segunda-feira, 16 de maio de 2011

O plantel

Depois de terminada a época, chega finalmente a altura de eu como sócio, accionista e detentor de gamebox pegar na vassoura e dar o meu contributo para correr com o "lixo" que julgo existir no nosso plantel.

Fui ao site do clube e verifiquei que actualmente o SCP tem 27 jogadores:
GR- Rui, Tiago e Timo.
Defesas- Cedric, João Pereira, Abel, Caneira, Torsi, Carriço, Polga, NAC, Evaldo e Grimi.
Médios- Pedro Mendes, Zapater, André Santos, Izmailov, Maniche, Matias, Cristiano, Valdes e Tales
Avançados- Postiga, Djaló, Saleiro, Vuk e Salomão.

Ora destes 27 facilmente se percebe que Timo, Abel, Cristiano e Tales que acabam contrato com o clube não vão ver o seu vinculo renovado e vão deixar de ser nossos jogadores. Temos ainda a situação de Tiago que para suplente e mantendo o seu vencimento baixo não me espanta que seja renovado o seu contrato.
Depois temos alguns jovens que devem ser emprestados para que possam mostrar o seu valor. Incluo neste "perfil", Cedric, NAC (se não conseguirmos enganar ninguém com uma venda) Saleiro e Salomão.
Temos ainda aqueles que mesmo com contrato dificilmente vamos conseguir mercado para eles e vamos ter que recorrer a rescisões de contrato que nos vão custar alguns milhões de euros nestes casos insiro o Caneira, o Grimi e o Maniche. Obviamente se conseguirmos "vender" a alguém mesmo não recebendo nada mas sem ter que pagar o que resta do contrato a estes meninos já era um bom negocio.
O mesmo se vai aplicar aos restantes nomes que vou enunciar com a diferença que os outros não têm qualquer hipótese de ficar no plantel e os próximos se efectivamente e depois de todos os esforços prefiro os manter no plantel do que pagar para eles irem embora entre eles estão, Polga, Pedro Mendes e Vukcevic.
Existe ainda um ultimo grupo de jogadores que a chegar uma proposta que nem necessita de ser muito elevada encarava com bons olhos uma transferencia: Carriço, Zapater e Djaló

Resumidamente os únicos que tinham lugar garantido na próxima época seriam:
-Rui, João Pereira, Torsi, Evaldo, André Santos, Izmailov, Matias, Valdes e Postiga que se juntaria Tiago após a renovação.
Ou seja dos 27, 10 ficariam e 17 via final de contrato, empréstimos, libertação a custo 0, rescisões e vendas saíram do clube.

Obviamente que na cabeça dos dirigentes do SCP, e são esses que têm que decidir, pode não estar esta perspectiva de ver o plantel mas esta era a minha vassourada!

É bom lembrar também que o SCP tem uma quantidade considerável de jogadores emprestados e que terá que igualmente tratar do seu futuro.

Quanto a entradas e sem querer me alongar muito sobre isso, apenas dizer que quero e vou estar atento para verificar onde os 30 milhões vão ser gastos. Até agora contratámos Carillo por cerca de 1 milhão numa lógica de contratação a longo prazo e ainda vão chegar mais 2 "iguais" a ele. Tem se falado de muitos jogadores em final de contrato e tem se falado no regresso de alguns emprestados. Bem sei que o dinheiro não dá para tudo mas se queremos re-erguer o clube não podemos "dar" aos sócios algo parecido sequer com as ultimas épocas!

Saudações Leoninas

17 comentários:

Fernando Alvega disse...

Só não concordo com a inclusão de Postiga no plantel para a próxima época.

Filipe disse...

Sendo verdade a contrataçao de bobo, e as sondagens feitas a jo e tulio de melo, acho que postiga nao ficara.

h disse...

Para comprarem um jogador igual ao Postiga, hoje no mercado, quanto é que era preciso gastar ?

O Postiga é bom jogador, não é um finalizador nato (mas quantos é que são), e tem qualidades muito acima da média.

Se há jogadores que têm subido a pulso dentro do Sporting é ele e o Rui Patricio, que para alguns já tinham sido despachados á muito tempo.

SL

Fito Rinaudo disse...

Concordo com essa vassourada, seria a minha também!

Quanto a reforços, gostaria de ver Ricardo (que saíu para o betis),Oscar Wendt, Rodriguez, Alex Silva ou Garay, Radosav Petrovic ou Mamadu Diarra, um box-to-box estilo Tiago (atletico/juve), Brian Ruiz, Johan Elmander e Kleber (maritimo).

SL

Miguel Guerreiro disse...

Boas é a 1ª vez que comento este blog, e após ler a vossa análise, gostaria de deixar aqui a minha opnião.
Concordo plenamente com a vossa análise, excepto em 2 pontos: O Postiga não tem qualidade, para o Sporting. E o Djaló vai ser aposta certa no Domingos no próximo plantel.
O meu plantel teria o seguinte esboço:
Gr:
Patricio
Golas
Tiago

DD:
João Pereira
João Gonçalves

DE:
Wendt (ao que parece está certo)
Evaldo

DC:
Alex Silva
Rodriguez
Torsi
1

MDC
Petrovic (Partizan)ou Kouyáte (Anderlecht)
Mamadou Diarra (final de contrato)
Kouyáte (Anderlecht)

Box-to-Box
André Santos
Renato Neto
Izmailov

(Sendo que tanto o Mamadou Diarra, como o Petrovic fazem esta posição)

Extremo Esquerdo
Leto
2

Extremo Direito
Zahavi (Hapoel)
Perisic (Brugge)

Nº10
Matias
Valdez

Pl
Bobo
André (D.Kiev)

Djaló (jogador versátil que tambem faz de extremo)


Penso que teriamos um grande plantel, cabaz de lutar não só pelo campeonato português como tambem pela liga europa.
E já agora, onde se encontra os numeros passo a explicar:
o número 1, apesar de ficarmos com bons centrais, fico com algumas dúvidas se serão os melhores, visto que o Alex Silva não se adaptou ao futebol europeu, o Rodriguez é bom, mas não é de top, e o Torsi o mesmo. Mas tambem contratar um Garay e depois ter 2 centrais de alguma qualidade no banco era um desperdicio de €. Será que em emprestar o Torsi não seria o melhor? (é uma questão para todos os leitores deste blog responderem...)
E em relação ao número 2, é uma posição carenciada, que o Vuck poderia preeencher, mas destabilizadores de balnearios não obrigado!!
Seria o Carrillo o indicado?
Será o Djaló uma boa opção para este lugar?
Na minha opnião sim...
O tal André (D. Kiev) é um sonho meu, mas com a baixa de forma que este tem tido, penso que está ao alcance do Sporting, numa opção de co-propriedade, o mesmo acontece com o Jô e ficariamos com 3 pontas de grande classe, a questão é se a competividade seria saudável.

Cumps,

José Gustavo Mestre

EyeOfTheTiger disse...

Essa do Kleber é "engraçada". Acho que o Sporting não o devia deixar cair. Mas isso implica guerra aberta. Vamos esperar.

Samp disse...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=263580

Por ser um jogador com potencial (que dificilmente se vai desenvolver no nosso campeonato) até via com bons olhos o empréstimo do Yannick precisamente a clubes dos campeonatos em causa.

johnC disse...

para o plantel do scp penso que temos que ver muito bem os jogadores que temos nos nossos quadros... temos muita qualidade vinda da formação emprestada e até nos juniores que necessita de espaço para aparecer!

Assim de cor lembro-me do nuno reis e renato neto que têm estado em todos os jogos praticamente do cercle que não fez um mau campeonato belga, temos o joão gonçalves que pode fazer muito bem a cobertura ao joao pereira, temos o adrien e o pereirinha que podemos aproveitar, o vitor golas que pode nesta época fazer de terceiro guarda redes (e ficar com a taça da liga por exemplo ou a taça).
Basicamente acho que poderíamos ter um banco vindo da formação e uma equipa titular de grande qualidade já que não necessitamos de comprar tantos jogadores, poderíamos apostar forte em jogadores chaves e correr menos riscos de flops como vem sendo habito

Sendo assim:

GR- R.patricio, tiago, vitor golas(ou ricardo baptista),
dd- jpereira, joão gonçalves (e emprestar o cedric),
dc- rodriguez, garay (ou do nível destes), carriço,nuno reis,
de- CONTRATAÇÃO DE QUALIDADE, André marques (so mesmo como substituto...),
mdef- CONTRATAÇÃO DE QUALIDADE, André santos
mcentro- CONTRATAÇÃO DE QUALIDADE, renato neto
10- matias, j.valdes
extremos- 2 CONTRATAÇÕES DE QUALIDADE, izmailov, djalo e carrillo
avancados - 3 CONTRATAÇÕES DE QUALIDADE, Hélder postiga

Ao todo seriam necessários 10 jogadores! destes parece que já temos rodriguez, bobo e carrillo assegurados portanto ficam a faltar 8 jogadores para 29M e com jogadores da casa no banco e que ganham pouco conseguimos duas coisas: poupar dinheiro nos salarios e direccionar para as contrataçoes aumentando a nossa capacidade negocial e fazer crescer alguma da prata da casa com a ajuda de 8 jogadores de nível!

29/8=3,6Milhoes disponível para contratações por jogador... ou seja dá quase para 8 izmailovs!

Do resto dos jogadores emprestaria:
Golas ou baptista, pedromendes (o puto), NAC, Eric Dier, cedric, William C., Zeziho, Wilson E., Pereirinha, salomão

O resto ia de vela, de chuto no cú, em contentores para o espaço ou de outra forma qualquer desde que não voltasse a pisar os nossos terrenos!

SL

Ricardo Costa disse...

Saudações Leoninas

Sou da opinião, que tendo em conta a actual situação financeira aflitiva, com problemas de tesouraria e com um passivo para abater, o Sporting não pode esbanjar dinheiro e aproveitar o máximo de jogadores que possui com contrato.

Sendo assim, do actual plantel, ou por estarem na curva descendente da carreira e/ou elevado salário sem retorno desportivo, eu dispensaria o Maniche, Polga, Caneira,Hildebrand, Grimi,Postiga Vuk, Tiago, Abel, Cristiano e Tales

Apesar de tudo ainda dava uma chance ao Pedro Mendes, porque foi afastado por lesão, e não por fraco rendimento desportivo.

O casos do Postiga e Vuk passo a explicar. São daqueles jogadores que se ama ou se odeia. Pois, eu até acho que até têm um bom toque de bola, e tem uma técnica acima da média, mas as suas personalidades não se adequam para uma equipa que quer ser campeã. Para além de não serem goleadores, bem longe disso, revelam muitas vezes o seu egoismo em brilhar individualmente em vez de pensar no colectivo. Tantas vezes os vimos a chutar ou querer fintar, em vez de dar a bola a colegas bem melhores posicionados para marcar.


E dispensei 10 ou 11 dos dos 27. Uma equipa ainda assim.

Para regressar: Bruno Pereirinha, João Gonçalves, Adrien, Ricardo Baptista,Renato Neto, Wilson Eduardo, Vitor Golas e Pedro Mendes ou Nuno Reis (ex-juniores). A custo zero (sem pagamento de transferência, embora com prémio de assinatura), contratar o Rodriguez,Oscar Wendt, Bruno Gama, e Alex Silva.

Contratar: Como acho que é o nosso maior défice, aqui contratava um bom avançado. Era a única contratação a gastar algum dinheiro.

João Santos disse...

Não concordo com a saída de NAC (acho que tem muito potencial que facilmente pode ser aproveitado por um bom treinador, e que a ser despachado, seguirá o mesmo caminho que por exemplo Varela), e não concordo também com a permanência de Postiga. Mau demais para o Sporting! Um dos poucos jogadores que só de ver em campo enerva!Constantemente em offside, para marcar 1 golo falha 20, etc. Simplesmente mau demais!

h disse...

Por o Vuk e o Postiga n mesmo saco, é uma grande confusão, personalidades diferentes, entrega ao jogo diferente, nvel tactico diferente, efim ....
O Postiga tem limitações? Tem, não é jogador para resolver sozinho lá na frente, mas tem outras qualidades raras em PL, e quanto á entrega talvez tenha sido o jogador do Sporting que mais lutou este ano.
Espírito de campeão ? È o jogador do plantel com mais titulos.
Quanto ao rácio oportunidades/golos, talvez fosse bom comparar com o rácio do Iguaín até se lesionar.
SE preferia o Acosta, sim, se perferia o Jardel, sim, se prefiro ter lá na frente um matador, prefiro.
Mas um jogador como o Postiga é útil, e para comprar um igual, é muito dinheiro.

(não sei se a equipa lhe propocionou 20 oportunidades esta época)

SL

Unknown disse...

Este Cardinal, é uma autentica desilusão !

Agr tem um processo disciplinar, pq faltou a um treino, para ir ver o "seu" Porto na final da Liga Europa.

Mike Portugal disse...

joseantunes,

Espero que o multem com um valor bem pesado. E que o encostem uns quantos jogos na bancada.

Ricardo Costa disse...

Não concordo com o h em relação ao Postiga.

É o jogador com mais titulos de campeão? É. Ganhou sozinho? Não.
Só por isso revela ter espirito de campeão? Também não. Aliás ele já nem acabou a época em que o porto ganhou a uefa. O Mourinho despachou-o de vez! Por alguma coisa, foi.... E hj vemos pq.

Entrega?? Onde? Ele só pensa nele.

Já irrita as bolas que ele não dá de primeira e pára os contra-ataques.
Já irrita não aprender a evitar os foras de jogo.
Já irrita as faltas atacantes por não saber dominar uma bola de peito (vai sempre com as mãos) e o árbitro está sempre a apitar
Já irrita os remates de meio campo
Já irrita não dar a bola ao colega, mesmo que esse esteja isolado à frente do GR (não sai da cabeça aquele lance com o leiria)
E já irrita os constantes falhanços

Unknown disse...

Mike.... Multem e encostem?!?! E apenas isso? Vou te informar que esse menino e o divanei, mais o Ricardinho, já tem pre acordo com o CSKA, que vai investir forte no futsal... Este tá a arranjar maneira pra ir de borla!

h disse...

Ricardo Costa,

Como disse é daqueles jogadores que se gosta ou não, até aí tudo bem, temos opiniões diferentes.

Quanto á entrega, bem, acho que não lhe podem apontar nada, mas, como já vimos pelos vários comentários é outra matéria em que cada cabeça sua sentença (assim como aos jogadores), se formos a ver as difersas opiniões sobre jogadores, comseguiamos formar para aí uns 5 planteis diferentes.
Quem tem razão ?

Mas deixo aqui o seu comentário

"É o jogador com mais titulos de campeão? É. Ganhou sozinho? Não."

Concordo e isso diz muito daquilo que penso, basta olhar para a nossa equipa (não jogadores individualmente)

SL

felipe.carvalho disse...

Mais uma vez o Cardinal gozou com o Sporting. Tem uma qualidade fantastica como jogador mas como pessoa não merece estar no sporting. Faltar ao treino sem avisar só para ir ver a final da liga europa para apoiar um rival nosso é demais.