quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Nova temporada

O SCP mudou imenso para melhor desde a ultima temporada. Para mim está muito mais próximo de lutar pelo titulo este ano do que estava na ultima época. A minha opinião não está relacionada directamente com a entrada de JJ e a saída de MS, está relacionada com a nova política de contratações e com a mudança de postura da "estrutura".
Com esta mudança (para melhor) convenço-me cada vez mais que os tais "projectos" e "programas" que tanto se elogiam em períodos eleitorais, são apenas para "alegrar" a campanha e pouco mais, porque durante este mandato e em outros, no futebol já se seguiu uma linha de pensamento e precisamente o seu contrário. No futebol, principalmente em Portugal, o que interessa é uma estratégia que obtenha sucesso seja ela qual for, os adeptos não se importam com nada.
Nos 2 primeiros anos deste mandato, esta direcção fazendo contas de cabeça o SCP contratou 34 (17+17) jogadores que jogaram pela equipa principal ou pela equipa B:
13/14: Welder, Mauricio, Ivan Piris, Vitor silva, Shikabala, Slimani, Montero, Heldon, Dramé, Cissé, Matias Perez, Hugo Sousa, Everton Tiziu, Jefferson, Gerson Magrão e Samba, Enoh
14/15: Rabia, Ewerton, Paulo Oliveira, Naby Sarr, André Geraldes, Ryan Gauld, Oriol Rossel, Slavchev, Tanaka, Hadi Sacko, Nani, Gazela, Jonothan Silva, Jorge Silva (jun), Luis Caicedo (jun), Khadime Ndiaye (jun), Luis Eloi (jun)
Destes 34 jogadores, apenas 8 chegaram ao clube com mais de 23 anos, que seguindo as ideias no nosso novo treinador é a idade que termina a "formação", ou seja 76,5% das contratações até esta época foram de jogadores abaixo dos 23 anos, desses 26 jogadores, apenas Jefferson, Paulo Oliveira e Nani (que só esteve um ano no SCP por empréstimo) são opções frequentes para a equipa principal.
Esta época e até ao momento o SCP contratou 8 jogadores: Azbe Jug, Ciani, Naldo, Bruno Paulista, Aquilani, Bryan Ruiz, Teo Gutierrez e Murilo de Souza. Apenas 2 abaixo dos 23 anos, sendo ainda prematuro avaliar a sua influencia no 11 da equipa, na Supertaça, Naldo, Bryan Ruiz e Teo Gutierrez foram titulares, 3 dos 8 reforços (até ao momento).
Não acredito que nenhum treinador do mundo olhe para o BI de um jogador para o colocar a jogar, coloca-o porque acredita no jogador e porque acha que dará mais rendimento que outro qualquer. Contudo sempre disse e mantenho, que dificilmente o SCP conseguiria formar uma equipa forte e competitiva se continuasse a comprar jovens jogadores de países com um nível de futebol baixo, porque jogar nesses países é "mais fácil" porque esses jovens tinham que se adaptar ao nosso modelo de jogo e ao nosso futebol e principalmente porque os nossos são melhores que esses.
Não altero uma linha do que disse antes e se achava isso no passado (e o tempo deu-me razão), para mim o grande erro até ao momento nas contratações desta época é Bruno Paulista, porque nada provou no Brasil e não foi propriamente barato mas acima de tudo porque a sua vinda implicou a saída de Wallyson, e entre um e outro era de olhos fechados no nosso.
Dito isto, o SCP a contratar, teria sempre que comprar jogadores para render no imediato, porque jogadores para termos paciência temos os nossos. Obviamente que como em tudo na vida existem excepções mas a lógica devia ser a que estamos a seguir este ano e não a que seguimos nos 2 anos anteriores.
O SCP como é lógico para conseguir chegar aos jogadores que comprou este ano teve que pagar salários elevados (nem falo da passagem dos 500 mil euros ao MS para os 4M do JJ) mas só com o Aquilani e Teo Gutierrez praticamente "pagamos" todos os contratados o ano passado se retirarmos Nani desse lote.
O SCP terá portanto que ajustar o seu orçamento a esta nova realidade, e a direcção sabe-o bem, João Mario e Wiliam não podem passar uma época a receber menos 4x menos que Aquilani por exemplo (e já estou a fazer contas ao aumento do João Mario), da mesma maneira que Slimani não pode receber muito menos de metade de Teo Gutierrez. Poder pode mas isso mais cedo ou mais tarde irá provocar problemas no grupo de trabalho.
Termino falando de 2 casos específicos no nosso plantel, Slimani chegou ao SCP vindo no "nada" e 99% dos sportinguistas não o conhecia. Eu fazia parte dos 1% que já o tinha visto jogar varias vezes e disse-o desde a primeira hora que tinha sido a nossa melhor contratação (e na altura andava tudo "cego" com o montero), veio por trocos e tem um salário muito baixo para o seu rendimento mas alto para o que ganhava antes (por isso é que assinou de cruz pelo SCP e fez tudo para sair do seu antigo clube), teve um problema o ano passado porque queria um aumento de ordenado quando soube da proposta que o SCP fez pelo avançado Aboubakar que acabou no FCP. Slimani tem propostas em Inglaterra a receber quase mais 6x do que recebe no SCP e não tenho duvidas que se Mitroglou tivesse chegado ao nosso clube Slimani já estava a marcar golos por Inglaterra.
E Carrilo, caso bicudo para BdC resolver. Existem 2 problemas neste caso, o ordenado que Carrilo quer e Zahavi. Começando pelo ordenado, Carrilo é dos jogadores com vencimento mais baixo do plantel, contrastando com a influencia que tem na equipa, propor o mesmo vencimento e um aumento de clausula é uma, podemos dizer, uma falta de respeito pelo jogador e obviamente esta foi a nossa primeira proposta e feita já faz tempo, o jogador quer passar a estar no topo da folha salarial, passando inclusivamente os que chegaram agora. Posso pensar também que esta proposta pode ser vista como uma forma de não querer renovar com o SCP, colocar valores que o SCP não pode acompanhar pode ser uma forma "educada" de rejeitar qualquer proposta do clube.
A outra parte do problema é Zahavi, talvez a maior parte do problema, o empresário nem é o representante legal do jogador, mas tem (ou acha que tem) 50% do passe, o SCP não reconhece esses 50% e aqui reside para mim todo o problema e é neste ponto que me parece que o SCP se vai "entalar". Se o SCP vender o jogador como está em cima da mesa, vai fazer como fez com a Doyen, não reconhecerá os 50% e tudo será decidido nos tribunais e como se costuma dizer "enquanto o pau vai e vem, folgam as costas". Portanto não existe interesse também da parte de Zahavi de negociar o jogador, até porque (vamos supor) pode negociar com um clube receber um prémio de 5 a 7M de prémio de assinatura daqui a um ano e o jogador passar a receber 3,5M por ano.
Termino dizendo que não me surpreenderia rigorosamente nada ver novamente Carrilo e Bruma na mesma equipa na próxima época.
Saudações Leoninas

Sem comentários: