quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Actualidade

O SCP joga este domingo frente ao Alba para a taça de portugal, não acredito em dificuldades por um lado e por outro não acredito que se registe as tais mudanças de uma ponta a outra da equipa como é habito nestes jogos. Tirando 2 ou 3 jogadores que são habituais titulares, os restantes se não jogarem este domingo passam a estar 2 semanas sem competição, tendo jogo no fim de semana seguinte frente ao FCP não me parece que os "habituais titulares" passem mais uma semana sem jogar.
O presidente da FPF, Fernando Gomes, diz e passo a citar "Estamos a sofrer na pele a falta de investimento na formação", dizendo ele ainda que a actual selecção é na sua maioria formada no SCP porque foi a nossa aposta em 2004/2005 devido aos nossos problemas económicos da altura e porque SLB e FCP apostam desde ai em jogadores estrangeiros... terminando com "até nos juniores"
Até posso compreender que ele não seria o presidente da FPF da altura, mas faz-me muito confusão estas declarações, dele, de outros e de grandes organismos como a UEFA que se realmente estão mesmo preocupados com este "problema" façam alguma coisa a serio. Coloquem limite de estrangeiros, coloquem obrigatoriedade de jogar com elementos formados em Portugal (a UEFA devia explicar porque deixou esta regra cair e anda com o Fair-Play financeiro como cavalo de batalha). Apostar na formação não tem que ser uma consequência dos problemas económicos, não me parece que Barcelona ou Ajax por exemplo apostem na formação por esses problemas fazem-no porque acreditam naquilo que fazem.
Sobre acreditar no processo devo dizer ainda o seguinte, após o jogo frente ao Rio Ave, onde ninguem esperava o empate, escrevi que se acreditávamos no processo deviamos continuar a apoiar a equipa e acreditar no trabalho que está a ser feito. E assim foi, o apoio continuou sem abalos e a equipa venceu os 2 jogos seguintes, onde os resultados foram melhores que as exibições mas o que interessa são os 3 pontos ( 6 neste caso) e que conseguimos somar 2 vitórias continuando a evoluir.
No inicio da época disse tambem que não consigo antes do SCP jogar qualquer encontro, achar que o SCP não irá vencer. Com melhores ou piores equipas nunca consigo ser racional e agora nada mudou, tenho plena convicção que vamos ao Dragão jogar taco a taco com eles e independentemente do resultado que obtivermos o jogo a seguir é... para continuar a evolução... ganhando!
Espero portanto que a 1º pergunta que façam ao Leonardo Jardim no Dragão seja "agora já se considera um candidato ao titulo?"
Saudações Leoninas

12 comentários:

J.Heleno disse...

Antes de mais, seja bem vindo de volta.

Quanto ao post, e por estranho que pareça, concordo em absoluto consigo.

Na minha opinião, por um lado é urgente limitar o n.º de estrangeiros e por outro, obrigar as equipas a apostarem a sério na formação.

Quanto ao jogo no Dragão, em circunstâncias normais podemos ganhar, mas todos sabemos o que costuma acontecer nestes jogos...Aposto que vai ser nomeado o Proença ou o Benquerença.

Unknown disse...

olha quem é ele, desde o último post a 25 de Setembro já se passou muita coisa positiva como por exemplo a vitória em Braga e o LR nada...

espero que não tenha sido nada de saúde que te tenha afastado, e se assim for é estranho este retiro espiritual.

em relação ao jogo penso também que com uma arbitragem limpa sairemos de lá no mínimo com 1 ponto.
veremos quem vai ser o corrupto nomeado.

Já agora LR vê lá se desbanes que está interessado a ir ao chat combater os rançosos que só dizem mal, ou tu só lá queres quem diga mal?

LeaoCapel disse...

"Quanto ao jogo no Dragão, em circunstâncias normais podemos ganhar, mas todos sabemos o que costuma acontecer nestes jogos...Aposto que vai ser nomeado o Proença ou o Benquerença."


José Heleno, os jogos no Dragão são sempre extremamente complicados. Existe todo um conjunto de factores que complicam bastante a nossa vida quando lá vamos: arbitragens caseiras, a equipa do Porto a superar-se a ela própria quando joga connosco e com o Carnide, o ambiente nefasto para jogadores e, principalmente, para adeptos.

Nos últimos tempos só me lembro de lá ter ganho com aquele livre do Tello em 2007 (já lá vão 6 anos!!!)e hoje no Record vi um dado assustador: nos últimos 40 anos só lá ganhámos 3 vezes. Repito 40 anos-3 vitórias apenas.


Isto significa que ganhar no Dragão é uma tarefa verdadeiramente hérculea, independentemente da forma e da qualidade de jogo das equipas do Porto.

Não é impossível, tal como não é impossível sermos campeões este ano, mas em ambas as situações, a probabilidade é reduzida.

Dito isto, para este jogo espero uma equipa a superar-se a ela própria para conseguir trazer pontos de lá de cima. E neste capítulo já estou mais confiante, pois esta equipa já mostrou ter atitude e ser raçuda a espaços, e nestes jogos grandes nem é necessário grandes injecções de motivação para os jogadores.

Se fizerem isto, independentemente do resultado, aplaudo a equipa.





Yazalde disse...

Sobre a limitação de estrangeiro, já havia antigamente, antes do caso Bosman. A UEFA foi obrigada pela Comissão Europeia a mudar as regras e deixou de puder aplicar sanções aos clubes que inscrevam mais de 3 jogadores não nacionais, desde que tenham cidadania europeia.
Em Portugal, além disso, temos um regime de reciprocidade (falsa) com o Brasil, pelo que também não há limite para jogadores brasileiros.
Para os restantes, acho que também já foram abolidas as restrições, por isso vale tudo.

JC disse...

Gosto da frase com que acaba este post:

"Espero portanto que a 1º pergunta que façam ao Leonardo Jardim no Dragão seja "agora já se considera um candidato ao titulo?"

Penso termos uns míseros 10% de hipóteses de ganhar no Dragão.
Mas considero como resultado mais provável o empate.

O que seria um bom resultado, na minha opinião.

Bom porque poucas vezes ganhámos ao Porto em casa.

Bom porque impedia que o Porto descolasse de nós em termos classificativos.

Bom porque, não sendo uma vitória, não deixava de ser muito positivo que uma equipa com 20 ME de Orçamento e formada por miúdos conseguisse roubar um ponto ao Porto no seu reduto.

leao revisor disse...

Yazalde

Dou-lhe apenas alguns exemplos, na Russia e Ucrania existe um numero maximo de estrangeiros por equipa em cada jogo. Em inglaterra só podem entrar jogadores com um determinado com "qualidade" e isso é avaliado pelas suas internacionalizações ou então por uma comissão que lhe concede ou não o visto de trabalho. Em italia pelo menos até ao ano passado só se podia contratar um extra-comunitário que não tivesse a jogar em Itália por ano.

Existem muitas formas de contornar a leis bosman, desde que haja vontade.

Mario Silva

há largo tempo que não tenho qualquer acesso ao chat.

Jalex disse...

Quanto ao depoimento do presidente da Federação a questão que se coloca é se vale mesmo a pena apoiar o jogador Português no caso concreto em que ele se refere.

Digo isto pois Cedric tem sido um dos destaques da liga e no entanto foi preterido por um jogador de uma equipa que não aposta em jogadores Portugueses e pior ainda trata se de um jogador com poucos minutos jogados esta temporada.

Ou Cedric foi vitima de uma vingança mesquinha de Bento por vestir verde e branco(e já nem vamos falar da ausência de Adrien da convocatória)ou então algo vai muito errado nesta Federação que diz uma coisa e depois faz outra.

As declarações de Fernando Gomes fazem todo o sentido,é pena que na prática os clubes e sobretudo os seus jogadores Portugueses que são aposta devido a sua boa qualidade não vejam o seu talento e empenho recompensados e reconhecido com chamadas e minutos(serem chamados para serem colocados na bancada do estádio é vergonhoso) na selecção.

Não se trata só de pensar nos clubes e jogadores,esta é uma situação que prejudica a própria selecção pois muitos dos jogadores que fazem actualmente parte do clubezinho de Bento não têm sequer qualidade para estarem numa selecção nacional.

Ps: As declarações que gostei de ouvir foram sim do Presidente da Liga de clubes,na mouche.

Unknown disse...

Não acho que jogar com mais ou menos jogadores da formação devesse ser imposto.

Acho que mais cedo ou mais tarde, essa aposta terá de ser retomada pelos outros clubes, devido aos mesmas circunstancias (dificuldades financeiras) em que o Sporting o fez

As equipas B ajudam e muito ao crescimento dos jovens e quem teve essa iniciativa está claramente de parabéns.

O Sporting entra em todos os jogos para vencer, mas todos sabemos que é extremamente difícil que isso aconteça na proxima jornada. Vamos perder jogos e o proximo é claramente o jogo mais dificil do ano.

O que é mesmo importante é se perdemos o jogo - sabermos reagir.

Há 2 anos perdemos com o benfica e viemos por aí abaixo - em 99/00 levamos 3 nas antas e depois fomos campeões.

JC disse...

Jorge Alemão: inteiramente de acordo.

O que é preciso é saber reagir a uma eventual derrota no Porto.

Se perdermos, que ganhemos, a seguir, 5 ou mais jogos seguidos.
Com algumas goleadas, de preferência.

Mike Portugal disse...

Penso que contra o Alba irão jogar vários dos titulares, especialmente os que não jogaram nada (ou pouco) nas seleções, casos de Cedric, Adrien e A.Martins.

Quanto aos clubes e aos estrangeiros, não pode ser feita uma regra na Liga, teria que ser algo mais global. Se fosse algo feito apenas para Portugal iria cortar severamente a competitividade dos clubes Portugueses em relação a todos os outros, já que os outros não teriam limitações.

Daniel disse...

Para além do que diz o mike, temos ainda as regras comunitárias que não permitem "descriminar" cidadãos europeus, o que corta logo de raiz qualquer acao individual em portugal.

Para mim o melhor modelo, é o russo. Para além de dar espaço ao desenvolvimentos de jogadores nacionais, permite espaço a que os estrangeiros sejam bons. O resultado vê-se na seleção.

Quanto ao jogo do alba... uma "vantagem" de não estar na europa é esta, não há justificação para descansar, antes pelo contrário, competição precisa-se.

SL

Daniel disse...

Para além do que diz o mike, temos ainda as regras comunitárias que não permitem "descriminar" cidadãos europeus, o que corta logo de raiz qualquer acao individual em portugal.

Para mim o melhor modelo, é o russo. Para além de dar espaço ao desenvolvimentos de jogadores nacionais, permite espaço a que os estrangeiros sejam bons. O resultado vê-se na seleção.

Quanto ao jogo do alba... uma "vantagem" de não estar na europa é esta, não há justificação para descansar, antes pelo contrário, competição precisa-se.

SL