrigo disse...

Continua a chorar rato, que a gente se vai rindo.

leao revisor disse...

Quem chorou foi o JJ não fui eu só para te relembrar

Carlsberg disse...

LR,

Continuo a dizer que destrui é mto mais fácil e demora muito menos que a construir.

O JEB e GL rebentaram com o clube, e BdC teve que o reconstruir. Acredito, que tanto as modalidades como a formação vão ser alvo de uma maior atenção e vai haver mais dinheiro e melhores condições.

Eu entendo que prefiras que se faça tudo apenas num estalar de dedos mas a realidade é que Roma e Pavia, não foi feita num dia.

Tudo isso vai ser reconstruído, mas não podemos pedir milagres. A unica coisa jeitosa de JEB e GL deixaram no clube foi o Futsal e esse tem melhorado. O resto foi para esquecer!!

De certeza que há outras opções se não melhores, iguais a Diogo Matos e Mário Patrício no universo leonino.

SL

Mike Portugal disse...

JJ também disse outra coisa na entrevista que deve merecer a atenção de BdC.
Disse com todas as letras que o SLB "manda nisto tudo" em termos de comunicação.
Isto é algo que deveria ser um dos grandes cavalos de batalha de BdC. Embora possa perceber que não se altera tudo em apenas 2 ou 3 anos e especialmente se não se ganham campeonatos, mas a guerra da comunicação tem que começar a ser ganha por nós. Infelizmente este ano tanto BdC como JJ falaram muita coisa onde se enterraram. Espero que não cometam esse erro para o ano.

Tiago disse...

Diogo Matos e Mário Patrício - e não pondo em causa o seu Sportinguismo - fizeram o melhor que sabiam e podiam mas num tempo e num período negativos para o Sporting. O seu problema é estarem umbilicalmente ligados a um período muito negro que a esmagadora maioria dos Sócios não deseja ver repetido.

A página da vida do Sporting foi virada em 2013 e fazer um regresso ao passado não faz qualquer sentido, nem é isso que os Sócios desejam.

leao revisor disse...

Fico satisfeito que ninguém tenha duvidado agora daquilo que eu dizia em 2013, foi preciso vir JJ para todos se resignarem com o facto. Agora já ninguém duvida que a formação regrediu muito e ainda ninguém aqui apareceu a dizer que os que estavam lá antes eram piores dos que estão lá agora.

O SCP não é propriamente um partido politico, o SCP tem que ir buscar os melhores (se forem do SCP melhor mas o SCP precisa é de bons profissionais) de cada área.

Ao contrário do que o Carlsberg disse, eu não quero tudo bem feito com um estalar dos dedos, aquilo que eu queria e teríamos poupado muito tempo e dinheiro é que se tivesse percebido o que saltava à vista de todos, colocar um vendedor de electrodomesticos à frente da melhor academia de Portugal, ia dar asneira, destruímos tudo o que tinhamos construído e agora vamos demorar tempo a voltar ao que éramos e vai-nos custar mais dinheiro, isto obviamente se houver o afastamento dessa pessoa e a alteração de outras coisas que mencionei, se ficar tudo na mesma não é dinheiro que vai resolver o problema.
Não faço questão que seja o Diogo e o Mário mas os que estão neste momento não podem continuar, 3 anos foi tempo a mais para se perceber que são incompetentes.

Por isso tragam alguém que perceba do assunto apenas e só isso, a minha duvida é achar que só não o fazem porque o orgulho do líder supremo não permite.

leao revisor disse...

E já agora, da mesma maneira que só voltei a este tema depois de JJ o ter colocado novamente na ordem do dia, não faço muita questão de voltar a falar sobre as modalidades, quando alguém achar que se está a gastar imenso dinheiro para ganhar no imediato e não existe uma estratégia a longo prazo para ganhar consistentemente como acontece no futsal por exemplo, eu volto a falar. Porque até no futsal e veremos isso neste defeso, a aposta será apostar fortíssimo (uma loucura mesmo) em jogadores para no máximo estarem cá 2/3 anos o que vai obrigar a constantes alterações nas equipas.

Essa não é a minha ideia de gestão das modalidades, mas lá está não é a MINHA e eu não mando nada, apenas dou a minha opinião.

Unknown disse...

LR

Mas de que planeta és tu?

Então depois do Diogo apoiar o Couceiro achas que BdC teria confiança nele?

E o teu GL que vendeu 25% do João Mario por 400 m€

É isto que defendes? E ainda tens a lata de falar do BdC

leao revisor disse...

Luis Soares

BdC tem confiança num incompetente e assim ficamos muito melhor não é?

Pergunta muito simples, Diogo Matos é muito melhor do que Virgilio ou não é? É isso que devia importar às pessoas! Mas a resposta custa a sair e depois temos que procurar cortinas de fumo.

GL vendeu 25% por 400 mil euros, se recuar a esses negocios e o histórico comprovará, verá que eu sempre fui contra a venda de % de passes de jogadores da formação, e o argumento que utilizava era que seria muito difícil avaliar correctamente um jogador com aquela idade, que iríamos ganhar dinheiro com alguns mas que quando errássemos podia nos custar caro. É só procurar que irá encontrar!

Como para ti está tudo bem com a formação... vamos continuar a ficar para trás, como JJ disse!

Unknown disse...

LR

Não está não.

Eu não me custa nada aceitar que a aposta em virgilio falhou.

Agora que o Diogo não tem espaço no SCP não tem. E estúpido foi ele em ter tomado posição nas eleições. Se fosse só adepto muito bem, mas sendo funcionário deveria estar sossegado.

Agora uma coisa é verdade. Quando BdC entrou no SCP mais de metade dos técnico já tinha saído ao longo dos anos (desde que o benfas abriu o olhos, só nos primeiros tempos saíram uns quantos)

Apesar de parecer um paradoxo, para apostar na formação também tem que haver guito e quando BdC entrou não havia e nessa altura as prioridade eram outras

Na minha opinião faria sentido irmos ao Seixal sacar os bons técnicos que lá há. Foi o que nos fizeram e nessa altura baixamos a cabeça. Tal como sempre nos sacaram jogadores do futsal, andebol, etc.

Tiago disse...

Personagens ligadas ao passado fazem parte do passado.

Pessoas que defenderam a perda da maioria da SAD, a "Indexação" ao BES (que nos ia arrastando para uma situação semelhante à do banco - ai "Ia" "Ia"), um Sporting refém dos poderes (e dos interesses) instalados, subserviente, demasiado empresarialista (com resultados negativos e sem foco no desempenho), que defenderam a venda do património (facto que nos empobreceu brutalmente e que não nos trouxe nada de positivo) e que nos ia arrastando para a extinção ou, quanto muito, para uma pequenez tal que dificilmente nos conseguiríamos reerguer com a pujança e a força que hoje temos. Essas pessoas têm lugar nas bancadas a bater palmas, mais nada!

O Sporting está a crescer, está cada vez mais a meter medo aos adversários, está sólido e caminhamos com passos bem sustentados, para assumirmos - durante um período que esperemos bastante longo - a liderança do desporto em Portugal.

Rodrigo disse...

Oh revisor rato, então e quando levaram a base de dados toda da formação do Sporting para o rival?
Não falas nisso?
Ah pois é, não foi o BdC, não interessa.

leao revisor disse...

Rodrigo

Foi o melhor que conseguiste? É essa a tua argumentação para o problema da formação? Os teus amigos não conseguem melhor?

Pedro disse...

Vamos por partes:

1 - A machadada na formação começou com Godinho Lopes. Nem um faccioso como tu pode dizer o contrário. Digo até mais, BDC não melhorou a situação mas quem deu o principal golpe foi mesmo GL. Será preciso relembrar as noticias sobre os despedimentos na Academia nesses anos?

2 - Ninguém tem provas dadas a não ser diogo matos? Se não te conhecesse achava que estavas a propor um amigo ou que tens interesses maiores para alem do bem do clube. Se fossemos buscar o responsável da formação do barcelona ou do ajax tu irias continuar a dizer que quem faz falta é o palerma do mil homens e a jóia do diogo matos. Que curso tem o Diogo Matos? O que é que já provou em termos de formação? Atirar pérolas para o ar sem fundamentar não é bonito. Repito, que curso tem diogo matos para ser uma mais valia na formação?

3 - Muitas coisas precisam de mudar. Principalmente na rede de prospecção. No entanto para ler ou partilhar opiniões sérias sobre o assunto e criticas construtivas, é melhor ir a outros blogues com sentido critico sem ódio à mistura.

Pedro - Sporting sempre

leao revisor disse...

Pedro

Registo que nem uma palavra sobre o vendedor de electrodomésticos!

E o problema da formação começou com GL sim, quando contratou Sá pinto, Dominguez e Pedrosa para a formação, e só isto já foi muito, mas de resto não alterou mais nada. BdC alterou tudo .... e mal!

Volto a repetir podem lá por quem entenderem, desde que seja alguém com conhecimento do que faz, o vendedor de electrodomésticos não tem, não há ninguém que desminta, não apareceu nenhum "vasco" aqui que tivesse a coragem de o desmentir, portanto se BdC realmente quer o melhor para o clube 3 anos e meio é tempo suficiente para perceber que é um incompetente que ali tem e só lhe resta despedi-lo.

Pedro Mil Homens por muito defeitos que tenha, percebe mais de formação e de funcionamento de academias, do que TODOS os que estão actualmente no clube, repito todos e a diferença ainda deve ser bem grande!

Tiago disse...

O Professor de Ginástica Pedro Mil Homens é benfiquista, tendo na alma a "chama imensa" (Cruzes Canhoto!). Sempre foi avesso à entrada das antigas glórias leoninas na Academia, nunca respeitou a mística sportinguista e o seu adn... e é natural, pois nunca o sentiu.

Também não percebo o que fez de assim tão fantástico. Chegou a ser Administrador da SAD, principescamente pago, e foi um dos homens da estrutura num período em que fomos empobrecendo, perdendo ambição, Sócios, assistências, em duas palavras: somando desgostos.

Espero que nunca mais volte. O caminho é para a frente e não para trás.

leao revisor disse...

Tiago

O que fez?

Olhe para a equipa principal do SCP e a resposta é tão obvia que até nem quero ser desagradável na resposta!

Mas vai aparecer aqui alguém que elogie o actual director da academia?

Todos dizem que o que interessa é o futuro, mas como se viu durante 3 anos e meio, o futuro de quem vende eletrodomesticos não pode ser liderar a formação do clube.

E dou por aqui terminado este assunto para mim, salta a vista de todos o que se passa.

Anónimo disse...

Que papel triste. Agora virou a agulha para os tachos dos amigos sobre o pretexto de uma opinião do mal-amado treinador JJ. Desorientação total. Semelhante ao do candidato a presidente José Couceiro que agora vai treinar o Setúbal, drpois de ter dito que não iria mais treinar em Portugal. Parasitas

leao revisor disse...

E mais um vasquinho sem escrever uma linha sobre o vendedor de electrodomesticos.

Acho que não te devias preocupar muito com o Couceiro, acho que a tua preocupação devia ser outra

Pedro disse...

LR

1 - Quando digo que BDC não melhorou a Academia, está implícito o que acho do Virgílio, certo?
2 - GL despediu mais de 40 pessoas ligadas à formação. Claro que pedrosas à misturas...
3 - Aqui até pode haver vascos. Eu não serei certamente um. Chamo-me Pedro e comento esporadicamente no teu blog há LARGOS anos.
4 - Este ponto é o mais importante. Se aparecer um candidato forte é BOM para toda a gente e não uma PREOCUPAÇÃO. O teu ódio sobre este presidente tolda-te completamente a opinião.
5 - Para ficares contente. Virgilio devia sair e devíamos contratar um excelente timoneiro (com provas dadas mundialmente) para o seu lugar e aumentar a rede de prospecção. Da mesma forma que acho que o orçamento da equipa sénior DEVE contemplar o maior ordenado para o treinador (para mim um bom treinador é mais importante que um bom jogador) o orçamento do clube deve contemplar uma grande fatia para a formação (prospecção e evolução).

Anónimo disse...

Antes vendedor de electrodomésticos que um sacana de um lambe cus que só sabe atacar o clube. Palerma

leao revisor disse...

Pedro

Não queria voltar a responder mas termina mesmo aqui.

1- Uma coisa é não melhorar, outra coisa é piorar e muito. Virgilio não melhorou a academia, piorou e muito, não igualou o trabalho do seu antecessor.
2- Isso é um mito, isso é fruto das noticias que correram na altura, que tinha sido despedidos todos os trabalhadores do polo da cidade universitaria e academia. Isso veio inclusivamente nos jornais bem sei, eu lembro-me dessas noticias, só que não veio nos jornais que essas mesmas pessoas foram "re-admitidas". Houve pessoas que sairam e entraram sim, mas não não foi nem de perto nem de longe na ordem de 40. Nós falamos muito da academia mas o polo mais jovem é igualmente importante.
3- sobre isso as pessoas sabem quem são os vascos.
4- A preocupação que me referia nada tinha haver com candidatos. Tem haver com a jogada que a meu ver PdC está a preparar.
5- Totalmente de acordo. Mas 6,5M por ano (agora 7,5M) a uma equipa técnica obriga a vencer.

JMF disse...

"JJ disse ontem com todas as letras aquilo que disse faz agora mais ou menos 3 anos"...
Essa conversa (que o JJ deve papaguear ainda formatado pelo pensamento da "Caixa Mágica"; um homem nem o Gelson conhecia!) não tem 3 anos, tem pelo menos o dobro, ou mais...
"A formação tá em crise, a formação tá em crise, a culpa é do vendedor de electrodomésticos", blá, blá, blá...
É verdade que o SLB nos roubou jogadores, métodos, e treinadores? É. Há pelo menos meia dúzia de anos.
É verdade que o SLB gastou fortunas em construção lá pelo Seixal? É. Há pelo menos meia dúzia de anos.
É verdade que o SLB gasta ainda hoje o triplo da nossa formação? É. Há pelo menos meia dúzia de anos.
É verdade que o SLB tem a maioria nas convocatórias da FPF Formativa? É. Tal como há meia dúzia de anos.
É verdade que a formação do SLB já nos ultrapassou? Não. Nunca nos ultrapassou, nem é provável que isso algum dia venha a acontecer.
Basta olhar para a convocatória da Selecção Nacional que interessa (a dos meninos crescidos, onde se vê de facto o trabalho da Formação), onde o Sporting dá 10-3 ao SLB e 10-3 ao FCP...
E para terminar, faço minhas as seguintes palavras:
"O Venfique tem método da treta, basta ver como saem de lá para ver que é muita parra e pouca uva, empolada por terceiros. Claro que há excepções que confirmam a regra, mas regra geral a formação do Benfica é uma treta e vai continuar a ser uma treta. O objectivo deles é gerar hype e vender ao desbarato para a lavandaria do Mendes. Mas os putos (e os paizinhos) sabem lá o que é isso, o que lhes interessa é os resultados, e esses é a palha que a propaganda lampiónica lhes dá. A CS a fazer hype aos putos made in Seixal, novos novos Inzébrios e Messias do futebol moderno, e que o Cubo Mágico do Seixal é a melhor Formação do Mundubai, com uma catrefada de personagens a confirmar (incluindo o Mendes, o dono da lavandaria onde quase todos acabam). São quase todos uns flops, mas a impressão que ficou nos putos (e nos paizinhos) é que os formados lampiões com 18 anos feitos foram à selecção de Portugal, bazaram todos de para um "colosso" europeu por uma pequena fortuna (pouco interessa o que lhes aconteceu, entretanto já outra estrela "nasceu"). Juntando uns incentivos financeiros aos paizinhos, e está óbvio que se deram ao puto a escolher entre Formação dos Lampiões e outra qualquer, invariavelmente é nos lampiões que vai parar.
O que me surpreende não é que existam putos que queiram sair do Sporting para outros clubes, mas a estupidez dos pais em desviar os filhos de uma “faculdade de elite” para uma Caixa Mágica de Hype pré-Flop a caminho de trolha.”

Anónimo disse...

O palerma do camaleão revisor não tem pressa para dar os parabéns a equipa de atletismo que se sagrou ontem campeã europeia. Feito inédito em Portugal.

Ainda vai dizer que é mérito das direções anteriores

Tiago disse...

Vai dizer que é fruto do trabalho de Mário Patrício, da magnífica gestão de Nobre Guedes e do contributo indispensável de José Manuel Silva e Costa.

Critica o Presidente por não dar os parabéns ao rival pela conquista do título e agora remete-se ao silêncio, não dando os parabéns a quem de direito por esta extraordinária conquista!

Triste mas elucidativo.

Schmeichel disse...

Mas está tudo louco?! O Diogo Matos e o Mário Patrício sabiam que a partir do momento em que entraram numa das listas, se esta perdesse sairiam. São as regras do jogo, tão simples quanto isto. Agora virem com isto... será que são as únicas pessoas com competência para ocupar aquela posição? Concordo que o Virgílio representou um retrocesso e o Vicente Moura quer é samaleques, pelo que deviam ser substituídos. Veja-se o exemplo do Miguel Albuquerque, que se manteve neutro e continua (e muito bem) em funções.

Unknown disse...

LR

http://www.record.xl.pt/multimedia/videos/detalhe/paulo-bento-responde-a-jornalista-fique-com-a-sua-estranheza-que-eu-fico-com-a-minha.html

O teu mister não tarda nada está em tua casa a ver a bola

O tal especialista do 2º lugar que tu tanto gostas

Schmeichel disse...

É verdade que o BdC ainda piorou a situação, mas os problemas da Academia já vinham do tempo do Bettencourt. Mas isso neste blog é continuamente escamoteado, sem surpresa porque era um dos suportes das gestões Bettencourt e Godinho Lopes.

Agora o que me assusta é ouvir o presidente anunciar melhorias que passam por infraestrutura e por médicos, quando os problemas são outros dois e têm a ver com Recursos Humanos: prospecção (a falta desses recursos) e treinadores (a falta de vocação dos mesmos para a formação).