terça-feira, 28 de junho de 2011

O plantel

O plantel do Sporting ainda tem algumas arestas por limar, espera-se com reforços de qualidade indiscutível. A defessa parece ser o primeiro sector a ficar fechado. E para já temos:

GR - Patrício, Tiago, Golas (?)
Defesas Laterais - Arias, João Pereira, João Gonçalves, Evaldo, Tulan (?)
Centrais - Polga, Carriço, Rodriguez, Onyewu (?)
Medios - Pedro Mendes (?), Zapater (?), Rinaudo (?), André Santos, Schaars
10 - Valdés, Matias
Extremos - Izmailov, Carrillo, Djaló
Avançados - Postiga, Rick Van Wolfs

Precisamos com urgência de um ou dois bons extremos e um belo ponta de lança. Vamos ver o que os próximos dias nos reservam e eu acredito que ainda teremos uma ou duas boas surpresas.

21 comentários:

M! disse...

Com esse plantel ainda estamos longe dos rivais, apesar de nos termos aproximado, relativamente à época passada - não é difícil.
Falta contar com o efeito Domingos, em quem deposito bastante esperanças e nas contratações que faltam.
Como o Titular Indiscutível diz é urgente que as últimas contratações sejam um ponta de lança e (pelo menos) um extremo de excelência. Qualquer coisa abaixo disso e vai ser complicado. É de lembrar que ainda sobram uns 20M!!
Se viessem dois extremos e um PL e sair ou Pedro Mendes ou Zapater dá os tais 23+3 e acho que ficamos com um plantel, que apesar de dificilmente ser campeão, é capaz de dar alguma luta.
SL

Pedro O. disse...

Pois eu acho que virá apenas mais 1 jogador.

Godinho Lopes disse claramente que dia 4, o plantel estaria fechado com mais 4 jogadores e disse-o de forma inequivoca, ou seja, Rinaudo(1), Atila Turand (2), Onyewu (3) fica a faltar apenas 1 jogador.

Tenho a convicção que as caracteristicas que referes se vão fundir num unico jogador, ou seja, alguém que parta da linha para o meio, que seja explosivo e que tenha capacidade de aparecer na área a finalizar, criando situações de vantagem numerica nas zonas de finalização. Acho que o nome que se fala do bulgaro Spas Delev encaixava que nem ginjas nestas premissas.

Qualquer truta que venha por acrescimo, será mais folclore para vender gameboxes.

Atenção que, goste-se ou não, faltam no plantel apresentado Maniche e Saleiro que se se apresentarem no dia 4, têm de ser contados como os outros em termos de dimensão de plantel.

Leão da Madeira disse...

Concordo, faltam aí os tais extremo e avançado, ambos de excelência para termos um plantel competitivo. Na minha opinião, ainda faltava um bom defesa esquerdo para concorrer com o evaldo. Um aspecto positivo a salientar é que ficamos com um meio campo de lucho, não sei se não será o meio-campo com mais qualidade na nossa liga (reparem que, à partida, temos como segunda linha do meio campo num pressuposto 4-3-3, por exemplo: mendes, santos e valdés).
O centro da defesa também fica bastante competitivo caso chegue onyewu. Os nossos centrais titulares do ano passado podem muito passar a suplentes este ano. Bom, aguardemos então pelo extremo e pelo avançado, que têm mesmo de ser muito bons, senão o plantel fica desiquilibrado.

SL

Leão da Madeira disse...

*um meio campo de luxo

Miguel Guerreiro disse...

Boas na minha opnião mas ja sei que não se vai concretizar...
O Sporting precisa de um gr, de baixo custo que faça concorrencia ao Patricio.
Um defesa esquerdo (Não é o Tulan), pelo menos 1,80, bom defensivamente, e bom a cabeçear... (sugeria o Insua...)
Um outro central para o lugar do Polga, visto que Carriço e Rodriguez sao 2 centrais do mesmo tipo, sugeria a contratação de 1 central novo, com potencial, e diferente destes 2.
Alem do Rinaudo, falta, outro médio defensivo, diferente deste, com as caracteristicas do Petovic, mas queria um jogador novo, e bom no jogo aereo, para o caso do Sporting estar a ser massacrado com cruzamentos, este rapaz entrar...
Para extremos, simplesmente so ha 2 opções... Guardado e Quaresma, e não é vir um ou outro, mas sim os 2...
Para ponta de lança, visto que Djaló e Carrillo (embora nao seja garantiam de 15 golos por epoca) tambem fazem essa posição, e Ricky e Postiga tem alguns pontos em comum, contratava um jogador movel, mas com instinto de matador... Alguem tipo Lisandro...
Em conclusão, falta
1-Gr, 1- DC (já a contar com o Oguchi),1-DE , 1- Trinco, 2-Extremos, 1- Avançado
Ou seja por mim com menos de 7 reforços, é outra epoca a penar...
Nao é com tulan, arias, que vamos lá temos que ser realistas... para estes jogadores conseguirem singrar é preciso uma boa base... coisa que na minha opnião ainda nao temos... enfim... espero que o GL e companhia abra os olhos...

Peyroteo disse...

Que história é esta agora do Luís Aguiar?!

João disse...

Peyroteo

Sinceramente acho que não devemos comentar rumores. Corremos o risco de estar a chover no molhado.

Então uma rádio sem qualquer reputação a nível desportivo manda um bitaite cá para fora, com base nesse bitaite começa-se a especulação e umas horas depois já se está a perguntar qual é a história??

Não há história nenhuma, pelo menos para já.
Vamos mas é comentar este post porque tem muito que se lhe diga.

SL,
Xait

vitor disse...

Sem sombra de duvida vão ser apresentados um extremo e um outro ponta de lança. Era improvável começar a época só com um avançado apto a jogar entre os centrais adversários.

Porque é que eu acredito no Domingos? Até à data o que conseguiu foi com boas defesas, um bom trinco e um meio campo sofrivel. O Braga não tem orçamentos para bons avançados. Só para falar dos que estão, o Domingos nunca sonhou com um Postiga ou com um Wolfswinkel.

Nesta altura já tem uma defesa melhor que algum dia teve, meio-campo idem.

O Domingos previlegia o trabalho! Nós a ultima vez que o fizemos com um plantel capaz quebrámos o jejum de 18 anos!

Força Sporting!

SL

P.S. Que eu saiba, o clube nunca demonstrou qualquer interesse no Delev, para muito pena minha, o jogador é que tinha interesse em representar o Sporting.

CPA disse...

o matigol n conta»????

Peyroteo disse...

João, a contratação foi dada como certa no blog fora-de-jogo ontem às 13h. Vou esperar pela confirmação mas não vejo grande utilidade no Aguiar, tendo em conta os jogadores que já temos. Parece unânime que o plantel necessita sim de um extremo (ou dois) e um avançado centro. Penso que será aí que o Sporting vai investir um bom dinheiro.

Fito Rinaudo disse...

O jogador francês do Grenoble chama-se Atila TURAN!!

A confirmar-se Onyewu fico muito contente, mais do que se fosse Alex Silva ou Garay, é um jogador impressionante, com 1,96m, com uma velocidade fora do normal num central alto e com um arcaboiço ao nivel do futebol americano, muito bom, aguardo ansiosamente pela confirmação!

Também acho que o plantel será esse, com Pedro Mendes a assumir um papel importantissimo pela sua experiência, podendo mesmo ser o 5º central da equipa!

Espero que seja apresentado um ou dois jogadores com qualidades indiscutiveis, competentes e se possivel que despertem o efeito "Scheimeichel".

Apesar das palavras do presidente GL acerca dos 30 milhoes, não veja obrigatoriedade em gastar os 30 milhoes, nem sequer o vi dizer que ia gastar em contratações, podendo até este valor vir a ser usado para pagar ordenados!

SPORTING SEMPRE!!

M! disse...

Já agora, é a Atila Turan, e não Tulan.

João disse...

Defensivamente acho que podemos ser competitivos.

A defesa, João Pereira-Moisés-Rodrigues-Evaldo, com Eduardo na baliza e Domingos no banco, foi a melhor defesa do campeonato há 2 anos. (JP jogou só meia época).

Se trocarmos Eduardo pelo Patrício e Moises por Onyewu, penso que ficamos ainda mais fortes.

Adoro Matias e Valdes, numa equipa que esteja a a render são 2 jogadores para fazer a diferença.

Onde tenho mesmo mais dúvidas, é na posição 6. Rinaudo sem férias e sem adaptação ao nosso futebol, P. Mendes nao aguenta a época toda sem lesões e Zapater tem que fazer muito mais do que fez na última época.
E na frente. Sinceramente stou a ver-nos mais um ano com dificuldades em sair do 0-0 em jogos em casa.

Mas vamos ver o que esta semana nos reserva.

Para além disso, o plantel pode estar 90% completo no dia 4 mas fechado só mesmo em Setembro. Há sempre oportunidades de negócio até ao fim do prazo.

SL,
Xait

Pedro O. disse...

Vitor,
obviamente que enquanto os jogadores não aparecerem de cachecol ao pescoço e com a camisola vestida, a garantia de que qualquer jogador seja do Sporting é relativa, mas relativamente ao Spas Delev que continuo a dizer que seria um tiro na mouche relativamente às necessidades mais prementes do plantel, transcrevo o seguinte, que obviamente vale o que vale e cada um poderá acreditar mais ou menos:

"Nikolay Jainov, empresário de Spas Delev, confirmou a notícia do Correio da Manhã sobre o interesse do Sporting no avançado búlgaro de 22 anos. "Sei que o Sporting o segue há muito tempo e está interessado no jogador. Desconheço se já foi feita alguma oferta ao CSKA Sófia, até porque são assuntos que têm de ser tratados entre clubes, pois o Spas Delev tem contrato até 2013", disse o agente do atleta.

Pelo que o CM apurou, Delev está muito entusiasmado com a possibilidade de jogar no Sporting, clube que poderá pagar menos de dois milhões de euros para ficar com o jogador. O Gazientespor (Turquia) também já mostrou interesse, mas o atleta prefere os leões. Delev é comparado a Stoichkov (ex-Barcelona). "

noutro artigo:

"O CM soube que o Sporting ofereceu dois milhões de euros para adquirir o atleta, verba que agradou ao clube búlgaro.

De acordo com as fontes contactadas, Delev reúne o perfil desejado por Domingos Paciência, que quer um futebolista que actue pelos flancos mas que também seja capaz de jogar perto do ponta-de-lança, em zonas mais centrais do terreno. "

Repito - vale o que vale, mas parece ter algum tipo de consistencia, pelos valores, pelas caracteristicas do jogador e pelas lacunas do plantel.

cumprimentos!

vitor disse...

Eu nem estou convencido que as transições rápidas sejam a forma que Domingos privilegie. Era a que os jogadores que tinha na frente lhe permitia. A maior qualidade que eles tinham era correrem muito, o que começava a ser posto em causa com a perda de velocidade de Alan. Na área só teve cepos! Deve ter pensado muitas vezes, que me dera um Liedson!

Acredito que com mais qualidade na frente privilegie mais a posse. Ao fim e ao cabo o Domingos foi um artista enquanto jogador. Já o adn de guerreiro continuará a exigir a qualquer jogador.

Era bom chegarmos a dia 4 com metade do entusiasmo da massa adepta do Braga nos ultimos anos.

SL

vitor disse...

Pedro O,

Eu já disse aqui, poucas vindas me entusiasmavam mais.

Infelizmente ao que julgo saber a noticia foi mesmo plantada pelos empresários do jogador. Com a ajuda de um ex-jogador búlgaro que já jogou cá e que ninguém ganha nada em que eu diga quem é, por isso...

SL

vitor disse...

Estava em causa acima de tudo proporcionar uma carreira ao jogador fora da Bulgária. Por isso da minha parte fica sempre a consideração para quem tentou colocar um bom jogador no Sporting.

SL

JC disse...

Em relação ao Onyewu, apesar de ter sido, na minha opinião, um dos melhores centrais europeus quando jogava no Standard, tenho algum receio sobre a sua actual capacidade.
Parece-me que perdeu velocidade e não sei se, depois da grave lesão que sofreu, atingiu já o nível de há uns 3 anos atrás.
Alguém tem mais informação sobre a ACTUAL capacidade deste jogador?

Leão da Madeira disse...

Miguel,

Peço desculpa, mas de futebol a sério pareces perceber pouco, sugiro que não jogues mais FM, porque acho que devias ter a perfeita noção que esse plantel que queres nem é possível talvez com 40 milhões de euros. Nem o porto faz planteis assim, estás a exigir que a equipa tenha a segunda e terceira opções tão boas como a primeira em cada posição. Acho que tendo em conta os anos anteriores não deve ser muito fácil contratar carradas de bons jogadores. Nem é saudável para a equipa sofrer uma revolução radical de um dia para o outro, no carnide FC é que se compram rebanhos e se gastam balúrdios. O plantel ainda não está ao nível (isso é certo), mas não o que dizes não é minimamente comportável.
Falta o tal extremo e o avançado, isto depois de onyewu estar confirmado. Concordo também que turan não é o lateral esquerdo de peso que precisávamos, mas se isso abrir espaço para dois craques nas posições de extremo e avançado fico satisfeito na mesma.

SL

Pedro Filipe disse...

Oh leão da madeira,

eu também jogo muito FM lol mas tens razão, é um plantel inimaginável (pk aki não aceitam truques). Como já te disse há 2 ou 3 dias, e tu concordas, um extremo e um ponta de lança são essenciais. mais algum jogador...só abdicando do P.Mendes ou do Zapater, na minha opinião. Vamos ver.

Embora rumor...Luís Aguiar e Diego seriam, para mim, uma enorme desilusão e deitariam por terra o bom trabalho feito até aki.

Leão da Madeira disse...

Pedro Filipe,

sim já por várias vezes expressei a minha opinião sobre as carências do plantel. E não me agrada nada que uma das poucas contratações que ainda vamos fazer seja um 10, era estar a deitar dinheiro fora.

SL