sábado, 23 de agosto de 2014

Muito mais que 3 pontos!

Em maio quando estivermos no Marquês, ninguém se vai lembrar da forma sofrida e dificil que foi levar de vencida esta equipa do Arouca.
O SCP sendo candidato ao titulo não podia de forma alguma voltar a perder pontos antes da deslocação à luz, foi depois da hora, mas conta como os outros e estes 3 já ninguém nos tira.
O futebol jogada não foi grande coisa, deverá acima de tudo fazer refletir os nossos responsaveis tecnicos e directivo. O SCP encontrou uma equipa com um bloco muitíssimo baixo, tem 2 centrais que não sabem nem têm capacidade para construir a partir de trás, tem um suposto 10 que é uma autentica nulidade no que respeita a desequilibrar o adversário, um ponta de lança que a cada jogo que passa cava mais fundo o buraco que acabará por se atirar e como seria de esperar uma coisa é ter Wiliam e outro é não o ter.
Na 1º parte tivemos 2 situações claras de golo, duas situações de bola parada é bom que seja dito para não voltarmos a cometer os mesmos erros no futuro. A 2º parte foi melhor, mais velocidade, não é embirrar com o rapaz mas para mim qualquer jogador consegue fazer melhor que André Martins. Tivemos mais tempo na area do adversário mas faltava a tal referencia.
A boa noticia é a inclusão de SLimani nos treinos já na 2º feira, nesta altura, é claramente titular nesta equipa e da forma como jogamos é para mim o ponta de lança ideal.
Para terminar dizer que fiquei desiludido com Marco Silva, nem tanto pelo fraco futebol apresentado, mas porque para mim geriu mal a situação de Nani. Não existe ninguem acima do clube, todos sabemos mas temos que ser inteligentes na forma que lidamos com as situações complicadas. Nani chegou e jogou logo, natural porque é muito superior aos restantes e chegou fisicamente bem, cedo se percebeu que ele passaria a ser o homem das bolas paradas e o que se passou no penalty teria outro impacto se não tivessemos ganho. Mas o que me desiludiu foi ele o ter substituído, repito não porque acho que ele está acima dos outros, mas porque depois do que aconteceu na sua chegada, depois de ter falhado o penalty da forma como aconteceu, tirar o rapaz pareceu-me uma péssima decisão. Só não foi pior porque nós adeptos felizmente aprendemos com os erros do passado, porque alguem marcar um penalty quando não é ele o designado, e sair de campo a passo quando estávamos empatados daria pano para mangas e faca afiada de certeza.
Espero que na Luz, Wiliam, Slimani e Nani sejam os nossos trunfos para derrotas o SLB.
Saudações Leoninas

18 comentários:

Unknown disse...

LR,

se te achas assim tão inteligente e que para ti a vida de treinador é fácil explica-me como é argumentavas se Nani levasse o 2º amarelo ao ter que parar um possível contra ataque do Arouca? Depois do que o jogo estava a demonstrar (um arbitro que deve ganhar comissão a cada amarelo - vai ver as estatísticas), depois de Nani ter falhado um penalty da maneira que foi, ainda querias que MS se arriscasse ainda mais em ir à luz sem um elemento chave da equipa? Eu sei que ainda te lembras da falta que o William fez à equipa o ano passado nesse jogo.
Por isso, escrever aqui é muito fácil, mas lá dentro, pensar e decidir não é assim tanto. É verdade que que é para isso que o Sporting CP lhe paga mas entendo muito bem a decisão do MS e teria feito o mesmo. Talvez um merdoso qualquer não tivesse tomates para o fazer.

SL

leao revisor disse...

Fábio quinta

Se para si saiu por causa do amarelo porque não tirou adrien igualmente?

Se essa fosse a lógica, adrien também e muito influente nesta equipa e da forma como estávamos a jogar, só com ele no meio e com o Arouca em transições rápidas estava muito mais exposto que Nani.

porrinho disse...

Infelizmente por razoes laborais & geograficas nao tenho conseguido/podido ver muitos jogos do nosso Sporting, mas ontem consegui. E sou obrigado a dar razao ao LR - se o Mauricio costuma jogar sempre assim, deixem-me dizer isto, ele eh muito, mas muito mau mesmo! E o Oriol Rosell tambem nao jogou ontem, de certeza.
Temos muito a melhorar se quisermos fazer melhor que no ano passado.

SL

Unknown disse...

LR

E quem seguraria o meio campo da equipa numa altura em que tínhamos de arriscar tudo? Não havendo William, Adrien tinha de estar em campo, apesar do amarelo. É um jogador que sabe pisar o meio campo e tem uma capacidade de desarme maior que Nani (como se viu várias vezes durante o jogo. Esse risco MS tinha de correr. Pq mesmo João Mário, que estava no banco, não seria capaz de fazer.
Entendes?

Anónimo disse...

Exibição frouxa na primeira parte, muita posse de bola mas pouca objectividade e algum atabalhoamento. Mesmo assim Montero podia ter feito naqueles dois lances não fossem duas excelentes defesas do Goicochea (atenção a este gr que já passou pela Roma). Para a segunda parte o Marco fez o que se pedia: o jogo não exigia a presença de um trinco mais posicional e por isso tirou o Rosell e colocou o mané que veio dar mais dinâmica com e sem bola. Nessa altura penso que se justificaria a entrada do joão mário para o lugar do a.martins para gerir com mais qualidade a bola e para fazer passes mais "a rasgar", que o andre não consegue oferecer. Segunda parte melhor, melhor definição das jogadas e boa dinâmica do trio Nani-Carrillo-Mané. Golo mais que merecido, não fizemos uma grande exibição mas fizemos o suficiente para vencer.

Não há muito a dizer do lance do penalty, o Nani arriscou, estava confiante e quis retribuir todo o apoio que recebeu. Para mim era o Adrien. Ponto. Mas não vale a pena fazer novelas.

Boas entradas do tanaka(movimentos à ponta de lança ao contrário do montero; esteve na jogada do golo) e do capel. Bom jogo do Sarr (bons pés, fortissimo no jogo aereo e sem inventar) e Adrien (entrega fantastica, liderou a equipa)
Jogo fraco do mauricio, do andre e exibição inconstante do esgaio (essencialmente a defender).

Fica o essencial: os três pontos.

Mike Portugal disse...

O Tanaka só vem reforçar aquilo que já tenho dito. Deveríamos jogar com 2 avançados: Tanaka e Montero ou então o Slimani sozinho. Face ao que tenho visto o meu 11 contra o benfas seria:

---------- Patricio
Cedric Mauricio Saar Jefferson
---------- William
------- A.Martins Adrien
Carrillo ---------------- Nani
----------- Slimani

Se o Cedric não recuperar, então o Esgaio. A.Martins faz um bom papel de pressão e circulação de bola, pelo que prefiro começar com ele, já que a nossa equipa irá jogar um pouco mais na retranca que o normal, pois o benfas pressiona alto e bem e nós vamos tentar várias transições dos extremos.

Depois na 2ª parte logo se vê como o jogo corre.

Jalex disse...

Não acho que o problema seja Marco Silva, obviamente fizeram mais dele do que realmente é. Mas também verdade seja dita era a única escolha lógica para treinador.

Para o mim o problema esta na politica de contratações desta época em contraste com o que foi na anterior.

Tirando Nani, não se pode contar com qualquer outro reforço (Sarr não tem estado mal, mas veremos contra o benfica).

Comprou-se muitos miúdos, não nego que possam ter potencial mas o que é certo é que não são solução para o imediato.

E o Sporting precisa de soluções.

Isso juntado o problema Silimani/Montero(ambos por razões distintas) faz com que para já o Sporting não convença.

Não querendo ser pessimista mas começo a ter a impressão que esta vai ser uma época para esquecer.

Não consigo entender o porque desta mudança na politica de compras para pior.Esse para mim é o maior erro da preparação desta época.

leao revisor disse...

Fábio quinta

Apenas disse que se o seu argumento para tirar Nani era o cartão, o adrien estava muito mais exposto a isso até mesmo pelo que você acabou de dizer.

Jalex

Se fosse eu a dizer o que escreveu...

J.Heleno disse...

É preciso ter calma e não entrar em euforias desmedidas nem em estados depressivos.
Se olharmos para a concorrência, e apesar do super plantel do Porto, em termos de futebol jogado ninguém tem deslumbrado...o que é perfeitamente normal.

Quanto ao jogo, uma equipa com Nani e Carrillo nas alas é um crime ter um "avançado" como o Montero! O Homem tem um problema sério, nota-se que tem futebol, mas não podemos ter um avançado tão macio e com tamanha aversão pelo golo.
É urgente a entrada de Slimani ou de outro avançado equivalente.

Quanto ao André Martins é unânime que não é jogador para o SCP, no entanto este ano parece-me que há várias soluções para a posição 10.

Em grande esteve o Adrien que é de facto um jogador fantástico, que juntamente com William dão ao nosso meio campo uma dimensão tremenda.

Por último e apesar das fragilidades do adversário (contra o benfica será um bom teste) o Sarr foi uma agradável surpresa. Joga simples e demonstra à vontade com a bola no pé e uma qualidade de passe assinalável. Além disso, pelo ar e com a sua estatura tem mesmo de ser tudo dele.

J.Heleno disse...

A diferença é que o Jalex, concorde-se ou não, escreve de forma desinteressada e não à reboque desta ou daquela direcção.

Anónimo disse...

Acho completamente desnecessário estar-se neste momento a desenhar cenários negros quando faltam disputar 32 jogos para a liga (mais que todos os da epoca passada). A realidade é que tivemos um mau resultado e no outro jogo cumprimos a nossa obrigação. As exibições não têm deslumbrado, mas acredito no trabalho do Marco Silva e que já no derby vamos mostrar a nossa qualidade.


Revisor

Dizes isto: "Em maio quando estivermos no Marquês, ninguém se vai lembrar da forma sofrida e dificil que foi levar de vencida esta equipa do Arouca."
E depois querias vir dizer isto:
"Não querendo ser pessimista mas começo a ter a impressão que esta vai ser uma época para esquecer."

Depois não se pode dizer que és incoerente. Decide-te (cama)leão.

leao revisor disse...

Ignorante ferreira

Se não percebeu eu explico, o SCP não jogou um carapau, fez o mesmo jogo que em Coimbra agora com 11 e frente a um candidato a descida em casa.

Vencemos e isso no final das contas e que conta, fiquemos nos em 1,2 ou 3!

Se me perguntarem se acredito que iremos ser campeões, evidente que acredito, não sou louco e penso que estamos na pole position como o nosso desportivo disse, mas entrando na dinâmica de vitória e os outros fazendo campeonatos desastrosos pode acontecer um milagre.

J. Heleno

A diferença... A diferença... E que qualquer pessoa sabe que a política de contratações foi um desastre, um completo e rotundo desastre, algo que fui dizendo e criticado...

Mais ou menos ao mesmo estilo que quando vou falando da destruição de todo o trabalho na formação me criticam...

Anónimo disse...

Podes explicar o que quiseres as vezes que quiseres, és um incoerente da pior espécie que vai moldando os seus comentários consoante lhe dá jeito. Pena é que a realidade te esteja constantemente a desmentir.

leao revisor disse...

Ferreira

Espero sinceramente que esteja enganado e que os reforços sejam todos fantásticos e que só eu é que esteja a ver o scp a não jogar nada!

Mas como seria de prever aqueles que defenderam com unhas e dentes as contratações feitas, agora nem piam.

Tudo normal portanto.

tiscp disse...

Sinceramente o que me parece e que com esta equipa sem um verdadeiro ponta de lança não vamos lá.
Fique ou não o Slimani, oxalá me engane, mas provavelmente irá acontecer o mesmo que se passou com o rojo, torna-se obrigatório contratar um homem de área, Montero infelizmente já não e solução, passa, mostra alguns pormenores, mas não da em nada, já e um jejum demasiadamente grande.

Quanto ao A.Martins, também não da mais do que aquilo que todos já sabemos, sinceramente não vejo como um J.Mario não pega de estaca nesta equipa e volto a tocar na mesma tecla, não compreendo como Gauld não e solução.

Em relação ao Marco Silva, ontem não lhe vi nada que se possa apontar, arriscou,mostrou coragem, agora muito embora nas alas se mostre uma qualidade superior, no resto da equipa só Adrien acompanha essa qualidade, o resto mostrou muito pouco.

J.Heleno disse...

Um exercício curioso que tenho por hábito efectuar antes de um derby, é confrontar a nossa equipa, posição a posição, com o adversário e ver quantos jogadores nossos seriam titulares no adversário.

Vejamos:

- Guarda-Redes - Rui Patrício é superior a qualquer um dos GK do Benfica.

- Defesa Direito - Luta interessante entre Cédric e Maxi, no entanto atenta a maior experiência e maturidade do segundo, escolho o "sarrafeiro" do Carnide.

- Centrais - Luisão é indiscutivelmente superior a qualquer um dos nossos centrais.
Quanto aos restantes, goste-se ou não, o Maurício leva vantagem sobre qualquer um dos restantes centrais do benfica, sendo que o Sarr ainda é uma incógnita...

- Defesa esquerdo - Estamos claramente melhor servidos que o adversário, sendo o Jefferson superior ao Eliseu e o Jonathan superior ao Suíço do Carnide.

- Médio defensivo - William Carvalho é indiscutível.

- Médio Centro - Adrien é bastante superior a Ruben Amorim ou Talisca.

- Médio Centro - Enzo Perez é muito superior a André Martins.

- Extremos - Duelo bastante interessante, em que escolho Nani e Salvio.

- Avançado - Slimani

Claro está que tudo depende dos sistemas tácticas utilizados, mas não deixa de ser um exercício curioso para aferir da qualidade dos respectivos planteis.

Assim, se fosse efectuar uma fusão entre as duas equipas este seria o meu 11:

Rui Patrício
Maxi
Luisão
Maurício
Jefferson
William Carvalho
Adrien
Enzo Perez
Nani
Salvio
Slimani

porrinho disse...

Em 433 ate podia ser (menos o Mauricio!)
E em 442, como o Benfas muitas vezes joga?

SL

Mike Portugal disse...

J.Heleno,

Nesse teu exercício eu trocava o Salvio pelo Gaitan, que é 500000 vezes superior e ainda o Cedric pelo sarrafeiro.