sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Os entendidos

A blogosfera leonina é só experts em gestão desportiva!
Todos ficam admiradissimos porque o SCP comunicou a venda de 50% do passe do Elias por 3.850 milhões de euros quando tinha anunciado a compra de 100% do passe por 8,8 milhões.

Não é preciso ter um curso superior para se perceber que linearmente estaremos a fazer um mau negocio, a menos que não tenhamos pago os 8,8 milhões de euros!

Digo-o desde a 1º contratação, o SCP não comprou um único jogador sem entrar em parcerias com alguém! Para isso basta ver que o SCP trabalha com 3 fundos diferentes e esses 3 fundos colocaram no SCP 45 milhões de euros.

E vou mais longe ainda, o Zaragoza comprou o Roberto por 8.6 milhões de euros, mas efectivamente só pagou 86 mil euros, dados oficialmente comunicados. Querem tentar adivinhar que percentagem do passe tem o SCP do Elias?

Mais o SCP recebeu do fundo do Bes 5,9 milhões e terá que até ao final do mês comunicar as restantes alienações dos passes até perfazerem os 15 milhões de euros, se assim é porque o SCP não resolveu o assunto com estes 2 jogadores? Talvez a resposta esteja nas condições ao nível da percentagem do passe que o SCP obrigatoriamente terá que deter para poder alienar ao fundo do Bes.

Em resumo, numa altura em que conseguimos 2 vitórias consecutivas, numa altura em que a equipa parece ganhar um rumo, voltamos nós a discussões de alecrim e manjerona! O nosso problema é que no nosso clube tudo se tem que saber! Nos outros que fazem este tipo de negócios à largos anos nada é comunicado e também quando é ninguém se preocupa!

Saudações Leoninas

32 comentários:

João Santos disse...

"Nos outros que fazem este tipo de negócios à largos anos nada é comunicado e também quando é ninguém se preocupa! " não é bem assim. O pessoal preocupa-se porque vemos os outros a vender percentagens de jogadores péssimos por valores exurbitantes, enquanto lemos na nossa imprensa que vendemos metade do passe por exemplo do André Santos (que não o compramos a ninguém) por valores vergonhosos. Outro problema, é estarmos todos às escuras.
Por quanto foi vendido Djalo?
Por que percentagem?
Quanto mantemos?
Quanto lucramos numa futura venda?
Porque foi Zapater oferecido?
Porque perdemos 7 pontos à custa de Postiga e Djalo para estarem na montra para serem vendidos por uns trocos?

antonio disse...

Bravo!!!

Sempre acertado o discurso do revisor

Sérgio disse...

LR,

Concordando em parte na ideia geral que queres passar não deixa de ser verdade que o nosso passado mais recentes está repleto de negócios ruionosos para o SPORTING.

Considero por isso normal que peçam FACTOS e não SUPOSIÇÕES.

Relativamente às comparações com os corruptos (FCP = SLB) não deixa de ser verdade que têm feito negócios com fundos com mais garantias e mais valias de forma imediata com a cedencia de percentagens do passe já com valores acima dos de aquisição, ainda para mais quando fazem negócios acima de 10€ com muita facilidade enquanto nós para nosso mal temos de ceder jogadores a custo zero por vezes por forma a não continuar a suportar os custos dos seus vencimentos.

Mas ai nada a fazer a limpeza tinha de ser feita de forma a encararmos o futuro com alguma folga orçamental.

SL

leao revisor disse...

João santos

O Djaló foi vendido por menos de 5% do capital da SAD é a unica coisa que lhe posso dizer.
O Zapater foi o unico negocio que discordei por completo, porque é um jogador que continuo a admirar, e foi cedido mantendo o SCP uma % do passe porque foi considerado que não conseguiria vender e os 4 anos a receber 600 mil era demasiado risco. Para mim foi um erro.
Sobre os pontos já aqui falei sobre isso, sobre os trocos, acho que foi bom demais! Postiga é um cepo e os nossos resultados e os do zaragoza vêm provar o que dizíamos. Para alem disso, acabava contrato este ano e ou o mantínhamos a ganhar 900 mil ano e no final ia a vida dele (a menos que ache que devíamos renovar) e não recebíamos nada ou conseguiamos este milagre. Quanto ao Djalo idem idem aspas aspas.

Sérgio

E já se questionou porque que é que o SLB e o FCP conseguem vender os jogadores da forma que o fazem? O FCP tem a desculpa de ser campeão e andar sempre na champions (na montra). Mas tanto um como o outro conseguem vender da forma como conseguem porque os fundos que detêm largas % do passe dos jogadores tanto de uma como de outra equipa querem fazer os jogadores circular.
Comecem a fazer as contas neste ano com o SCP vejam quanto o SCP investiu e por quanto vão sair estes jogadores. Entrámos na onda deles, os fundos vão ter interesse em negociar os nossos jogadores, porque jogador parado é dinheiro perdido para os fundos...

Yazalde disse...

LR, que blogs dos outros clubes consultastes para dizer que as gestão financeira e a desportiva não é criticada?
Para mim não há nenhum problema, como não havia antes das eleições, mas para muitas pessoas o problema eram os fundos serem russos, com o são dos irlandeses já não há traficantes e é tudo gente séria das finanças.

leao revisor disse...

Yazalde

Não visito blogs dos outros clubes. A minha opinião é apenas fundamentada nos amigos lampioes e tripeiros que tenho e nas noticias nos jornais online em que os comentarios somos "obrigados" a ler por estarem na mesma pagina.

O fundo russo tinha coisas no mínimo estranhas e uma que era frontalmente contra e serei sempre. Quanto à origem do dinheiro, não fui eu que disse que era lavagem de dinheiro.
Mais e isto não querer defender fundos de umas nacionalidades e atacar fundos de outras, maravilha que os russos queiram investir no SCP, façam um fundo, sejam aprovado, e coloquem dinheiro no SCP, com o SCP a definir quem compra. Se assim for até podem ser fundos do Tibete.

Ruben disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ruben disse...

Simplesmente estou-me a cagar para os negócios que o Sporting faz, desde que vença no campo.

Por exemplo, final da época e vendemos o Elias e realizamos uma mais valia de 20 Milhões, mas ficamos em 4º no campeonato. E então? Que me interessa isso?

Só peço algumas coisas básicas: Vitórias no campo, vitórias nos gabinetes da federação e da liga e resultados da SAD não maravilhosos, mas que permitam a empresa ser sustentável e sair de falência técnica.

Mais que isto é pedir demais a quem manda!

Daniel disse...

Gestão desportiva e pior ainda, experts em gestão financeira!!

Contratamos um internacional AA da melhor selecção do mundo por 3.8 M€, impensável há 1 mês atrás... aparecem os gurus a dizer que perdemos 600 mil euros?!

Então e se o elias sair no fim da época por 10 milhões, temos lucro de 600 mil. Não será mais saudável para o SCP se os adeptos pensarem antes assim?

Não seria melhor discutir o jogo de ontem? Um grande jogo! Há quanto tempo não víamos um SCP a mandar, pressionar, ter bola, jogar simples. Sem qualquer receio de exagerar, foi um jogo tacticamente perfeito na segunda parte, onde os suíços apenas apareceram por erros individuais.

Individualmente, para além do pitbull que temos no meio (que para mim apenas perde para o javi e fernando em altura, superior, de longe, em tudo o resto), devo destacar o schaars (que jogão! recuperou bolhas, ganhou faltas, deu golos, pressionou, impôs o ritmo, apenas perdeu 3 bolas!) e o americano. Sim, esse! Todas as bolas no raio de 5m foram dele! Daí e até aos 20m, precisa de ajuda do companheiro de defesa/ joao pereira. Essas são para os outros. Após os 20m, volta a ganhar. Nem o jogador mais rápido da super liga, de acordo com o JJ o apanha! Que cavalão!

Com estabilidade, acredito que vamos ter motivos para sorrir ainda está época!

SL

leao revisor disse...

Daniel

O problema não está em se vamos ganhar ou se vamos perder, é que o SCP não pagou o que dizem que o SCP pagou para dizerem que o SCP já perdeu dinheiro percebe?

GBC disse...

leão revisor,

O Zapater ganhava (salvo erro) bem mais que os tais 600 mil... Arrisco dizer que se aproximava mais do milhão de euros, anuais, que dos 500 mil...

João Santos,

Concordando ou não com o que é escrito no post, não deixo de achar o seu comentário hilariante.

Basicamente, diz que o Sporting perdeu 7 pontos pelo Postiga e pelo Yannick. Mas depois já lhe interessa por quanto foi vendido?

Era um dos que o chamavam Floribela, dizia que era um cepo, mas que agora já acha que tinha qualidade para valer mais que dois milhões de euros (por exemplo)?

Seja coerente. Se acha que o Sporting perdeu 7 pontos pelo Postiga e pelo Yannick (quando até jogou melhor nesses jogos que nos últimos), assuma-o. Assuma que os queria ver fora da equipa.

Não venha é criticar pelo facto de eles terem estado na equipa, e depois pelo facto de terem saído por um preço baixo. São posições contraditórias.

No que a mim me toca, acho que foi uma péssima venda (no Porto, saía ao preço que se aceita pelo Varela... e que passa para cima do triplo do que o YD foi vendido).

Porque o achava um jogador com alguma qualidade, e com características de jogo tremendas.

Não foram os dirigentes que assobiaram o Djaló, e tornaram a situação insustentável. Não foram os dirigentes que disseram que o Moutinho era um anão, e medíocre, para de seguida aplaudirem de pé o Ruben Micael.

Não foram os dirigentes que disseram que o Rui Patrício nem nas distritais servia, para louvar o melhor guarda-redes da Europa.

Não foram os dirigentes que assobiaram Nani, que desconfiaram no início de Ronaldo, que disseram que o Figo era peneirento e lampião, nem que o Carriço é um cepo (quando, no ano anterior ao da temporada passada com PS, era um dos melhores defesas do Campeonato).

Mantenha (como outros) a coerência. E assuma que se muitos jogadores sairam desvalorizados, e se a direcção é criticada por tal, foi também pela pressão inadmíssival que foi feita, pelos próprios adeptos do clube, no sentido de o desvalorizar.

Schalager disse...

Daniel,

Deves ter faltado a alguma aulas de Matemática.

8.8 - 3,8 = 5M por 50% do passe.

Se o venderes por 10M e tendo em conta que o Sporting só possui 50% - recebes 5M. Ou seja, quer dizer que ganhas 0!

Daniel disse...

Schalager, de facto essas contas que fizeste tão bem, mostram o negócio ruinoso de contarmos com um internacional AA da melhor selecção do mundo por zero, pagando apenas os ordenados!

Péssimo negócio...

Schalager disse...

Daniel,

Ou seja se o negócio fosse exactamente como dizes, ainda perderiamos dinheiro devido a prémios/salarios que o jogador tenha recebido durante a sua passagem pelo Sporting.

Cada post, uma mentira.
- 1º dizes que ele custou 3,8M ao Sporting
- 2º dizes que o Brasil é a melhor selecção do mundo. Algo que actualmente é mentira, pode eventualmente ser o país com a maior quantidade de bons jogadores mas nao tem o melhor 11 da actualidade.

Se o vosso argumento ainda fosse, que caso o jogador seja um flop, que já safamos 3,8M ainda percebia, agora esse na base da suposição é que não.

leao revisor disse...

O homem do copy past voltou!!!!
Uipi!

Daniel disse...

Schalager, você tem toda a razão... se ele fosse internacional belga é que era...

Schalager disse...

Daniel: Essa questão do internacional, é efectivamente um bom critério mas apenas um entre muitos. Essa visão redutora do ser internacional não pode ser usada de uma forma gratuita.

Postiga é internacional por Portugal(Uma boa selecção mundial) e nada vale.

Drogba é internacional pela Costa de Marfim (uma selecção apenas razoável) e é um jogador mundialmente de topo.

Portanto, é bom que sejam internacionais pelo seu país mas naada nos garante quanto ao seu valor.

Penso que os jogadores belgas que te referes são o Witsel e Defour, dos quais não tenho opinião formada sobre a sua valia, tal como não tenho sobre o Elias neste momento. Mas segundo sei o Witsel/Defour ainda não foi vendido 50% por um valor mais baixo do que a compra.

Miguel disse...

Quando andámos anos e anos com plantéis miseráveis,8 ou 9 putos da formação lançados às feras no 11 inicial, vendiamos as jóias da coroa ao desbarato ( Quaresma e Moutinho, além de Viana, Ronaldo etc..) excepto o Nani, tinhamos Presidentes em Part-Time com politícas ultrapassadas e investimento zero e Homens-Fortes do Futebol sem qualquer competência e estofo...criticavam! Agora que temos investimento no reforço da equipa, contratações feitas em sigilo, uma estrutura de futebol a sério, e o recurso a fundos tal como os nossos adversários directos têm há anos...criticam também! Mas afinal o que é que vocês querem?
Se por cada crítica de um sportinguista tivessemos um sócio/adepto no estádio tinhamos sempre 50.000 nos jogos em Alvalade! Deixem de criticar e comecem a apoiar para que o clube que todos nós adoramos possa ser cada vez melhor! SL

Schalager disse...

Miguel:
Mais uma treta, essa do apoiar para evitar falar de temas sensíveis!

Apoiar é no estádio nos dias de jogo!
Depois quem tem interesse para lá da bola entrar ou não na baliza, analisa estes aspectos de gestão nos locais a que tem acesso e disponibilidade. Não se pode confundir analisar um acto de gestão com apoiar a equipa de futebol. São coisas distintas.

E há que desmistificar a ideia que a opinião na blogosfera influencia positiva ou negativamente a equipa. Um tremendo LOL.

A questão é que no estado actual do nosso clube, não podemos nunca deixar de analisar cada acto de gestão, visto que estamos numa situação financeira muito delicada.

João disse...

Schalager

A teoria do Drogba na Costa do Marfim e do Postiga na Selecção portuguesa é muito gira. O problema é que não estamos a falar de nenhuma dessas selecções.

Estamos a falar especificamente do MEIO CAMPO da selecção do BRASIL.

É da opinião que qualquer jogador entra no meio campo da selecção do Brasil? Conhece a concorrência que há para aquele lugar?

E se acha que isso não valoriza um jogador pergunto-lhe: Porque acha Queiroz não convocou Moutinho para o Mundial? É daqueles que acredita que foi por o Moutinho estar em baixo de forma?

Quanto vale um jogador nuclear numa equipa que se qualifica para a Liga dos Campeões??
Ou seja, mesmo que Elias fosse vendido no final da época e lucrássemos exatamente o mesmo que gastamos e sendo ele um jogador nuclear para a nossa classificação final, não terá valido a pena?

Agora o que interessa é por quanto se compra, por quanto se vende, por quanto se alienam percentagens dos passes, etc, etc, etc e o rendimento desportivo já não conta?? E o que traz à respectiva equipa já não é valorizado??

SL,
Xait

_MaNa_ disse...

Mas serão mesmo todos sportinguistas do Sporting Clube de POrtugal?... Mete nojo ler comentários como muitos que aqui tem, aposto que a maior parte nem sabe o que é uma bola. Arranjem um trabalho .

Ed disse...

Vendemos 50% pelos valores que precisavamos agora.

Qual é problema? Nenhum. Assim , como não temos mt dinheiro e caso haja uma perspectiva de venda boa, será mais fácil recomprar ao fundo mais tarde, caso seja necessário.

Aliás, foi o que o FCP fez por exemplo com o Moutinho e outros.

Passamos o tempo a cuspir no prato que comemos.

Schalager disse...

Ed: Como sabes, que podemos recomprar o jogador ao fundo?

Ed disse...

É o normal. Deves é pagar alguns juros.

Schalager disse...

Ed: Se fosse o normal, o Benfica teria-o feito no David Luiz e Ramires. Se isso fosse possível sempre, estes negócios tornavam-se pouco atractivos para os fundos.

João Santos disse...

Gonçalo Correia,
deve tar um pouco confuso uma vez que hilariante é o seu comentário.

Eu não acho que fui nada contraditório. Acho que postiga e djalo são péssimos jogadores, mas isso não invalida que o Sporting não saiba vender, tal exemplo é como referi o Zapater. Não tenho dúvidas que apesar das nódoas que ambos são, poderiam ter rendido mais. O Frangoberto era o que era, e os lamps receberam uma bela maquia por ele. Agora, se era para valorizar os jogadores que os metiam a titulares, prejudicando o clube na minha opinião, estava à espera que lucrassemos mais com as suas vendas, sim. Onde está a complicação? Supostamente, os titulares valem mais que os suplentes...

Daniel disse...

Já tinha desistido desta (des)conversa mas não posso deixar passar esta, pelo menos para ver se vocês ganham vergonha e percebem que sem coerência fazem uma figura bastante ridícula...

- um diz: "o postiga não vale nada"
- outro diz: "o postiga é um péssimo jogador “

E mesmo assim acham que ganhar um milhão com ele e poupar mais milhão e meio em ordenados é um mau negócio!

Menos que isto custaram o rinaudo e o schaars juntos o que me parece MUITO melhor destino a dar a este dinheiro.

Devemos "analisar os actos de gestão"... até se admite que sim, mas não será certamente sem conhecer o negócio e muito menos será agora, quando o jogador ainda nem cumpriu 1/60 do contrato! A isto não se chama análise, chama-se bitaites...

É incrível como a vontade de dizer mal vos tolda a seriedade...

SL

Miguel disse...

Schalager o SLB pode não ter ganho fortunas directamente com o David Luiz e Ramires, mas foi Campeão Nacional à pala deles, e se não fossem os fundos,o Ramires por exemplo nunca teria vindo para o SLB. Mesmo que o SLB tenha ganho só 5,10milhões com o Ramires...ganhou 7,8milhões por ir à Champions, ganhou bilheteira, ganhou merchandising, ganhou quotas...percebes a dinâmica ou não?! Que é que me interessa a mim fazer 25 milhões com o Nani e ganhar ZERO titulos?! Ter 20.000 adeptos no estádio em vez de 40.000? Não ir à Champions? Não poder exigir mais direitos de televisão e publicidade?
Quanto a apoiar no estádio...tenho 30 anos,sou sócio desde que nasci,tenho box no topo sul,não falho um jogo,corro o País e a Europa para ver o Sporting sempre que posso...portanto estou mais que à vontade para dizer: Falem,discutam,filosofem aquilo que quiserem...mas não critiquem a torto e a direito!Vão aos jogos e apoiem o Sporting que as coisas ficarão mais fáceis!SL

Hugo disse...

João Santos, se são péssimos jogadores estranho seria que fossem vendidos a 1 valor considerável... não podemos sequer comparar com varela ou qualquer jogador do plantel do porto que faz boas campanhas na liga dos campeões e o ano passado venceu a liga europa. Nestas condições ou temos 1 fora de série que vale largos milhões ou os nossos titulares em épocas fraquinhas claro que em valor de mercado nem se comparam aos suplentes do porto.

Hugo disse...

Schalager o benfica podia ter ficado com o ramirez, tinha era de cobrir qualquer proposta feita por ele, assim como nós tambem poderemos comprar as % agora alienadas. Agora se estivermos a concorrer com um clube de outro "campeonato financeiro"... e nem é preciso ser um tubarão, lembro que o brian ruiz foi para o fulham por 12 milhões.

leao revisor disse...

Hugo

E o problema nem é tanto o valor que temos que pagar, porque se o jogador é realmente bom pagar 2/3 milhões durante 3/4 anos é um investimento que trará resultados nem que não seja no acesso à champions.

O problema está em acompanhar os ordenados e os prémios que os outros pagam. Já não é fácil acompanhar FCP e SLB quanto mais os tubarões.

LeaodeOlhao disse...

Acabou de por mais lenha!!!