segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Agridoce

Tenho uma teoria no futebol, equipa que lute para ser campeã, quando os seus rivais perdem pontos tem que obrigatoriamente vencer o seu encontre, jogue bem ou mal, tem que o vencer.

Hoje isso foi conseguido, entrámos muito bem, 2 golos em 3 minutos é obra. Com muitíssimos bons pormenores de Ricky, Schaars, Elias e Capel mas principalmente Rinaudo que é formidável jogador, não tenho duvidas que é o melhor recuperador de bolas do nosso campeonato. Se tivéssemos mantido o ritmo dos primeiros 25/30 minutos tinha sido uma goleada das antigas, mas baixamos o ritmo chegando mesmo a estar a ver os outros jogar e isso valeu-nos 2 golos sofridos. Tivemos a capacidade de reagir e voltar a marcar de novo de canto algo que há alguns anos não existia, nem golos de canto nem força anímica para voltar ao jogo depois de 2 golos sofridos.

Este é aquele tipo de jogo que eu detesto, para mim uma equipa a ganhar por 2 a 0 não pode de maneira alguma se deixar empatar mas quero acreditar que tudo irá mudar ainda porque matéria prima é coisa que não falta a Domingos.

Patrício fez o seu pior jogo dos últimos 2 anos. Teve mal basicamente em tudo com o ponto alto no seu 1º golo sofrido. Tem que voltar rapidamente ao nível que demonstrou no ultimo terço da época anterior, que é assim que nós precisamos dele.

Voltámos a ter um arbitro de 1º categoria que só tem isso de nome. Com uma dualidade de critérios gritante!

Parecendo que não, reduzimos para 5 pontos a diferença para os rivais, se vencermos (e voltamos ao que disse no inicio) no sábado em casa o Setúbal vamos ganhar pontos no mínimo a um dos rivais, por isso com bilhetes a 5 euros vamos todos ao estádio empurrar esta equipa para mais uma vitória!

Saudações Leoninas

18 comentários:

LEÃO PENSADOR disse...

É necessário de uma vez por todas que os jogadores tenham mentalidade competitiva e vencedora, e não um estilo facilitador quando estão por cima do jogo. O Rio Ave não existe, é uma equipa fraquíssima e não se justificava este sofrimento.

http://conselholeonino.blogspot.com/2011/09/vitoria-sofrida-e-natural.html

Lionheart disse...

O Sporting está diferente. E está diferente para melhor. Bem melhor. Duas vitórias consecutivas numa zona do país onde era costume deixar lá pontos, mas foi precisamente aí que demos um pontapé na crise. Há claramente razões para acreditar que se está num caminho de evolução. Há jogadores melhores, outros não tão bons, mas na próxima época estaremos mais fortes como equipa e financeiramente. Nesta, tudo o que vier à rede é peixe e se os nossos rivais facilitarem, temos de estar LÁ para entrar na "guerra".

Já só estamos a 5 pontos e vamos beneficiar de um ou ambos os rivais perderem pontos no próximo fim-de-semana. Sem perder de vista que os jogos com os sadinos são sempre muito chatos e que eles têm ganho muitas vezes em Alvalade nos últimos anos. Vai ser um jogo de nervos. FORÇA SPORTING!!

João disse...

Eu sempre apoiei o Rui Patrício e vou continuar a apoiar.

Não tenho memória curta e lembro-me bem que nos salvou na época passada.

Mas não vale a pena tapar o sol com a peneira, este ano começou por não ser aquele Guarda-Redes que "faz a diferença" e neste momento já passou a ser o Guarda-Redes que nos está a enterrar.

Alguma coisa lhe passa pela cabeça porque mais do que falhas técnicas ele passa o jogo com distracções estúpidas e erros no posicionamento.
O 1º golo de hoje não tem desculpa.

Valeu a vitória, mas sem o Patrício do ano passado não há equipa que resista.

SL,
Xait

johnC disse...

Nem sei como criticaste a vaca sagrada... só não vê que o patricio anda muito mal quem não quer!

Não faço mais comentários acerca dele que é para não me caírem todos em cima como tem sido habito quando critico a vaca sagrada!

Sportinguista nasceu para sofrer... mas este ano a coisa anda muito má neste aspecto... PORRA, AGUENTA CORAÇÃO E FORÇA SPORTING!

SL

PS: Bastava um jogo no banco para arrebitar... Bem está a fazer por isso...

Anónimo disse...

Apesar de ter sido um jogo com momentos algo complicados, acabámos por dar a volta a uma situação que podia ter corrido bem pior.

Podíamos ter feito um jogo tranquilo, mas decidimos demasiado cedo pela gestão de tempo e esforço. Com um pouco mais de confiança tínhamos encostado os outros às cordas e acabado o jogo com um terceiro ainda antes da primeira meia hora.

Mas pronto, sofrer faz parte do pacote!

Ruben disse...

Não há volta a dar. Tudo a Alvalade, para APOIAR!

SL

Schalager disse...

Não é hora de se questionar o patrício. Também precisa de confiança.

vitor disse...

É inequivoco, as vitórias dão mesmo confiança!

Independentemente de tudo, já se lê que sem erros externos estávamos na liderança. Que os adversários sem favores e/ou com os mesmos erros garantiam-no-la isolada.

Da mesma forma que se entende o futebol como um jogo colectivo, disputamos o campeonato contra várias equipas.

Começando por lamentar o azar com Izmailov; o que os atrasos fizeram ao Patricio, o facto da equipa ainda relaxar quando já devia conseguir assegurar o controle do jogo através da circulação de bola.

Como passará a jogar o Sporting, agora com Matias? Trocará Domingos o 4x3x3, para Jeffren e Capel, pelo seu conhecido 4x3x2x1? Não obstante maior equilibrio, vão-se perder muitas assistências. E como já foi dito, até temos trinco para o 4x3x3.

Quando Wolfswinkel dá provas de conhecer todas as movimentações de um verdadeiro ponta de lança. Apesar de ainda muito verde, tal como Domingos referiu por alturas da contratação, crucial em espaços curtos.

Força Sporting!

SL

Leão sem Palas disse...

LR

Faz lá um post sobre o João Silva, nosso Tri Atleta que ganhou pela 1ª vez uma prova do Circuito Mundial

Afinal não é só o camafeu da vanessa fernandes (foi 26ª) a ganhar provas no Triatlo

Carrega Sporting

Hugo disse...

Vitória preciosa, o arbitro hoje não esteve mal e apesar de ter expulso e bem o jogador do rio ave por simulação, acho que ficaram por mostrar alguns cartões... na 2ª parte só vi o rio ave a distribuir porrada, já no jogo em paços foi igual, os adversários connosco não se inibem a "dar pau", é distribuir fruta a tudo o que mexe. já com o Porto e Benfica não vejo a mesma atitude, ao Aimar e Hulk (só para dar 2 exemplos) até parece que estendem a passadeira.

Daniel disse...

"...o arbitro hoje não esteve mal..."

Hugo, concordo consigo, foi o que melhor controlou muitos momentos do jogo como quis, e de forma inteligente, sem dar nas vistas...

SL

Hugo disse...

Isso já não sei Daniel, admito que não vi o jogo com atenção mas do que vi já achei que marcou faltas que num passado recente não se marcavam a nosso favor. Por isso do que vi só posso mesmo queixar-me de que ficaram por mostrar alguns cartões.

EyeOfTheTiger disse...

Houve alguma dualidade de critérios na amostragem de cartões. O árbito tentou inclinar um pouco o campo, mas também não se assistiu às vergonhosas arbitragens dos primeiros jogos.

Ontem viu-se uma equipa a querer ganhar o jogo. Algo visto nos 15m de Paços, 45m iniciais na Suiça, mas raramente visto num passado recente.

Curioso o facto de JP e RP, os únicos sobreviventes dos naufrágios passados, terem sido dos piorzinhos em campo.

Lion,

As zonas do país onde estavamos habituados a deixar pontos eram tantas, que só mesmo ganhando em (quase) todos poderemos continuar a "dar pontapés na crise".

Daniel disse...

EyeOfTheTiger,
não concordo consigo quando escreve que "não se assistiu às vergonhosas arbitragens dos primeiros jogos"...

Imagine que eu era árbitro. Era nomeado para apitar no carnide um jogo com o SCP. Pode ter a certeza que ia controlar o jogo e no fim ninguém ia ter jogadas duvidosas de penálti para rever durante a semana. Mas que o carnide se ia sentir lesado... ia de certeza.

Um árbitro que saiba o que está a fazer controla um jogo sem dar nas vistas.

Foi bem evidente a arte mágica, entre o primeiro golo do Rio Ave e o terceiro do SCP. É fácil. Contei 5 jogadas – sim, foram 5, nem mais nem menos – neste período, em que as jogadas de ataque do SCP foram sistematicamente cortadas, ou em faltas não marcadas ou marcadas e sem o respectivo cartão – aquela entrada ao Rinaudo por trás, do lado esquerdo, a acabar o jogo, dá vontade de lhe dar na tromba. E a jogada em que o Schaars recebe a bola de costas e é ceifado... uma jogada que poderia ser perigosa para o SCP deu contra-ataque para o Rio Ave. É tão fácil...

Marcar penálties que não são ou não marcar os que são é ser muito burro!

SL

ps: isto obviamente sem contar com o penalti aos 87m... os especialistas que na semana passada achavam que uma bola à queima na barriga ("...com o braço direito, de forma deliberada, intercepta a trajectória da bola..") e/ou na cabeça ("...N'Diaye, com o braço levantado acima da cabeça, ocupa espaço e ganha volume, tocando deliberadamente na bola...") é falta (um deles até pedia o vermelho), desta vez, no braço, já acharam que não...enfim...

EyeOfTheTiger disse...

Sim, esse penalty aos 87m que nenhum especialista se dignou sequer a discutir. Os jornalistas e analistas branqueiam sistematicamente estas jogadas a favor do Sporting, mas também é verdade que os "comentadores" sportinguistas deviam fazer barulho com o caso e ninguém o faz.

E se por acaso não temos ganho, era mais um penalty que ficaria por marcar com influência directa no resultado.

E claro que o arbitro foi esperto e matreiro. Controlou bem o jogo para o lado que quis, e também é certo que cortou mais lances de ataque do Sporting que do RA.

Mas o que quis dizer foi que o xistra na 1ªjornada, e proença na 3ª foram mais artistas. Ou mais "burros" como diz.

NAM disse...

Patricio para o banco já no jogo com o Setubal.

Marcelo precisa de ser motivado e Patricio precisa de passar pelo banco para aprender a estar concentrado durante todo o tempo de jogo.

"Everyone [should] will get a chance and it's important they make good use of it"
Mourinho dixit

Lionheart disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lionheart disse...

Eye, o Sporting nos últimos 30 anos sempre perdeu muitas vezes no Norte, com a agravante de o campeonato estar centrado aí. Tivemos durante muitos anos uma "síndrome" do Norte, atenuada com os títulos da década passada, em que matámos uma série de borregos. Mas depois voltámos ao mesmo. É por isso que estas duas vitórias no distrito do Porto sabem tão bem. Que seja para continuar.