segunda-feira, 23 de julho de 2012

Um bom problema

Neste momento é facil de perceber que com 27 jogadores (3 são Gr) e ainda tendo que chegar um, no minimo vão sair 2 a 3 jogadores.
Concordo que os orçamentos são para se cumprir, queremos obviamente ter o melhor plantel possivel, mas sem entrar em loucuras e ter este plantel sem ter entrado em loucuras é de facto notável.
Fácil será de entender que todos os jogadores que estão em final de contrato (Rui, Matias, Carriço e Adrien) que não renovem os seus contratos têm que ser vendidos. Mas cada jogador tem que ser olhado de forma diferente, Rui a sair precisa de substituto e comprar um Gr e pagar um bom ordenado mais vale investir numa renovação com o titular da nossa selecção! Matias e Adrien são dois médios que estão na corda bamba, um porque é irregular mas em forma é dos elementos mais desequilibradores do plantel no ultimo terço do terreno o outro porque tem vários jogadores com as suas caracteristicas no plantel e mantem (ou o seu advogado) um discurso no minimo estranho. Carriço para mim nunca renovaria e começaria ai a poupança e a entrada de algum dinheiro.
Temos a situação de Xandão, que tem mais um ano de contrato de empréstimo com o SCP, onde o nosso clube tem uma clausula de opção no final desse empréstimo no valor de 3 milhões de euros e que nos dá totais poderes para negociar o jogador apenas se for essa a nossa vontade. Parece-me evidente, para mim pelo menos que um jogador que saiu do Brasil com o nome na lama, em 6 meses já está novamente valorizado às custas do SCP, não podemos sair deste negócio apenas com um cheque de 500 mil euros!
Depois temos jogadores com contrato mas que podem ser negociaveis, Izmailov, pela suas constantes lesões mas que não o impedem de continuar a ter algum mercado, Elias que só entra nesta lista de potencias jogadores a negociar porque foi muito caro e tem um ordenado muito elevado e temos jogadores no plantel com capacidade para o substituir (como já o referi, atendendo apenas a factores desportivos não vendia Elias)
Por fim Wilson Eduardo, sofre do sistema de jogo que Sá Pinto utiliza, para extremo o SCP tem muito melhor, para unico ponta de lança não tem qualidade nem capacidade para ser o titular do clube, talvez tivesse algum espaço como segundo ponta de lança mas não jogamos nesse sistema. É um jogador que de certeza não tem grandes encargos financeiros para o clube mas não acrescenta muito em termos de qualidade a este plantel.
Com isto digo-o que é quase impossivel neste momento estragar o que de bom foi feito, nem acredito que pessoas que tiveram o mérito de construir este plantel tivessem agora "vontade" de dar tiros nos pés e estragar o seu trabalho. Não acredito por exemplo que por opção alguem prefira Carriço ao Xandão. Não acredito tambem que por opção o SCP ache que pode deixar sair Matias e Izmailov (ao mesmo tempo) sendo estes dos jogadores que originam mais desequilibrios no ultimo terço.
De qualquer das formas, é muito bom ter estes problemas, fazer as dispensas olhando para o orçamento mas principalmente pelo excesso de qualidade para a mesma posição. Saindo Carriço e Wilson qualquer jogador que entre em campo considero, esta época, que tem a qualidade suficiente para jogar com a nossa camisola, algo que em muitos anos de um passado recente nem metade do plantel podia dizer o mesmo.
Saudações Leoninas

17 comentários:

Mike Portugal disse...

"...talvez tivesse algum espaço como segundo ponta de lança mas não jogamos nesse sistema."

O Rubio mostrou ser bom jogador quando jogou acompanhado do Ricky e mostrou muitas dificuldades quando jogou sozinho. Parece-me na mesma situação do Wilson. E eu gostava que o Sá usasse o sistema de 2 avançados contra as equipas mais defensivas, pois jogar só com 1 permite a elas fechar muito a marcação.

Mike Portugal disse...

Comentário do Sporting 2011 no post anterior:

"Uma fonte ligada ao porto, acabou de me informar que Joao Moutinho ira em definitivo para os SPURS e que o Porto esta nesta altura a negociar com o SPORTING a compra do ADRIEN, e possivel que esteja um avançado do porto incluido no negocio.
Vamos esperar novos desenvolvimentos."

Gostaria de dizer que mesmo que o FCP nos desse o Kleber + €5M, acharia má venda, pois apesar de não achar Adrien um fora-de-serie, estaríamos a reforçar um rival direto.

Francisco Monteiro Dias disse...

Tens razao por mim era mesmo assim mas os desenvolvimentos nao me deixam tao seguro. Parece que o SPORTING vai mesmo aceitar, pelo que esta a sair ou sai a bem ou sai a mal. Se for assim ia para o banco da B e nao calçava.

leao revisor disse...

Sporting 2011

Desde que não seja o Manko... Kleber + 5 milhões... olha que era de pensar e bem!

Obviamente mais os 6 a 7 milhões do Moutinho!

Francisco Monteiro Dias disse...

Sem duvida nao posso estar mais de acordo!

jcnaguiar disse...

essa conversa do adrien ja chateia e o facto de vires praqui dizer isto lá vai a bola fazer capa amanha disso. o sporting e o jogador estão a negociar contrato, ponto! é normal que enquanto n ficar fechado vai haver muita especulação... nenhum dos avançados do porto servem para o sporting, janko então seria um autentico desastre.

leao revisor disse...

jcnaguiar

Nem acho o Kleber um avançado de outro mundo, mas joga melhor de cabeça do que o Ricky e é bastante movel tambem.

O avançado a vir tem que ter essa caracteristica ser movel e ter essa vantagem em relação ao ricky... ter um melhor jogo de cabeça.

Jalex disse...

Delírios.

Francisco Monteiro Dias disse...

jcnaguiar

apenas comentei algo que me disseram, o certo e´ que hoje na Tia Alice em Fatima estiveram pessoas do fcp e do SPORTING sentadas na mesma mesa a almoçar e olha que nao era para falar das apariçoes.

Vamos ver, como disse no inicio, vamos esperar por novos desenvolvimentos, nao vale a pena especular.

Bom, bom e que o Moutinho seja vendido e que os Milhoes venham para Alvalade, em relaçao ao resto Duque e Freitas sabem o que fazem.

Jalex disse...

Parece que já toda a gente se esqueceu do que o Godinho disse sobre a venda do Moutinho.

Enfim,silly season.

leao revisor disse...

Jalex

O que disse?


Não me parece possivel por outras coisas que GL disse mas não me lembro do que ele disse nessa altura.

jcnaguiar disse...

eu acho kleber bom jogador mas acho que este vai ser o ano da confirmação dele no porto, duvido que o queiram negociar, o porto n seria burro a esse ponto, penso que o PL que o porto punha num hipotetico negocio era janko que foi uma clara contratação falhada. lembrem-se que nunca ficamos a ganhar com negocios com o porto.

CB disse...

Mas alguém no seu perfeito juízo aceita para o Sporting as dispensas do corrupto?

Carlos 100% Leão

miguel disse...

Diria que nunca ficámos a perder nas trocas com os corruptos.Não significa que ganhássemos muito,tirando Rui Jorge.Clayton já veio na fase descendente.
Mas,o Janko é refugo.
Não me parece que Duque e Freitas o queiram.Temos apanha-bolas suficientes.

luissm disse...

6 ou 7 milhões do Moutinho, além de vendermos o Adrien por 5+Kleber?!? É para ontem, meu senhores, é para ontem.

Eu gosto do Adrien, mas não seria espantoso se passasse um ano no banco. O nosso meio-campo é muito bom!

Pensar que entravam 12 milhões mais um bom ponta de lança, parece bom demais.

SportingSempre disse...

apesar de ter pena de ver mais um dos nossos no fcporco, negocios sao negocios...

tendo a concordar com o luissm.

Leão da Madeira disse...

Oh revisor, percebe lá um bocado da coisa e entende que o carriço é o nosso capitão e está lá por motivos de balneário e não pode de maneira nehuma sair.
E sim, o Sá Pinto tem testado o sistema com o wilson a segundo avançado em todos os jogos. Era um jogador que merecia regressar, e indo o rubio para a B de certeza, parece-me que não sairá.