terça-feira, 26 de março de 2013

Oficial, resultados finais: Bruno de Carvalho vence com 53.69%

Votaram 16 mil sócios.

Bruno de Carvalho vence com 53.69%.

Couceiro 45.29%

9 comentários:

5 Junho disse...

Como gato escaldado de água fria tem medo, prefiro comentar com resultados finais do que provisórios.

Não venho aqui espezinhar apoiantes de derrotados (muito menos escrever mensagens em cirílico), apenas constatar que esta mudança afinal era possível! Pelo caminho muitos associados não aguentaram o sofrimento, a opressão, o peso constante das derrotas de assembleia em assembleia, de eleição em eleição. O que para alguns parecia ser um clube condenado a uma espiral tipicamente dinástica, estas eleições renovaram a esperança. E esses grandes LEÕES, que caíram, esperam que hoje com uma face mais limpa possam novamente ajudar a mudar alguns paradigmas do clube. Desengane-se quem acha que estes são menos apaixonados por não aguentarem ver o clube nesta situação. Só quem lá esteve constantemente, que viu pessoas do grupo a fugir para o tacho, que viu as manobras mais vis de bastidores acontecerem para perpetuar no poder uma casta que vilipendiou o nosso clube durante duas décadas. Foi uma vitória do associativismo, aquilo que alguns (poucos) sempre defenderam no nosso clube. Espero que o dia 23 de Março tenha marcado o fim do clube-empresa , do Projecto roquette e tudo aquilo que ele trouxe. Além da catástrofe financeira e desportiva (especialmente nesta sua fase final) , tirou ao clube alegria , força , associados , atletas , paixão. É a coisa mais básica do futebol A irracionalidade da paixão por uma instituição. Por atletas que não nos dizem nada pessoalmente. Espero que se recupere aquilo que fez do Sporting um clube gigante. Porque o Sporting é um clube de matriz popular. Não é das elites. Essa tenebrosa imagem que se criou , e que mais parecia um mote para afastar pessoas , tem de ser enterrada. Espero que o clube regresse na sua matriz , com a sua força em todo o desporto. E como se falou tão pouco das modalidades , estas serão a base para recuperar alguma da glória perdida e da implantação nacional que o pais conquistou , com a difusão de Sportinguismo pelo pais que o nosso ciclismo fez , que as equipas maravilhas de João rocha consolidaram , que os feitos olímpicos dos nossos atletas elevaram. Se queremos ser mesmo grandes , o futebol é o motor mas as modalidades têm uma enorme preponderância.

Uma nota estatística : Quem diria que a minoria de bloqueio , e os terroristas um dia iam apoiar um Presidente com mais votantes que Joao Rocha em 84 , Santana , Roquette , Dias da Cunha , Soares Franco (não digo o Sousa Cintra porque será ela por ela)…e a míseros 500 votantes do presidente mais consensual dos últimos anos…Jose Eduardo Bettencourt. Incrível. E isto seguramente numa das assembleias eleitorais com menos sócios com possibilidade de votos.

Mais uma vez se percebeu um corte geracional, e um clube que não apela aos mais jovens não tem futuro. É incrível como tanta gente no clube tapou os ouvidos e a vista. Tal como a nossa sociedade, são estes que vão carregar o Sportinguismo e ajuda-lo a crescer. São os 18-49 que têm a força , a paixão , e as possibilidades para ajudar até o clube a reencontrar-se financeiramente. Isto não quer dizer que as pessoas mais velhas não merecem o peso que têm (e eu acho que merecem , discordando com muitos amigos) , mas é preciso repensar alguns métodos de votação (especialmente em assembleias gerais) para se ir ao encontro dos desejos dos associados. Quem não entende a cisão que se criou no Sporting , tentando colocar os mais novos de lado , para manter o clube nas mãos de um grupo resttrito , não percebeu acima de tudo que estava exactamente a condenar o futuro do clube.


Sobre mim , inscrevi-me neste blog para combater a desinformação , a maledicência , a mentira , e sempre preconizei que o inicio de uma nova era só podia ocorrer rompendo e responsabilizando o passado , para criar um novo futuro. O 5 de Junho foi uma data simbólica…talvez um dia regresse com uma nova data !. Sabendo sempre que não altero em nada o meu espírito critico, e aquilo que eu defendo que devem ser as práticas de uma associação desportiva !

SL

5 Junho disse...

Ah e esqueci-me de um pequeníssimo pormenor. E tudo isto , e mesmo assim consegue-se eleger um membro INDEPENDENTE para o Conselho Fiscal.

Os meus únicos parabéns vão para a Lista D.

Benfas forever DV disse...

Um grande LIKE, para o 5 de Junho.

Dos melhores coments que por aqui li.

SL para ti e extensível para todos

maria picao disse...

PARABENS LISTA D

johnC disse...

O dado mais relevante de hoje:

Conselho Leonino:

25.614 votos brancos e nulos, correspondentes a 4.083 sócios.

Acabem com este órgão sff!

Benfas forever DV disse...

John C,

Então e os que votaram nas listas ao CL, foram mais ou menos que os votos de protesto? (Brancos e nulos)

johnC disse...

Foram a segunda "lista" mais votada...

johnC disse...

E já agora deve ter havido muita gente a apenas votar numa lista para haver equilíbrio entre os conselheiros leoninos das duas listas (como eu fiz!)!

Schmeichel disse...

Foi só mais um momento patético do Severino, quando se realçou os 30 e picos por cento que a sua lista para o CL conseguiu (claro que sem referir que só havia 2 listas a concurso). LOL