quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Olhando para 2014

A 15-11-2012 escrevi um Post "isto é que se devia discutir" que basicamente falava sobre a nossa realidade, do liverpool e ainda do Dortmund. Hoje quando via o Man City vs Liverpool e pensava no futuro do nosso clube lembrei-me do que tinha escrito.
2 históricos do Futebol Europeu que estão arredados de titulos, que enfrentam graves situações financeiras que por isso tiveram que apostar na formação (eles desde o inicio da época passada) nós desde Janeiro. A verdade é que após a 1º metade da época nós e eles estamos no topo da tabela classificativa e a praticar bom futebol.
Se quisermos aprender alguma coisa com tudo isto, devemos ter aprendido que a estratégia do clube não pode mudar consoante os resultados desportivos. Fizemos demasiadas vezes durante 18 anos, na cabeça deste presidente já mudou 1 vez e espero que não mude em todo o período que passe à frente dos destinos do nosso clube, seja eles 3 ou 30 anos.
Olhando para o futuro, e percebendo que o SCP terá que viver com a sua formação, começa aqui já o primeiro problema que temos que começar a inverter no próximo ano. GL já tinha começado a "estragar" a formação, BdC continuou o trabalho com a agravante de ter deixado sair os melhores jogadores da Academia para os principais rivais (algo inédito até agora). Quem estiver minimamente atento percebe que já não dominamos as presenças nas selecções, que os "craques" em cada equipa da nossa formação são cada vez menos, que já não temos uma geração claramente superior a todos os rivais e pior FCP e SLB estão a investir e muito e não é vergonha nenhuma dizer que fomos ultrapassados por eles. Se a curto prazo temos matéria prima da formação (equipa B) mais do que suficiente para entrar na equipa principal a médio/longo prazo isto será um problema, penso portanto que é algo que temos que começar a olhar com grande preocupação.
Nas modalidades vamos disputar o titulo em Futsal, no qual acredito que vamos novamente sair campeões, e surpreendentemente (para mim pelo menos) vamos no andebol igualmente lutar pelo titulo, por incrivel que pareça acho que para nosso bem, com a equipa que temos já deviamos ter sido eliminados das competições europeias, assim sendo somos a unica equipa que luta pelo titulo a disputar mais do que uma competição e com 2 jogos por semana na fase final do campeonato no ano que mais próximos estamos do titulo isso é certamente uma desvantagem. Nas restantes históricas, Atletismo fazer o melhor possivel nos masculinos e vencer nos femininos, no ténis de mesa chegar à final. Nas mais recentes, Judo voltar a ser campeão. Rugby, Hoquei e Basquetebol continuem a fazer o seu caminho sem pressas e de forma sustentada e a honrar a nossa camisola como o têm feito até ao momento. Espero ainda que Voleibol e Ciclismo voltem em breve a fazer parte do nosso leque de modalidades. Se a isto se juntar o inicio da construção do novo pavilhão... Optimo!
Como forma de chegar ainda mais próximo de todos os sportinguistas que 2014 seja o ano de arranque da sportingtv. Algo fundamental num clube como o SCP, com muita gente interessada na sua formação e nas suas modalidades.
Termino voltando ao futebol, e reforço a ideia que não devemos mudar a estratégia consoante os resultados, adoraria ser campeão este ano, mas este terá que ser o nosso caminho, outro até nos pode trazer uma alegria momentanea mas trará tristeza prolongada, que a pressão dos resultados não nos leve a cometer os erros do passado e que nós sócios e adeptos nos lembremos disso na hora de cobrar.
Saudações Leoninas

2 comentários:

tiscp disse...

Compartilho dos teus votos para o nosso clube, desejando que 2014 seja o ano em que consigamos retomar o nosso lugar no panorama desportivo nacional.

Gostaria apenas de comentar algo que considero crucial para o presente e futuro do clube, a formação.
Embora partilhe da tua preocupação em relação à fuga dos nossos jogadores com maior potencial, não me pareça é que se possa remeter as responsabilidades unica e excluisivamente para esta e até para a anterior direcção, uma vez que a realidade é bem mais complexa do que dizer que as nossas equipas estão cada vez com menos talentos.
O que se verifica é que hoje em dia um miudo começa a dar nas vistas nos iniciados e aparecem logo meia duzia de abutres, que fazem a cabeça aos miudos e sobretudo pelo que parece aos familiares, prometendo-lhes mundos e fundos, e ai é que infelizmente não temos conseguido lidar da melhor maneira com esta realidade.
E este ano tivemos a demonstração do que é a natureza dessa gente completamente desprovida de valores e moral, valendo de tudo para satisfazer os seus pressupostos e interesses, e se para isso tenhamos que perder os melhores e começar do zero livrando-nos dessa gente que assim seja.
Porque custa-me muito menos perder um projecto de jogador acabado de sair dos iniciados do que perder um jogador já feito como o bruma, e por isso quem não estiver de corpo e alma no clube que saia o quanto antes.

Outra coisa que ai referes e que os "entendidos" não se cansam de repetir é a que a nossa formação está completamente ultrapassada, mas já à vários anos que oiço essa conversa, em sucessivas gerações é a mesma coisa, mas na realidade o que se verifica é que nós vamos fornecendo a nossa equipa e a selecção principal e as outras grandes formações com craques galáticos tem que manda-los para Rio Aves, Rennes, Aroucas e Paços de Ferreiras.
Eles tem grandes equipas na formação porque estão a investir forte (monetariamente), mas quanto chegam aos juniores/seniores os nossos acabam por vingar muito mais do que os deles, por isso não consigo concluir que tenhamos sido ultrupassados por quem quer que seja.
Em relação às selecções jovens à muito que tal se verifica, mas se verificarmos jogadores como o ilori e o R. Semedo tambem foram interbnacionais pela primeira vez nos sub 18/19 e tornaram-se jogadores muito superiores aos que eram chamados frequentemente.
Ainda em relação às selecções, a de sub 21 é bem exemplo da hipocrisia dos comentadores das nossas televisões, a referida selecção é dada como exemplo para a hegomonia da formação dos lampioes em relação à nossa, uma vez que os grandes talentos são dos lampioes(cavaleiro e b.silva), mas esquecem-se de referir que os grandes talentos dessa geração são o bruma e W.Carvalho que já estão nos AAs e se a esses juntarmos jogadores comi ilori, Esgaio e Betinho, hão-de me explicar onde está a grande superioridade dos lampiões.

Não estamos ultrapassados na formação por ninguem, agora uma coisa tambem e verdade temos que ter os melhores talentos nas nossas equipas, porque quer queiram ou não, temos fama e provas dadas que somos dos melhores do mundo nessa materia, logo deviamos aproveitar esse facto a nosso favor e tentar evoluir cada vez mais.

leao revisor disse...

Tiscp

Fazes uma análise que concordo quase em absoluto, apenas acho que quando te referes a termos sido ou não ultrapassados na formação, estas a olhar muito mais para o topo da cadeia e eu estou a olhar para o início. Não tenho dúvidas que vamos ter mais 1, 2 anos em que teremos jogadores para lançar o problema será depois e ia não concordo contigo, eles até podem os desperdiçar mas nos já não vamos ter a qualidade que tínhamos quando tivermos que lançar nos A.