sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O Sporting sem Rinaudo

O Sporting perdeu ontem, calcula-se que por grande periodo de tempo, aquela que seria talvez a sua unidade mais nuclear. Fito Rinaudo é aquele jogador que enche o meio campo sozinho e liberta os restantes médios para tarefas mais ofensivas. Um trinco como não tinhamos há muitos anos.
A confrimarem-se as piores expectativas Rinaudo regressará lá para Março. E como jogará o Sporting sem Rinaudo. Espera-se que este enorme contratempo não contagie os colegas e ao invés disso os faça dar as mãos e lutar como nunca, para que lhe possam dedicar vitória após vitória!
A opção mais imediata na cabeça da maioria será André Santos. Continuo a achar que André Santos não é um 6! É muito macio e não tem arcaboiço para segurar o meio campo por sua conta.
Outras opções (para mim mais eficazes) seriam Schaars, dada a sua impar cultura táctica, ou Elias. São dois jogadores com mais dinâmica, nervo e experiência que tapariam melhor o buraco. Eu, que não sou treinador, conferia a missão a Schaars, ficando Elias com a posição 8 em ajuda ao Holandês e Matias no apoio ao ponta de lança.
Veremos como Domingos resolve este (grave) problema e como reage a equipa.

7 comentários:

Mauro Silva disse...

Eu, por outro lado, mudaria o esquema táctico para 4-2-3-1 (não é assim tão diferente do 4-3-3), com Elias e Schaars a pivots defensivos e Matías mais à frente.

Qualquer das possibilidades para a jogar a trinco, sozinho, não me dá garantias de sucesso.

Ainda por cima só temos os jogos com Leiria, para o campeonato, e depois o amigável com a Selecção de Angola, para alicerçar processos. Depois, Braga e Benfica, com níveis de dificuldade (muito) mais elevados!...

Em 4-2-3-1 perderíamos alguma da verticalidade que a equipa tem demonstrado, é certo, mas, quanto a mim, daria mais segurança defensiva. Até por causa dos centrais, que vão estando lesionados à vez, infelizmente!

Mas, que sei eu?! Não vá o Vitor provar-me errado, e afinal o Carriço é que é a escolha mais acertada...

SL

danieL disse...

Em perfeita sintonia contigo Mauro. A questão é quantos jogos seguidos aguentará Matias. No campeonato estamos safos com Elias-Schars-André Santos para fazer a dupla do meio-campo, revesadamente.
Como a 2ª Fase da Liga Europa só vem Janeiro, é ir ao mercado resgatar mais um médio, ou então fazer regressar Adrien.

Que falta faz agora o Luis Aguiar.

SL

danieL disse...

E já agora, para nos animar um bocado, nas épocas em que fomos campeões também perdemos por largos meses dois jogadores nucleares, Delfim em 1999/2000 e Niculae em 2001/2002.

Vale o que vale..

jonnybalboa disse...

Matias nunca será opção para uma equipa que queira ganhar algo...para isso terá de ser muito mais consistente e não jogar apenas 40 minutos.

JC disse...

O problema é que temos vindo a perder jogadores a um ritmo estonteante.
Da equipa que foi preparada e idealizada para esta época, sairam ou estão impedidos de jogar Izmailov, Jefren, Rinaudo, Djalló, Postiga e Luis Aguiar.
6 jogadores!
É muita gente a menos, e se alguns deles nem se deu pela sua falta, 3 deles são "só", provavelmente, os nossos melhores jogadores: Jeffren, Izma e Rinaudo!

leao revisor disse...

JC

Para mim esses estão no top 5 pelo menos!

RC7 disse...

leroy fer....venha ele...rinaudo acabou a epoca...