terça-feira, 10 de abril de 2012

Mudança de mentalidade

Os Sportinguistas têm por habito (nos últimos anos) só aplaudirem as decisões ou as posições dos seus "partidos".

O nosso Presidente anunciou a semana passada e foi confirmado nesta segunda-feira o protocolo que o SCP vai realizar com a câmara de Odivelas que permitirá ao SCP utilizar não só os campos relvados e sintéticos existentes bem como o Pavilhão que está inserido nesse complexo desportivo.

E esta medida quer dizer muito. Quer dizer que a actual direcção faz um corte com o passado ao se interessar, não só com palavras mas agora igualmente com actos, porque não abandonando a vontade de construir um Pavilhão junto ao nosso estádio percebe a necessidade das nossas modalidades terem uma só casa, a necessidade dos sportinguistas terem um só local para apoiar as modalidades e por ultimo a necessidade até dos sportinguistas voltarem a ter o prazer de passarem uma tarde no mesmo local a assistirem jogos do seu clube de modalidades distintas.

A remodelação e requalificação do complexo desportivo de Odivelas irá custar 4 milhões de euros ao clube (bancadas e pista de atletismo) que ficará com os direitos de superfície durante 20 anos, ou seja podemos dizer que será um investimento de 200 mil euros/ano. Em contrapartida a autarquia para alem das obras necessárias fica com 50% das receitas de publicidade, bilheteira e Tv ou seja para se tornar um negócio rentável teremos que fazer no mínimo 400 mil euros de receitas em jogos da equipa B ou em actividades ligadas ao Atletismo.

Não sabendo se desta decisão resultará lucro ou prejuízo financeiro directo para o clube, aquilo que sei é que os ganhos a longo prazo em termos de sócios e adeptos vão certamente gerar maiores receitas.

O SCP sempre foi um clube eclético e faz honra disso, o regresso do Basquetebol e do Rugby são noticias que não deixam nenhum sportinguista indiferente e mostra que estamos num período de viragem.

Queiramos todos que assim continue!

Saudações Leoninas

7 comentários:

vitor disse...

Sempre fui avisando que com GL o paradigma do clube s/ dinheiro, coitadinho, rapidamente se alteraria!

Desta vez coube às modalidades um novo incremento! Pertinho do Estádio como se impunha, mas sobretudo todas juntas, como aconteceu no seu período mais áureo.

Também as necessidades de financiamento das ditas "amadoras" têm vindo a crescer exponencialmente!

Como no futebol, precisam de massa adepta que convoque a sponzorização e a publicidade! A nossa parte, com cada um a apoiar as suas preferidas!

Espero sobretudo um novo incremento no atletismo, outrora das mais populares e que sofreu um rude golpe, quando se viu privada de pista no novo Estádio! Um multifunções?! onde se joga exclusivamente futebol e onde contudo a relva teima em não crescer, como alguns vão insistindo! Estádio de futebol que mereceu classificação máxima UEFA, digo eu! Complexo ainda com muitas potencialidades por explorar, também a curto prazo!

Foram sempre estas secções do clube que contribuíram e de que maneira para a nossa grandeza, inclusive além fronteiras!

Deixa outra vez de haver desculpas que justifiquem a nossa ausência junto das diversas equipas, até aqui espalhadas por diversos pontos! Era a reorganização mais urgente! Que como diz o Revisor, vai outra vez permitir fins de semana com muita qualidade!

Odivelas vai passar a ser uma cidade muito mais verde! O que costuma ser uma grande ambição dos autarcas! E este verde também necessita de ser novamente cultivado!

A direcção fez a sua parte, agora cabe-nos a nós!

Força Sporting!

SL

p.s. Às vezes tendemos a esquecer ou pelo menos a não levar em linha de conta, que esta direcção leva pouco mais de 1 ano de mandato, talvez porque a recuperação do clube - a todos os títulos - venha a acontecer em tempo record, numa conjuntura muito adversa a vários níveis!

vitor disse...

Resta dizer que para além dos inevitáveis resultados no futebol, esta medida e ao mesmo tempo esforço directivo, tem que se fazer sentir na campanha para novos sócios!

Força Sporting!

SL

PG disse...

Não é só do Patrício. Por exemplo do Elias tenho lido comentários na blogosfera leonina muito pouco simpáticos. Depois da exibição de ontem, acho que não ficam dúvidas a ninguém sobre o seu valor. A esses, ficava-lhes bem admitir que se enganaram...

Lionheart disse...

A solução de Odivelas pode vir a ter de ser algo duradoura porque não vai ser fácil a médio prazo ao clube conseguir financiamento para o seu pavilhão. Um pré-fabricado com bancadas, como muitos por esse país fora, é uma coisa. Outra bem diferente é uma casa para as modalidades de pavilhão do Sporting, onde ainda caiba uma sala para os sócios e uma nova loja de artigos do clube. É uma obra mais complexa e por isso mais cara.

Podemos queixar-nos da "troika" que veio virar do avesso o sistema financeiro português, mas a verdade é que a "festa" já tinha acabado quando chegou a nossa vez. E, na minha opinião, os negócios que a CGD fez com os nossos rivais foram uma vergonha. É um escândalo o banco do Estado ter pago pavilhões e centros de estágio a clubes enquanto para a generalidade da população exige "spreads" altíssimos e tem um serviço ao cliente que é o pior do mercado. O retorno que a CGD obteve, de certeza que não compensou o investimento, porque a publicidade no pavilhão dos andrades e no da Luz (seguradora Império Bonança) não é proporcional ao que a CGD gastou, tendo sobrestimado grosseiramente o efeito dos clubes na mobilização dos adeptos para a sua carteira de clientes. Mas nem terá sido esse o móbil. Foi mais uma brincadeira no sistema financeiro português, em que quem tem cunhas consegue crédito na banca para qualquer coisa, e quem não tem, mesmo que seja válido, leva "coices".

Oxalá o Sporting encontre uma solução mais do seu agrado, mas dada a gravidade da situação económica do país e dos seus agentes económicos, que é uma grande fonte de incerteza, havia que encontrar uma solução intermédia para o médio prazo. Se o futsal não tem grandes razões de queixa, já o andebol não podia continuar no "deserto" do Casal Vistoso e o atletismo nem sei por onde tem andado.

vitor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vitor disse...

Entre Odivelas e o Alvalade XXI há a calçada de Carriche com as modalidades todas! A solução não é boa é bombástica! Para já!

Temos de parar de falar do passado, não faz bem a nenhuma organização, serve para retirar ilacções do que se fez bem e mal e do que nem se chegou a fazer!

Nenhuma organização, sobretudo com o objectivo de competir, numa das áreas mais competitivas do mundo como a alta competição desportiva, pode com tanta inércia como a que caracterizou os anos de Filipe Soares Franco! Para que não restem duvidas, perdemos muito tempo precioso! Daqui às acusações mais vis com que ainda hoje se entretêm alguns pseudos-sportinguistas não vai alguma distância mas a distância toda!

Seguiu-se JEB, com os resultados a terem que ser partilhados com quem boicotou o clube desde o inicio!

E agora chegou definitivamente a hora de nos colocarmos todos ao lado da direcção para recolocarmos o clube no lugar que foi sempre seu por direito, no topo do panorama nacional e internacional!

Força Sporting!

SL

Lionheart disse...

"Nenhuma organização, sobretudo com o objectivo de competir, numa das áreas mais competitivas do mundo como a alta competição desportiva, pode com tanta inércia como a que caracterizou os anos de Filipe Soares Franco!"

Os anos de Dias da Cunha, apesar dos títulos de 2002 e da equipa de 2005 quase ter conquistado troféus, foram de estagnação. Mas tem razão que o tempo de FSF foi muito mau. Comparava permanentemente o Sporting ao carnide para provocar os sportinguistas, esquecendo-se de comparar o desempenho do Vieira (a tempo inteiro na Luz) com o dele, em que ainda se queixava das duas horas por dia que passava no Sporting. Institucionalizou a oposição no Sporting com AGs sucessivas que só vitimizaram o clube e expuseram as suas fraquezas. Defendeu sempre acima de tudo os interesses do BES, fracturou o clube em torno de coisas que deviam uni-lo (como o ecletismo) e deixou uma equipa de futebol muito fraca. Se GL, depois de umas eleições tão renhidas, tivesse a mesma postura, o Sporting acabava.

Qualquer empresa ou entidade que caia nas mãos dos bancos, como o Sporting caiu, corre o risco de extinção. Não conheço nenhuma empresa em Portugal que tenha sido recuperada por nenhum sindicato bancário. Felizmente que os sportinguistas conseguiram evitar o pior e encontrar soluções que não passem mais por "gestores de conta"...