sexta-feira, 21 de junho de 2013

Reestruturação da dívida - O comunicado


«Em cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a SPORTING CLUBE DE PORTIGAL – FUTEBOL, SAD (Sporting SAD), esclarece e informa o seguinte:
No seguimento do comunicado divulgado a 12 de Abril de 2013, a Sociedade informa que iniciou o processo de reestruturação operacional, societária e financeira do Grupo Sporting, tendo já sido registado projecto de fusão referido no ponto (i) infra.

Assim, cumpre, agora, no âmbito da plano de reestruturação financeira e recapitalização da Sociedade convocar uma assembleia geral da Sociedade para deliberar sobre as operações necessárias, concretamente:

(i) Aprovação da fusão por incorporação da Sporting SAD (Sociedade Incorporante) e Sporting Património e Marketing, SA (Sociedade Incorporada), na modalidade de fusão por incorporação, nos termos dos artigos 97º nº 4 alínea a) do Código das Sociedade Comerciais, com transferência do património da SPM, designadamente do direito de superfície sobre o Estádio José Alvalade e sobre o Edifício Multidesportivo;

(ii) Aumento do capital social da Sporting SAD por entrada em espécie, a realizar por subscrição particular pela sociedade Holdimo – Participações e Investimentos, SA, no montante de Euros 20.000.000,00 (vinte milhões de euros), mediante a conversão de um crédito daquela entidade sobre a Sporting SAD, resultante de contrato de parceria de cooperação financeiro-desportiva, através de emissão de 20.000.000 (vinte milhões) de novas acções ordinárias, escriturais e nominativas, com o valor nominal de 1 Euro cada, pelo preço de subscrição de 1 Euro cada;

(iii) Autorização ao Conselho de Administração para proceder a um ou mais aumentos do capital social da Sporting SAD num montante total de Euros 18.000.000,00 (dezoito milhões de euros), a realizar por novas entradas em dinheiro através de subscrição particular junto de investidor, ou investidores, de referência seleccionado (s) pelo Conselho de Administração da Sociedade, com supressão do direito de preferência dos accionistas, com emissão de 18.000.000 (dezoito milhões) de novas acções ordinárias, escriturais e nominativas, com o valor nominal de 1 Euro cada e pelo preço de subscrição de 1 Euro cada;

(iv) Constituição, a favor dos bancos financiadores da Sociedade, de hipoteca sobre o direito de superfície do Estádio José Alvalade e do Edifício Multidesportivo, para garantia das responsabilidades de entidades que integram o Grupo Sporting, perante os referidos bancos;

(v) Emissão de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis em acções da Sociedade (“VMOC”), escriturais e nominativos, no montante de Euro 80.000.000,00 (oitenta milhões de euros), com o valor nominal de 1 Euro cada, com prazo de 12 anos, pelo preço de subscrição de 1 Euro cada, obrigatoriamente convertíveis em acções ordinárias da Sporting SAD a um preço de conversão de 1 Euro cada, com taxa de juro anual bruta condicionada de 4%, devida quando existam resultados distribuíveis pela Sporting SAD; a emissão será efectuada mediante subscrição privada com realização em espécie, consistindo na conversão de créditos detidos sobre a Sporting SAD pelo Banco Espírito Santo, SA, no montante de Euro 24.000.000,00 (vinte e quatro milhões de euros) e pelo Banco Comercial Português, S.A., no montante de Euro 56.000.000,00 (cinquenta e seis milhões de euros);

(vi) Eleger o Conselho Fiscal e o Revisor Oficial de Contas e bem assim ratificar a cooptação dos actuais membros do Conselho de Administração da Sociedade e alargar, para cinco, o número de membros daquele conselho.

A execução da restruturação societária e financeira deverá ser aprovada pelos órgãos competentes das Partes envolvidas e pressupõe que não hajam reparos das autoridades de supervisão e regulatórias competentes.

A implementação das medidas acima previstas visa permitir à Sociedade, por um lado, elevar os seus capitais próprios e, por outro lado, dotar a Sociedade dos meios necessários à gestão da sua actividade.

Lisboa, 21 de Junho de 2013

22 comentários:

LeaoCapel disse...

Aguardo pacientemente pelas cambalhotas de Revisores, Anónimos, Mikes e Ca. Ltd.

Hugo disse...

Oh vitor!

Anda cá ver isto, será que o "embuste" afinal era outro?

futeboldatreta disse...

não é o melhor, é o possível.

O caminho é longo, mas tenho fé.

A promessa do "temos investidores prontos para entrar com 15 a 20 milhões" está indicada com os 18m a entrar por vias de um investidor. Os 20m dos angolanos, não percebi bem, mas acho que tem a ver com negociatas do GL, que nos colocaram em dívida que agora se vão transformar em 20% acções.

leão rampante disse...

ñ votei em BdC, mto por causa de inácio, vicente moura, e marta soares, mas se fosse hj votava, mesmo com estes 3 metidos nos órgãos sociais. O-garoto-que-dá-pulos-no-banco está a surpreender-me de forma colossal

José Duarte disse...

Agora que estamos cada vez mais próximos de ver a entrada de dinheiro de investidores no Sporting (é preciso que os sócios aprovem este plano de reestruturação), gostava que as pessoas que estavam sempre a duvidar desta direcção, comecem a ter alguma calma, para não fazerem figura de ursos.

Relativamente a tudo isto, dá para ter uma ideia do tamanho do poço onde as anteriores direcções nos enfiaram... e muito grande que é esse poço!
Espero sinceramente que tudo seja bem explicado e que os sócios consigam perceber o estado em que as anteriores direcções nos deixaram!

Sérgio disse...

Alguém terá que explicar os 20M€ dos angolanos e o que com eles fizeram !!!

SL,

Unknown disse...

Tenho varias duvidas, mas acho que só na propria AG as poderei tirar, nomeadamente:

se já existe esse tal investidor dos 18M

como e quando foi contraida essa divida com a empresa Holdimo - diz-se também que em contrapartida ficou com % de passes de jogadores - quais e que percentagens até porque nunca vi esse nome Holdimo como parceiro.

Basicamente o que eu percebo do que se vai apresentar é que temos de passar de dar prejuizo de 40M/ano para lucros de 10M aproximadamente.

Estamos obrigados a comprar menos e a vender mais e principalmente melhor isso para além de termos de ter participações regulares na LC

Vão ser tempos faceis, mas acho sinceramente que isso a medio prazo nos vai deixar mais fortes. Para além disso - como as coisas estão não duvido que porto e benfica tenham também de fazer um caminho muito semelhante ao nosso e talvez daqui a 2 ou 3 anos não haja assim uma diferença tão grande entre orçamentos.

Daniel disse...

Esta reestruturação do capital da sociedade, com base em VMOCs, convertíveis a 100%, de um modo muito simplista, tem a vantagem do custo financeiro e a desvantagem da perda do controlo da sociedade no fim do prazo das mesmas

É o que é. Os accionistas, não gostaram. Os sportinguistas, aplaudiram.

É curioso as voltas que a vida dá.

Esta reestruturação financeira preparada pelo anterior CD, apenas poderia ter hipóteses de passar em AG, sendo apresentada por estas novas caras, e assim vai acontecer. Em nenhum momento do mandato anterior, o CD teve pujança para aprovar a perda do controlo da sociedade. Irónico, não é? Mais irónico ainda se pensarmos o que disse BdC ao longo destes últimos anos sobre VMOCs e sobre o capital da sociedade e que sempre pareceu ser o que a maioria dos sócios queria ouvir. Não se sintam enganados. O SCP precisava já há muito de um presidente com esta atitude de não olhar a meios para atingir o fim. Já chegava de bananas!

"o Sporting agora é nosso" é um bonito slogan. Durou foi pouco tempo.

Carlsberg disse...

Daniel,

Em lado nenhum, está escrito que perdes o controlo da SAD.

As ditas VMOC's que falas são em 12 anos, e em 12 anos muita coisa pode mudar!

A probabilidade de conseguires pagá-las ao fim dos 12 anos é bem melhor, do que as conseguires pagar em 4 anos, que foi o que o JEB fez!!

Bem tentam denegrir um bom trabalho, mas como eu digo.... neste ano veremos como ficamos, e se mais alguns críticos vão desaparecendo!!


SL

anonymus disse...



E o Leocapeltas sempre no seu melhor!

Tenta acusar os outros, daquilo que nunca disseram, pelo menos no que me diz respeito.

Mas enfim!

São assim os provocadores mentecaptos!

Mike Portugal disse...

Se isto acontecesse no mandato de Godinho Lopes já estavam aqui a atacar o facto de se ter hipotecado o estádio e a existência de VMOCs.

Mas o plano parece-me no geral, interessante. Vamos ver se conseguimos sair do buraco financeiro onde estamos.

anonymus disse...



Caro Mike:


Consulte-se só o que foi escrito neste blogue a este propósito, durante a gerência do JEB.

Nesse período os anti (os actuais pró) deram largas à sua imaginação, tendo mesmo um deles escrito que sabia que naquela data, existiam conversações (nunca disse com quem) para a Academia ser vendida.

Foi um fartote de arrotos provocados pela azia que sentiam, por não estar lá quem eles queriam na altura, o PPC.

A solução proposta talvez seja a menos má e irá passar "como uma carta passa no correio", sem alaridos por parte dos mesmos, porque agora está lá quem eles escolheram.

Vê-se o mesmo na política.Aos fanáticos partidários, nunca lhes interessa o programa, mas sim idolatrar quem os soube arregimentar à volta de 2 ou 3 pontos, que na maior parte das vezes, não são outra coisa que populistas.

Sérgio disse...

Anonymus,

O que vai a AG é o plano de reorganização do clube proposto por um novo CD liderado por BdC não é a proposta que é apoiado pelos Anti qq coisa.

Se você não consegue distinguir essa diferença que julgo eu simples de entender está a cair no mesmo papel dos anti que tanto critica.

É o SCP que está em causa não os anti ... certo !???



Ronaldo disse...

http://expresso.sapo.pt/angolanos-ficam-...da-sad-do-sporting=f815565#ixzz2WtFhsCvX

1º - "Em troca, desbloqueia percentagens de passes de jogadores (até de juniores) que tinham sido vendidas anteriormente pela direcção anterior;"

Nem quero saber o detalhe desta negociata da anterior direção...

2º - "A emissão será feita a 12 anos, ou seja, até 2025 o Sporting nunca correrá o risco de perder a maioria do capital social da SAD;"

Igual às anteriores direções? lol 12 anos! Temos até 2025!


Há por aqui alguns que não querem var o óbvio e, para além disso, não têm vergonha na cara!!!

anonymus disse...



Sérgio disse...
Anonymus,

O que vai a AG é o plano de reorganização do clube proposto por um novo CD liderado por BdC não é a proposta que é apoiado pelos Anti qq coisa.

Se você não consegue distinguir essa diferença que julgo eu simples de entender está a cair no mesmo papel dos anti que tanto critica.

É o SCP que está em causa não os anti ... certo !?? "


Ó pá!

Sabes ler?

Onde é que eu ponho em causa a AG e a sua finalidade?!

Eu até digo que será talvez a solução menos má!

A vossa "cegueira" faz-vos ferver com pouca água e de compreenderem o significado do que escrevi.

Haja paciência!

FODA-SE!...

Endho disse...

Tanta, tanta conversa e nem umas palavrinhas sobre os 20 milhões de crédito.

Ai as palas...

LeaoCapel disse...

Anónimo inglês

Olha a cabeça...

Unknown disse...

Não podemos fazer o exercicio de que se fosse no tempo do JEB - esta reestruturação seria isto e aquilo - porque a situação financeira do clube alterou-se drasticamente para pior - são são 200M de divida acumulada entre o inicio da presidencia de JEb E de BC.

Sobre os 20M - fala-se que a Holdimo já era detentora de boa parte dos passe de jogadores como Bruma, Ilori e outros - claro que não podemos acreditar em tudo o que aparece na CS, mas essaé uma questão que gostava de saber mais pormenores.

Sérgio disse...

Esquece páh ... as palas deves as ter tu!!!

Só + um reparo na direcção do SCP está quem os sócios do SCP como eu votaram de forma categoria como já tinham feito no passado só que desta vez sem afinições.

Ao serviço da República disse...

Temos um comunicado claro e sucinto.

E ninguém é capaz de explica-lo?

...

Ao serviço da República disse...

Depois, cada um vota como entender.

SL

NAM disse...

Leram bem o que consta do comunicado ?
1º Troca de 20 M€ de dívida, por entrada no capital social;
2º Troca de 80 M€ de dívida bancária por VMOCs a pagar em 12 anos e onde o juro só é devido se houver resultados positivos e será de 4% (poupamos 12 anos de juros, sabe-se lá a quanto)
3º Entrada de 18M€ de cash com o novo investidor, em troca de capital social.

Nestes 3 pontos todos ganham com o sucesso do clube, não há almoços grátis, e devem existir algumas regras na forma de gerir o clube, mas porra é um desafogo brutal quer ao nível do que se paga de juros, bem como no que aos rácios financeiros diz respeito...

Aliás a cena das VMOCs é semelhante a um empréstimo obrigacionista do BES convertível em capital social do mesmo, e que pagava juros se existissem resultados positivos....

Caros antis e anti-antis isto é um recomeçar do sporting, agora cabe ao CD levar adiante o seu projecto, sem ambições desmedidas e com consciência....

PS: Para ja nem quero saber a que dívidas dizem respeito os 20 M€ da Holdimo. Constato é que temos um CD a trabalhar para o sporting em vez dos seus credores, o que é bom para todos...