sábado, 3 de agosto de 2013

Catió Baldé

Hoje em mais um episódio da novela Bruma, o Jornal o Jogo afirma que Bruma irá para o SLB se lhe for dada razão na CAP. Duas breves notas sobre esta noticia, não acredito minimamente que o destino seja o SLB, porque? Porque os lampiões gostam de nos entalar é certo, são pessoas que não podemos confiar, mas não seriam tão estúpidos que nos iriam "dar esta facada" quando arranjaram um aliado contra o FCP. Depois porque para a posição de Bruma eles têm inúmeros jogadores, têm tantos que até compram por 6 milhões e são emprestados, o que reforça a minha ideia de estupidez. Depois e talvez o mais importante, o DN já o tinha dito, mas o Jogo hoje subtilmente volta a dizer que o ultimo contrato que deu entrada na LPFP foi em 2011. Diz esse jornal que no tempo de JEB o pai de Bruma assinou 2 contratos, um de 3 anos (que é o limite) e outro até 2013/2014 que foi entregue em 2011.
Isto é apenas mais uma informação para juntar ao rol de argumentos que a CAP vai analisar e que sendo minimamente honestos e imparciais não imagino outra decisão que não nos seja favorável.
Mas o Post de hoje é sobre Catió Baldé, empresário que unicamente trabalha com jogadores da Guiné-Bissau (não acham estranho?), empresário como tantos outros que a sua única preocupação é ganhar dinheiro com os jogadores não se preocupando com o futuro deles.
Não tenho duvida nenhuma que a grande razão para esta novela ter decorrido como decorreu foi a tentativa de afastamento por parte do SCP da representação de Catió Baldé primeiro de Bruma e depois de jogadores mais jovens como Moreto e Sambú, que são os 3 melhores jogadores que ele tem no nosso clube.
É normal perceber que sendo Bruma o jogador que mais dinheiro o lhe levaria a ganhar e vendo essa possibilidade fugir-lhe entre os dedos ele considere "um erro fatal" da nossa parte. Como disse antes ele está a utilizar Moreto e Sambu para tirar o máximo partido da negociação.
E já que Catió Baldé e o seu advogado acham que através dos jornais pressionam o SCP e a decisão da CAP, eu faço o meu papel enquanto sportinguista e conto algumas coisas que sei. Catió não faz assim tanta questão de representar Bruma, tanto não faz que o "vendeu" a Zahavi por 250 mil euros + uma % de uma futura venda ou do prémio de assinatura da renovação... Só que o primeiro problema surgiu quando o SCP quis romper com Zahavi e não aceitava negociar com o Israelita.
Relembro só que em 2010 da 1º vez que houve problemas na assinatura do 1º contrato, até confrontos existiram à porta da Academia entre pessoas ligadas a Catió e o empresário Leonel da Silva que estava a tentar a representação de Bruma, isto foi publico e podem procurar.
Catió voltou a fazer parte das negociações e o empresário só se "enerva" quando lhe queremos passar a perna, se a negociação da renovação trouxer menos dinheiro para Bruma e mais para Catió a situação ficava resolvida.
Por outro lado, existe uma aparente ligação de "paternidade" entre os miudos e Catió. Compreendo que muitos jogadores são trazidos por si da Guiné (caso do Bruma) e tem um sentimento de gratidão, mas outros(repito ele não representa jogadores que não sejam guineenses) já se encontravam cá em Portugal e não tem essa tal ligação e a pergunta que se tem que fazer é, qual a razão para essa ligação ser aparentemente tão forte?
A resposta não se encontra em Portugal mas sim na... Guiné. Catió Baldé é uma pessoa influente no seu pais, com vários contactos nas altas esferas que têm facilitado os problemas burocráticos da vinda de jovens jogadores para Portugal. Menores de 16 anos, estrangeiros, só podem jogar tendo os pais contrato de trabalho em Portugal, por isso Catió é "tutor" da grande maioria deles. Não será estranho nem difícil de imaginar que uma pessoa influente na Guiné faça ou exerça pressão junto dos familiares directos dos miudos sempre que algo não está a correr propriamente como o empresário deseja.
Como viram a minha opinião sobre Catió não é grande coisa, mas facilmente entendo a razão do problema. Uma coisa é ele pedir muito para renovar e o SCP estava no seu direito de rejeitar e o tentar vender (que nunca seria por muito, mas isso fica para outra vez). Para Catió era indiferente tanto de uma maneira ou de outra ele recebia o dele e não se chateava, quando lhe tentaram ir ao bolso a coisa azedou.
Termino voltando à noticia do Jogo, Bruma a ser lhe dada razão (que não acredito) não irá para o Galatasary, muito menos para o SLB, vejo-o muito mais facilmente a ser apresentado de Azul e Branco (esta noticia não é nada inocente) que outra coisa. Jogadores debilitados só para nos picar é algo que lhes tem agradado ultimamente... Liedson, Izmailov.
Saudações Leoninas

18 comentários:

futeboldatreta disse...

O Sambu nem tanto, porque vejo demasiadas lacunas no seu jogo(controlo de bola, técnica de passe) mas pelo Moreto tenho pena. Mas o Sporting não se pode vergar, portanto se o preço a pagar for ver esses dois jovens sair, que seja. O Balde tem de ser limpo da academia. É gente que não interessa.

O Mané penso que tem contrato até 2015, talvez seja mais fácil negociar com ele, mesmo saindo Balde.

Estou farto desta novela, e nesta altura sou sincero, e mesmo sendo uma opinião que possivelmente não reúne consenso, não quero que o Bruma volte a envergar a verde e branca.

leao revisor disse...

O mane é representado pelo zahavi

porrinho disse...

Isto... Eu lembro-me do Figo não querer renovar, de sair a custo zero (mecanismos de compensação), de ter assinado por dois clubes em Itália e ter acabado na jogar em Espanha. E muitos sportinguistas idolatram-no. E tinha mais de 18 anos na altura.
O Bruma é um miúdo - nadar com peixinhos é uma coisa, com tubarões é outra - que é influenciado &influenciável.
A culpa do Sporting é ter falhado algum timming (ou não, se o jogador anda a protelar a renovação), mais nada.

E de qualquer das formas eu sempre preferi o Iuri Medeiros, não me tenho enganado muito, vamos ver se não me engano.

SL

PS: Os Cativos desta vida têm de ser barrados à entrada, como jornalistas, paineleiros, provocadores, etc - em nossa casa só deve entrar quem nós queremos

tiscp disse...

Pois Revisor mas são estas informações é que tem que chegar às mais altas instâncias internacionais e à opnião publica por parte dos órgãos oficiais do nosso clube.

Tanta treta que a FIFA tem com os fundos de jogadores e a protecção que se pretende dar aos jovens jogadores (sobretudo dos países mais pobres), não será admissível aceitar um "esquema" como este praticado pelo catio.

E não sei se os lampiões não estarão por detrás, não estou a ver esses fdp terem uma oportunidade como esta de nos espetar mais uma facada quase mortal e desperdiçarem-na.
E já se fala na participação de Ricardo Costa no processo, por isso...

Uma coisa é certa, estamos a duas semanas do inicio do campeonato e temos um jogador nosso que ainda não participou num treino, essa é a verdade e caso nos seja dada razão, alguém terá que nos ressarcir por esse prejuízo.

Mike Portugal disse...

Não tenho grandes duvidas que a CAP dará razão ao SCP.
E sendo assim, só admito 2 cenários:

1- Bruma recusa-se a renovar contrato e fica encostado o ano inteiro sem jogar, para além da multa que terá que pagar por ter faltado aos treinos;

2- Bruma renova e pede desculpa aos sócios em conferencia de imprensa, voltando a ser integrado na equipa;

luis silva disse...

Na minha opinião, esta novela deveria acabar com a venda do jogador imediatamente, caso a CAP dê razão ao sporting, porque o jogador apenas se movimenta por dinheiro e não quer jogar no sporting. Parece-me que no fim de contas o objectivo final não era a nulidade do contrato mas sim azedar o ambiente de tal forma que obrigasse o sporting a deixa-lo sair. Alguem acredita que ao primeiro drible mal feito ou remate para a bancada ele não iria ser assobiado?
Para o futuro há que tentar convencer os jovens a ficar mais tempo no Sporting e pelas renovações que vão acontecendo, ainda há muitos que gostam de estar no clube.
SL

leao revisor disse...

Pelo Bruma já tinha ficado o caso resolvido.

Digam que ele é maior de idade e tem responsabilidade... mas as coisas nem sempre são o que parecem.

O rapaz em todas as entrevistas sempre agradeceu e disse bem do clube. A familia quer que as coisas se resolvam com o SCP.

Vamos ter calma e bom senso!

Da minha parte nunca terá um assobio, nem a ele nem a nenhum jogador do SCP.

johnC disse...

Assobios tu vais guardá-los para o mono :P

leao revisor disse...

JonhC

Nem para esse nem para nenhum... é outra das coisas que não me podem acusar.

anonymus disse...



O Mané é representado pelo Zahavi e nasceu em Portugal, por isso mesmo fora da esfera do Baldé.

Unknown disse...

O Bruma em todas as entrevistas sempre agradeceu e disse bem do Sporting mas só pensará eventualmente em renovar se a CAP não lhe der razão para anular o contrato.

Para mim a melhor solução seria mesmo o Sporting conseguir vender o jogador e esquecermos de vez que este jogador passou pelo Sporting

Diogre disse...

Não consigo partilhar do vosso optimismo em relação à decisão da CAP, isto porque ele se baseia na assumpção de que vivemos num estado de direito, em particular ao nível desportivo. Acho que o gajo fica livre e vai para o porco. Mais um futre, versão século XXI...

Sérgio Martins disse...

Quantos grandes negócios fez o Sporting com jogadores de Cátio Baldé? 0 ZERO.

Eu entregava-lhe os seus jogadores todos e fechava a porta da Academia de vez a esse Baldé. Mafiosos, Puta q os pariu.

Carlos disse...

LR,

Sinceramente ainda achas que este história acabrá com a renovação do bruma?

RubenBras disse...

Posso te garantir que o Bruma está apalavrado com o benfas apresentação e tudo... estão á espera da decisão o que curiosamente já sabem a data dessa decisão e qual vai ser a decisão.

Infelizemnte o preto vai para cornide

Pedro disse...

Rubenbras,

Infelizmente? A ter que sair a custo zero, o melhor que nos podia acontecer era ir para o recreativo! No porto ainda se faz jogador a sério o que é uma chatice, agora no benfas?! Se o puto assina pelo benfica tem o futuro hipotecado e ainda é mais estúpido do que parece!

Quanto ao catio, é um cancro desportivo e social. É um anormal sem principios com quem o sporting devia cortar relações imediatamente. O bruma não vai para o benfica? Que leve os outros 8 miudos para lá também que de certeza que o cardiff ou o rennes daqui a 5 anos terão todo o interesse em falar com eles.

leao revisor disse...

Sérgio martins

Dificilmente o scp conseguiria fazer dinheiro com os jogadores que catio representa, ja que eles só agora começam a chegar a seniores. Aquilo que sei é que bruma e moretto foram os jogadores da formação que propostas mais elevadas receberam.

Carlos

Eu continuo a achar que sim. E continuo a achar por 2 ordens de razoes, porque acho que nos vai ser dada razão e porque se nos for dada ele nao quer ficar um ano sem jogar mas isso também nao acontece porque segundo os especialistas com a entrada do processo na CAP o bruma se nao tiver razão tem que indemnizar o SCP um determinado valor.

Rubenbras

Tenho razoes mais fortes para acreditar que ele nao ira para o slb

SOU SCP disse...

O futuro a Deus pertence. Tal como o Cardozo não tem condiçoes para voltar ao recreativo de benfikic o bruma não tem condições para voltar ao SCP. Isto é a minha opinião. Se voltar, de mim não receberá um assobio.