terça-feira, 15 de março de 2011

O fundo e o resto

A notícia do dia prende-se com a apresentação do fundo de 50 milhões de Bruno de Carvalho. Foi ontem apresentado e revelados os nomes das pessoas envolvidas. Começou de imediato o levantamento de suspeitas sobre a idoneidade dos russos associados ao fundo, principalmente Leonid Tigashov (ex-Presidente do Comité Olímpico).
Desdobram-se em entrevistas os homens das listas concorrentes.

120 comentários:

Leão de Stª Engrácia disse...

Hoje é melhor o BdC vestir o colete à prova de balas e meter o capacete pois vão começar a chover críticas, considerações o ofensas de todos os lados.

Lionheart disse...

O José Milhazes não é parte interessada nas eleições no Sporting e é bastante claro na apreciação que faz do tipo de pessoas que o "candidato" Bruno de Carvalho quer que "invistam" no Sporting. Isto é demasiado degrandante e vou esperar que a "poeira" assente, mas depois haverá muito para dizer. Há pessoas que vão ficar mal vistas. A patrocinam-se listas sabendo tanto quanto os miúdos que escrevem na internet? Inacreditável.

Leão de Stª Engrácia disse...

Caro Lionheart, não entendi a tua posição: os homens são credíveis ou não? Eu ouvi o José Milhazes e não me pareceu que tenha feito considerações depreciativas sobre estas 3 pessoas. A única coisa que depreendi das suas palavras é que eram de facto pessoas muito influentes no desporto russo e com bons contactos no meio político.

SL

leão verde disse...

Desonestidade intelectual é que não.
O José Milhazes, que eu ouvi, disse que eram pessoas influentes. Não disse nada de mal em relação a eles. E se ser amigo do Putin é mau, então ser amigalhaço de quem nos tem encavado e sugado até ao tutano e se dispõe a continuar a mesma senda, é o quê? Bom para o Sporting?
Parafrazeando Vasco Pulido Valente: Não me lixem!

Lionheart: defenda o seu candidato, mas não lance poeira e mentiras para a net.

Lionheart disse...

O correspondente da Lusa em Moscovo é José Milhazes.

http://www.destak.pt/artigo/90071-leonid-tiagatchov-o-homem-que-subiu-com-putin

Mike Portugal disse...

Para quem estiver interessado está aqui uma boa explicação, com exemplos, de como funciona o fundo -> http://osangueleonino.blogspot.com/2011/03/e-no-fundo-sera-sempre-capacidade-de.html?showComment=1300184718269#c609816741759686140

Esta analise foi feita pelo MRO que percebe do assunto e ainda por cima é a favor de Godinho Lopes, portanto, consegue ser completamente imparcial na sua analise.

Leão de Stª Engrácia disse...

Devo dizer antes de mais que ainda não defini o meu sentido de voto mas não posso deixar de registar com alguma surpresa que num país onde se vende dívida soberana à China ( uma nação mundialmente conhecida pelo seu imenso respeito pelos Direitos Humanos ); onde se vendem Magalhães ao Sr. Chavez ( um símbolo da democracia à boa maneira sul-americana ) ; onde se compra gás e petróleo à Líbia do carniceiro Kadhafi, tudo em negócios que envolvem milhões, sejam os 50 milhões de euros - dos quais parece que só 20 vêm da Rússia - do fundo do BdC a fazer tanta confusão a tanta gente.

Dupla ética?

SL

Leão de Stª Engrácia disse...

É este o passado criminoso do Sr. Russo a que alguns se referem?

"Em 1979, Tiagatchov vê-se envolvido num escândalo de contrabando. Segundo escrevem os jornalistas Iúri Felshtinski e Vladimir Pribilovski, ao regressar com a selecção soviética da Aústria, a polícia alfandegária descobriu na bagagem, no lugar das botas de esqui, 120 pares de calças de ganga, mercadoria muito cotada no mercado negro da URSS, tendo o escândalo sido abafado com grandes esforços.

José Maria disse...

Ainda não defini o meu voto e continuo com grandes "certezas" de que o vencedor será GL. Aposto que BdC não passa do 3º ou, com um pouco de sorte, do 2º.

Contudo respeito BdC, acho que prometeu algumas coisas e cumpriu sempre. Tem as coisas bem definidas e tudo preparado e organizado. Ao contrário de outros prováveis derrotados, BdC deu tudo o que tinha e mesmo que perca um mérito terá: fez GL e DF subir a barra.

GL será, provavelmente, o presidente e graças a BdC será muito melhor do que se previa. Ainda bem pois apesar de não ter o meu voto (nunca!) será certamente o meu presidente.

SPORTING 2011 disse...

Para aqueles que continuam a lançar suspeitas.
Um fundo fechado é um investimento que como todos os investimentos pode garantir dividendos ou prejuízos.
Quem apostou no SPORTING aderindo a este fundo, fe-lo com a convicção de que pode ganhar ou perder, não se trata aqui de alienar património, nem de vender o Clube a ninguem. Trata-se isso sim de garantir investimento para reforçar a equipa de futebol.
Qual é o interesse em saber se os investidores são Russos, Portugueses, ou Chineses?
De onde vem o dinheiro?
Se quelquer um de nós investir nas acções do SPORTING, tambem vão querer saber de onde vem o nosso dinheiro?
Parece-me tudo muito exagerado, começo a pensar que tudo não passa de ciumes mal controlados, de alguem que apesar de jovem conseguiu obter condições para hoje estar a um passo de se tornar Presidente do nosso grande CLUBE, fugindo ao conceito tradicional da hierarquia que se vinha instalando após saída de Sousa Cintra.
Seja Bem Vindo Bruno Carvalho, pode contar com o meu Voto!

claudio.uniao disse...

nao inventem confiem em bdc...

Unknown disse...

Ao ler as declaraçoes de alguns candidatos, para os orgaos do SPORTING fico pasmado, eles sao antigos atletas que estao a convidar para este e aquele cargo(ainda nao ouvi nenhum dizer se veem ganhar dinheiro ou nao)eles sao grandes treinadores e jogadores que veem(que eu já pensso que seremos para o ano o Barcelona de Portugal)enfim é um rol de promessas que parecem aquelas que um certo PM.fez para ganhar as eleiçoes e depois o País está como está.Entao aquela do Sr.Luis Duque é inpressionante(para ser campeao preciso de um cheque e de uma vassoura)um cheque de onde,do BES? nao acredito, dum fundo, mas se ainda nao apresentou nenhum, tambem nao acredito, do GL, tambem nao(quem é o Presidente que poe dinheiro do bolso) só se for do ceu , pode ser que caia algum.Vamos deixar de ser hipocriticas o SPORTING está assim porque nós quisemos, há um ditado que diz(HÁ PRIMEIRA TODOS CAEM Á SEGUNDA, TERCEIRA E POR AI FORA SO CAI QUE É BURRO)VIVA O SPORTING.

Stall^ disse...

Devido a pessoas como o José Maria é que vemos o Sporting no estado que está...

Continue a fazer as mesmas experiências dos últimos anos!

Depois daqui 1 ano volte parar chorar novamente!

Você não vota no BdC ok! porque ele mostrou ser melhor que os outros?Você já admitia e dizia que não vota porque não acredita! Não sabe bem porque mas não acredita!

claudio.uniao disse...

o fundo é simples de perceber.........imaginem q queremos um jogador no mercado q custa 10m.....ora nos nao temos possibilidades de o fazer, o q irá acontecer é o fundo entrará com o dinheiro todo e nos nao daremos nem um euro!
passados 2 ou 3 anos o jogador valoriza-se e é vendido por 15m (por exemplo), sendo q desse dinheiro 10m vao direitos para um fundo (recebem sempre o mesmo valor q investiram)...
ora se as mais valias (lucro) sao 5m entao desse dinheiro 60% (3m) vao para o sporting enquanto 40% (2m) vao para o fundo.......
Por outras palavras no final das contas o fundo investiu 10m e recebe posteriormente 12m enquanto o sporting nao investiu nada e recebe 3m como compensaçao dos salarios gastos com os jogadores......
O unico stress é nunca vender o jogador por menos do q custou (ex:vai acontecer com grimi), mas sim sempre por mais...........e ai a valorização é importantissima...

vitor disse...

Que pelos vistos nem nunca esteve envolvido em branqueamento de capitais. Vai ser uma questão de tempo até ao Barroso ter que vir pedir desculpas ao Baltazar.

A mim até me causa mais espanto o embuste escolher os jogadores. Isto de fundo não tem nada, ninguém vai participar em parte do passe de qualquer jogador. Isto é outra forma de colocar jogadores, também usada no futebol que tem a ver com empresários, onde a parte da lavagem perpetrada por individuos suspeitos até é secundária.

Não vale a pena a preocupação que não vamos chegar a saber quem são os jogadores e por quanto eram avalizados.

O Sporting terá um director desportivo e um treinador autónomos que comprarão os jogadores que bem entenderem. Recorrendo a condições clarissimas!

Força Sorting! SL

DVS disse...

Lavagem de dinheiro Caro vitor?

Como a protagonizado por Juan Figger na compra e venda de Tiui, com o aval de Carlos Freitas?

"O ultimo clube pelo qual Rodrigo Tiuí jogou foi o Fluminense e ,nesta perspectiva,deveria ser a CBF a enviar para a FPF o certificado do jogador.No entanto ,há um pormenor que neste momento está a atrasar todo o processo. Antes de vir para Lisboa,o jogador assinou pelo clube Uruguaio Rentistas,formação à qual os leões pagaram 650 mil euros por metade do passe do jogador.Mas a transferencia para o Uruguai processou-se de forma tão rapida que a federação local nem sequer teve tempo de receber o certificado internacional do jogador...

DVS disse...

Ou talvez o Vítor queira lembras os negócios feitos com Luciano D'Onofrio...

A sua desonestidade intelectual assusta até os mais distraídos. Assuma as suas opções mas não desvirtue a realidade.

SL

Diogo Bernardo disse...

mas qual so 20 vem da russia? SAO 50 PORRA!

Fito Rinaudo disse...

Parece-me claro e inquestionável que neste momento o único candidato que tem um projecto bem definido é Bruno de Carvalho.

Nem falo no fundo, isso é um aparte.

Só o facto de ter habilitações na área da Gestão e do Futebol transmitem-me um certo à vontade.

Depois ter Augusto Inácio é um trunfo muito importante, Homem da casa, perfeitamente ambientado, campeão como jogador e treinador, habilitado para o cargo e com uma costela "da costa" (se bem me entendem).

Tem uma estratégia táctica bem definida desde a formação como muitos de nós vinhamos a pedir à uns anos!

Por fim, Bruno de Carvalho é uma pessoa frontal e directa, bem informado e como se pode ver organizado, bom falante e apaixonado pelo clube.


Quanto aos outros candidatos sinceramente estava à espera de melhor:

- GL e o seu ipad...se falha o wireless lá se vai a credibilidade.

- DF estragou tudo logo de inicio com paulo judas futre.

- Pedro Baltazar tem sido para mim o mais forte a seguir a BdC, vamos ver do que é capaz.

- abrantes mendes = anedota!

Saudações Leoninas

vitor disse...

E claro que também não convém abordar poque é que o senhor negou o investimento - que acabou por prometer sob a protecção da mãe Russia - aos orgãos portugueses.

Sempre queria ver quando o russo vinha a Portugal caso o embuste fosse para adiante. Até já devia ter escolhido o camarote no estádio. Só se fosse no estádio da penitenciária de Lisboa!

Mas o Baltazar não sabia nada, nem ele nem a banca de Londres.

SL

Leão de Stª Engrácia disse...

Caro vitor, já vai ter a oportunidade de engolir as suas já costumeiras patranhas ! Já cá passo.

SL

João Maria disse...

Bruno de Carvalho quer Tiagatchov no SCP, um homem ligado a um passado de contrabando, falências e branqueamento de capitais... sem comentários!

Que personagem! Não é possível que alguém seja tão cego para querer votar neste mafioso.

Schmeichel disse...

Realmente há cada uma.

O negócio do fundo é para mim claro. O dinheiro é colocado cá e os negócios são feitos com o fundo, que existe cá.

É preferível endividar-nos em mais 100 M€? Por algum motivo nunca o GL nunca explicou de onde vem esse dinheiro. Esse GL é que sério, nunca foi processado por ter as mãos pegajosas nem nada!

O Pedro Baltazar... nem sei que dizer. Não consegue explicar uma idéia e agora veio agarrar-se àquele fundo anedótico de 15 M€ que avalia os nossos jogadores ao preço da uva mijona... Nota-se que não tem guito.

danieL disse...

Com que então um Fundo, não é? Russo..Ah bom.

- Alguém sabe em quanto tempo(no mínimo) a CMVM aprova um fundo do género? Sim, por que segundo BdC, vai estar sediado em Portugal.
São seis meses!
Na melhor das hipóteses só em Setembro a Sad poderia usar o dito fundo.
Ou pensavam que uma sociedade cotada em Bolsa pode usar assim um fundo por "dá cá aquela palha" ??

- Acrescente-se que, dada a natureza do fundo e a proveniência do capital, é praticamente certo que a aprovação demorará muito, mas mesmo muito mais tempo do que o normal, pois tudo tem de ser muito claro e limpo para a CMVM.

Portanto, muito dificilmente para a próxima época teríamos jogadores no plantel provenientes do dito fundo.

E o candidato Bruno de Carvalho promete ser campeão para a próxima época com jogadores adquiridos pelo "Sporting Champions".

Avarias..

Leão de Stª Engrácia disse...

Não estou a defender A nem B, mas se há coisa que me enoja são as pessoas que tudo fazem e para quem tudo vale apra fazerem valer o seu ponto de vista. O Vitor é uma delas - e no caso vertente defende o GL - mas também os há do lado de BdC quando invocam "ad nauseam" o caso dos paquetes quando a justiça já se pronunciou e absolveu o Engº Godinho Lopes. Como já tive oportunidade de dizer creio que há muitas e boas razões para não votar em Godinho Lopes y sus muchachos ( como por exemplo Nobre Guedes, PPC, PCF ) pelo que nem sequer seria necessário - nem aconselhável porque moralmente reprovável - evocar casos na justiça como o que referi.
Vem isto a propósito daqueles que como o Sr. Vitor dizem à boca-cheia que os russos lavam dinheiro e são uns facínoras. Olhe se são não sei, mas se o Sr. sabe prove-o, ou então atenha-se de fazer acusações gratuitas e idiotas apenas motivadas pela sua firme vontade de ver o GL ganhar.
Pesquise na net - como eu tenho estado a fazer - e se encontrar alguma referência ao envolvimento do de Leonid Tyagachev na falência do Kredittrast deixe aqui o link por favor porque eu estou cansado de fazer buscas sem sucesso.

Trnha um pouco de decência e acabe de uma vez por todas com a sua campanha suja. O mesmo apelo faço aos apoiantes dos outros candidatos.

SL

danieL disse...

"Vem isto a propósito daqueles que como o Sr. Vitor dizem à boca-cheia que os russos lavam dinheiro e são uns facínoras. Olhe se são não sei, mas se o Sr. sabe prove-o, ou então atenha-se de fazer acusações gratuitas e idiotas apenas motivadas pela sua firme vontade de ver o GL ganhar."

Tal se aplica na íntegra aos apoiantes de Bruno de Carvalho, que, esses sim, começaram BEM MAIS CEDO a campanha contra a candidatura de GL. Basta ir ao histórico de todas as caixas de comentários da blogosfera.

Unknown disse...

Daniel, pode explicar então como é que os outros candidatos vão arranjar dinheiro para a próxima época?

claudio.uniao disse...

este vitor tem piada...........lool...minha nossa...

José Maria disse...

Caro Stall,

Primeiro devo lhe exigir mais respeito. Sou sócio e vou a Alvalade sendo que tenho todo o direito de dar a minha opinião sem ser acusado do que quer que seja.

Em segundo lugar acho que deves ler de novo o que disse pois eu nunca disse que ia votar em GL. Disse sim que ele provavelmente ganharia e isso é por demais evidente.

Em terceiro lugar devo sublinhar que a minha intenção de voto não está com GL.

E por ultimo esclarecer que se existe algum candidato que seja uma "experiência" é BdC. E eu nada de negativo vejo em "experiências".

danieL disse...

Carlos, ninguém sabe! E essa é uma das grandes vantagens de BdC.

Agora, por ser o único que apresentou uma solução, não torna essa mesma solução inquestioável!

SL

vitor disse...

E para encerrar de vez o assunto com uma candidatura que desde o 1º dia dá provas de não ser fiável, espanto por não se reverem em nenhuma das outras quatro, lideradas por leões sérios com passado no clube, uns de uma forma outros de outra, todos assinaláveis e com projectos para o clube distintos entre elas.

E cada uma delas representa uma verdadeira ruptura com o passado recente, já que é esse o nirvana pretendido pela maioria.

Até porque a campanha a sério está agora a começar a arrancar, como era expectável as candidaturas estão a resguardar-se para a ultima semana, até porque ainda corre o tempo util de aparecer outro player.

SL

djSicko disse...

(Ponto previo, eu nao voto, nao posso)

E' incrivel como as pessoas nao conseguem reparar que o BdC, o 'puto' conseguiu na calada lancar uma candidatura apoiada por um site, um projecto de ideias e dia apos dia consegue apresentar aquilo que pretende! Mostra trabalho, organizacao e sobretudo dedicacao! (O ano passado o PPc teve que forcar o Ericksson a tirar uma foto, o BdC tem uma conferencia com os investidores e o PPC ainda fala de contos do vigario!)

O que me custa assistir e' que o pessoal que pode votar, nao esta' 'a espera que o GL lhe de motivos para votar, mas sim 'a procura de algum deslize do BdC para depois dizerem que votam no GL pq os outros nao lhes deram garantias!

Assumam os vossos votos como assumiram quando votaram no JEB!

Se votasse votaria claramente BdC, por tudo o que tem feito e tambem pq nunca andou a mamar do tacho directa ou indirectamente, mas acima de tudo pq e' o unico que nao se inibe em dizer que o Sporting e' grande e esta' acima de todos!

viva o Sporting!

PS: acordem....

Unknown disse...

Ó Vitor tu é que das provas de nao ser "fiavel".

vitor disse...

Stª Engrácia,

Tenha mas é juizo, precisamente no sitio onde leu sobre o contrabando, não pretenda branquear a parte relativa à lavagem do dinheiro.

Para o bom nome do clube já era bom que não houvesse necessidade de aprofundar ainda mais.

E claro que o daniel tem razão, quem despoletou a campanha suja foi o candidato Bruno Carvalho, que nunca cessou, diga-se de passagem, até porque caracteriza bem o seu tipo de carácter. Não obstante ainda há quem pretenda vê-lo como uma vitima?!

E apesar de já ter dado conta que acabaram os meus comentários à candidatura em questão, pode estar certo que a 26 de Março já não contará para nada há muito tempo.

SL

djSicko disse...

ah.... mais...

relativamente a fundos... não percebo a confusão... se forem a um qualquer banco podem investir num fundo... o retorno é maior consoante maior for o risco, ou seja, vocês metem lá o dinheiro e se aquilo onde vocês "apostaram" o vosso dinheiro der resultados (ou seja o seu valor aumentar) vocês recebem, senão, como se diz em bom português "BOCA!", e isso é o que acontece quando se investe, pode-se ganhar mais ou menos e também se pode perder mais ou menos...

eu se tivesse dinheiro concerteza que investiria num fundo do Sporting!

...mais... por aqui se fala que o Inácio não é um bom vice presidente para o futebol, mais um mito, em que parece que tirando Luis Duque e o Luís Freitas Lobo, vá-se lá perceber que experiência o LFB tem, mas se se repetir muitas vezes que ele é que percebe de jogadores torna-se um mito, e tirando estes senhores mais nenhum server! olha para mim até os editores do Visão de Mercado percebem de futebol....

O Inácio como treinador que foi não percebe de jogadores!???????????

por último, qual é o risco de votar BdC???? respondam-me...

ah e tal pode ser um outro vale e azevedo (que até trouxe o Mourinho... e nos "deu" o JVP), vocês acham que isso pode acontecer nos dias de hoje, que se ele fosse um Vale e Azevedo os sportinguistas não o tiravam de lá num instante!!!??? o risco é ZERO!!!! Maior é o risco de votar GL, porquê? porque todos os que lá estiveram o apoiam começando pelo Ricciardi ou lá como se chama.... acabando no Nobre Guedes...estes são mais do mesmo, dizerem que não são da continuidade é que é um puro conto do Vigário!

Leão de Stª Engrácia disse...

danieL, se em vez de fazeres citações parcelares do meu post o tivesses feito na íntegra já nem precisavas de escrever mais nada pois está lá bem explícito que crítico tanto a postura de uns como de outros, mas como já estou farto que me tentem lavar o cérebro com o bicho papão do BdC preferi começar por falar do seu caso, ainda que pudesse ter começado pelo lado oposto.

Já quanto aos russos mais uma coisa:

Do que li na net o Banco Kredittrast ( onde Tyagashaev era Presidente da Comissão de Acompanhamento, cuja competência dentro da estrutura do banco ainda não consegui saber qual era mas que estou a tentar descobrir ) era controlado por Aleksandr Slesarev, que controlava igualmente o Sodbiznesbank, cuja licença de actividade tinha sido revogada por suspeitas de lavagem de dinheiro.
Ao ter sido descoberta a ligação entre ambas as entidades foi de imediato revogada também a licença do Kredittrast sendo que o tal Slesarev foi assassinado tal como sucedeu com Andrei Kozlov, chairman do Banco Central Russo e que investigava as operações destes bancos devido às citadas suspeitas de lavagem de dinheiro.
Dar um salto lógico daqui para a acusação de envolvimento de Tyagachaev neste tipo de crimes de branqueamento de capitais não tem até agora - pelo menos que mo tenham provado - outra sustentação que a pura maledicência com objectivos eleitoralistas mal encapotados.
De qualquer forma volto a repetir: se alguém encontrar outras referências sobre esta ou alguma das outras pessoas que acompanham BdC agradeço que informem os sportinguistas de mesma forma que eu o farei pois estes são assuntos que interessam a TODOS.

Sejam intelectualmente honestos pf.

SL

Leão de Stª Engrácia disse...

Vitor, leia o meu comentário supra antes me acusar de branquear o que quer que seja. Não me confunda com pessoas de outra laia como a dos mentirosos, uma vez que de bêbado já teve a oportunidade de me acusar dando-em também a oportunidade de o deixar a ladrar enquanto a minha carvana passava. É claro que o senhor na altura me disse que não me queria chamar ébrio. Espero que agora também não entenda que o quis apelidar de canídeo.

SL

Unknown disse...

Abaixo a ditadura no SPORTING, abaixo os corruptos. abaixo os velhos do restelo, nao quero que o meu CLUBE, ganhe, SÓ 3 campeonatos em 30 anos.

leao revisor disse...

Daniel

A tua duvida é a mais pertinente que vi até agora. Até porque é mesmo essa que já circula nos corredores de alvalade, em 1º lugar quando tempo é necessário para a CMVM aprovar o fundo e em 2º se a CMVM aprova mesmo o fundo, porque podem dar as voltas que entenderem mas a origem do dinheiro é suspeita.

Por outro lado se tudo for aceite, se tudo for mais rapido do que se espera se BdC vencer e se tivermos os tais 50 milhoes sem dinheiro nenhum nosso fica a duvida que o próprio Inacio já referiu e parece que ninguem dá grande importancia. Quem paga os ordenados somos nós, grandes jogadores são bem pagos (basta olhar para o que aconteceu com o Saviola) e nós vamos continuar sem ter dinheiro para esses jogadores...

São duvidas que nos próximos dias gostaria que fossem esclarecidas.

Unknown disse...

leao revisor, e se for o gl a ganhar? quem é que paga o grande treinador que dizem já ter contratado? e os jogadores? veem de borla? é o BES? gostava que esclarecesses.

Unknown disse...

Li agora a noticia que o Rabiu Ibrahim trocou o SPORTING pelo PSV.diz que nao chegou a acordo para renovar, mais um que sai a custo zero.Mais uma desses senhores.

AJS disse...

adao, a duvida do revisor faz todo o sentido... Penso que por termos duvidas, nao quer dizer que se está a dizer que GL ou outro é melhor. Neste post está-se a analisar o fundo que é assunto do dia... Não podemos colocar palas e dizer não gosto do BdC por isso tudo o que faz é mau, ou gosto e qualquer coisa que ele diga é o maior... Nao, temos é de esperar que dia 26 tenhamos a melhor solução para o Sporting e de perceber que não é por gostarmos do discurso de uns e doutros, ou pelas bonitas palavras de que vao trazer dinheiro e grandes jogadores, que é o que queremos todos ouvir, hipotecarmos ainda mais o futuro do clube. Ainda há mais de uma semana de campanha, vamos ouvir tudo e no fim decidir na melhor opção.

leao revisor disse...

adao

Eu não sou funcionario da campanha de GL.
Eu sou apenas um sócio que tem duvidas sobre muita coisa e só me estou a referir a BdC e a GL porque me parece que os outros não são hipoteses para presidente.

Eu sobre o GL não sei se é o BES ou o BCP ou até o BPI ele não disse. Mas por um não dizer a pergunta não deixa de ser pertinente para o outro penso eu.

Unknown disse...

Não me interessa de quem é o fundo ou donde vem.
Interessa-me é amnalisar se é benéfico para o meu clube.

Em primeiro devo dizer que a duvida do Daniel também já me assaltou ou seja o tempo necessário para o clube poder usufruir do fundo. Será que está disponível em Abril/Maio para se começar a contractar ou os homens da Russia adiantam o dinheiro?

Alguem deu aqui um exemplo de mais-valais para o clube, mas parece-me que se esqueceu dos ordenados. É que grandes craques ganham enormes ordenados e as mais-valias podem não cobrir 2 anos de ordenados.

Outra questão é a avaliaçãos dos jogadores que vão para o fundo:
- Quanto valem, estarão inflacionados ou desinflacionados
- Quem vai avaliar os valores dos jogadores? O clube ou os financiadores?

Questões que aqui deixo.

Unknown disse...

Eu tambem nao sou funcionario do bdc, mas quando vejo uns a dizer que teem dinheiro e nao dizem de onde vem, ainda agora li que o DF diz que tem 100 milhoes para por no clube se ganhar e que nao vem da banca, o outro que só precisa de um cheque e uma vassoura, parece-me a mim que só um que disse donde vem o dinheiro é que é o criminoso, os outros que nao dizem donde vem é que sao os santos.

Unknown disse...

O GL não disse donde vinha o dinheiro para a nova epoca e para os jogadores, mas parece-me que virá de entidades financeiras.
Não acho que tenha a ver com fundos. Mas isto é a minha análise...

danieL disse...

Adao, niguém ao colocar uma dúvida sobre o fundo de BdC está directamente a elogiar as outras soluções dos outros candidatos, que até ninguém conhece.

Penso que não é dificil reconhecer isso.

PF disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leão de Stª Engrácia disse...

Outra nota:

Raiffeisen Zentralbank in Austria and Diskont Bank in Russia have been accused of money laundering. In September 2006, Andrey Kozlov revoked Diskont's license. Just days later Kozlov was murdered.

O Diskont Bank, para que conste, não er ao Banco onde Tyagachev desempenhou funções.

SL

PF disse...

Alguém me pode explicar porque razão a CMVM demorará 6 meses a aprovar um Fundo de SUBSCRIÇÃO FECHADA????

leao revisor disse...

Jose Alvalade

O que parece é que o dinheiro dificilmente estará disponivel nesta janela de transferencias, mas a informação que começa a circular pode nao ser a mais correcta. Sendo assim os russos não sei como podem adiantar o dinheiro penso que nem seja legal.

Sobre a avaliação dos jogadores, penso que o neste caso e neste fundo, só entram os jogadores a contratar, por isso a avaliação do jogador é feita pelo valor da compra, ou seja temos 50 milhoes para "gastar", compramos o jogador X por 5... ficamos com 45 ainda. Sendo que o passe é todo do fundo e nada do SCP.

Parece-me que seja assim a lógica mas preciso de mais informação.

Carlos Franco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AJS disse...

A minha leitura da avaliação dos jogadores, é igual à do Revisor.

leao revisor disse...

Pedro

É a informação que corre.
A CMVM demorou alguns meses a aprovar o fundo do BES e digamos que para a CMVM o BES é uma instituição muito credivel.

danieL disse...

"Tyagachyev admite, inclusive, que os principais clubes russos irão investir (ainda mais) em jogadores portugueses. "O nosso país vai contratar jogadores de muitas nações, incluíndo Portugal. Para desenvolver o nosso futebol teremos de seguir esse caminho. É para que tal funcione é importante ter contacto com dirigentes de clubes como o Sporting. Por isso, na Rússia, estão a ser formados vários fundos (presidencial, olímpico ou desportivos). Sem eles seria impossível melhorar a formação, construir estádios e preparar treinadores. O programa de Bruno é correto, profissional e tem grandes perspetivas. Andei hoje falei com o vice primeiro-ministro Zhukov, que deu a sua aprovação"."

Esta é a outra questão que me veio logo à mente.
Por estas palavras, os investidores têm interesse em investir no Sporting porque, segundo ele, o futebol russo quer contratar grandes jogadores para enriquecer o seu futebol.

O Sporting nisto tudo, será um fim ou um meio?

Será utilizador ou utilizado?

Leão de Stª Engrácia disse...

concordo com o danieL: com a emotividade própria da camapanhas as pessoas tendem a confundir perguntas sobre as candidaturas com acusações, quando isso muitas vezes não corresponde à verdade. Os sportinguistas estão sedentos e informações para poderem, decidir em consciência e isso quanto a mim é de louvar pelo que qualquer contributo para um debate sério, construtivo, e mais do que tudo isso, esclarecedor deve merecer o aplauso de todos.

SL

Schmeichel disse...

Fala-se do fundo desde o início da campanha e agora é que vem a dúvida sobre a sediação do mesmo. Antes não acreditavam que houvesse fundo - e afinal há - agora têm dúvidas que ele esteja disponível a tempo. Se não puder estar cá, começa-se com o fundo noutro país.

Os nossos rivais não têm feito negócios com fundos do mesmo género sedeados no estrangeiro? Porque é que nós não podemos? É preferível estarmos ao jugo da banca e do Jorge Mendes? É preferível andarmos a comprar jogadores sem potencial de valorização porque não há dinheiro para mais?

Unknown disse...

Revisor... Concordo contigo na pertinência da questão do Daniel! Agira sobre ordenados, acho que aquilo que vão poupar em contratações, dá para os ordenados! Neste momento, parece me que só assim poderão fazer uma boa equipa, sem se endividarem mais...

Imagina que outros se endividam ainda mais á banca e o Sporting nada ganha... É o fim! E se for como dizem, e os jogadores tiverem que ficar 2 anos no mínimo, ainda melhor...

danieL disse...

Leão de Stª Engrácia,

Ámen!
Vamos lá discutir o futuro do nosso Sporting!

AJS disse...

Schmeichel, estamos a falar de coisas objectivas, a proposta existente, que só foi apresentada ontem, propõe um fundo, sediado em Portugal. É isso que estamos a discutir...

Daniel disse...

Sem querer ferir susceptibilidades, até porque podemos estar a falar do nosso novo Presidente, para além dos ordenados dos jogadores russos que aí vêm, ainda fico com 4 pequenas dúvidas:

1) Onde vão buscar o dinheiro para mandar embora 10 jogadores do plantel actual? (BdC quer plantel curto e quer 8/9 jogadores novos pelo que mandar embora 10 é o mínimo)

2) Lembro-me de 6 experiências com ucranianos/ russos que correram mal... a nós, ao Benfica e até ao Porto... quem os vais "controlar"?

3) Quando os jogadores dos investidores não forem convocados, quem é que os "acalma"? É que 50M euros parados é muita fruta

4) Têm a noção que os nossos actuais credores, que nos ajudaram nos últimos anos (por mais que queiram denegrir a imagem dos Banco temos de ter consciência que sem eles não teriamos metade do que temos... eu também não gosto de pagar a minha casa todos os meses mas gosto de lá viver), assim que virem as mais valias dos eventuais negócios, cá estarão à porta para receber o seu de imediato?

São apenas dúvidas...

vitor disse...

Stª Engrácia,

Acha mesmo que o futuro do Sporting passa pela farsa que aconteceu ontem do outro lado da Europa? Acha mesmo que chegará cá alguma coisa do que lá foi dito ou que aquilo foi um encontro de amigos que alguém resolveu patrocionar por razões que não nos dizem respeito?

Três leões montaram 3 candidaturas com possibilidades de ir a votos. Dias Ferreira está desde há algum tempo a tentar decidir para que lado cair. Já vai sendo tempo - mesmo na blogosfera leonina - de todos se concentrarem no que vale realmente a pena. No dia 26 a opção será entre Pedro Baltazar e Godinho Lopes, dois projectos distintos que merecem que os sócios leoninos entendam muito bem, para no dia das eleições todos poderem dizer que votaram em consciência.

O futuro começa dia 27, o Sporting será tão mais forte quanto mais unida estiver a sua massa associativa. O resto diz respeito à direcção entretanto eleita.

SL

leao revisor disse...

schmeichel

O problema é que aqui a esmola é muita. Em TODOS os outros fundos o clube compra no minimo 50% do passe do atleta aqui o clube compra 0%. Percebe que pode estar ai o inicio de todas as duvidas?

O Proprio SCP já vendeu 50% de um jogador a um fundo desconhecido.

Não é preferivel comprar jogadores sem potencial isso concordo em absoluto. Agora não se pode é ter a ideia que por se ter 50 milhoes para comprar vamos buscar bons jogadores porque temos dinheiro para a transferencia e para os ordenados será que temos?

É pertinente esta duvida?

Hugo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Schmeichel disse...

Daniel, quem é que disse que os jogadores serão russos? Aí já estamos a extrapolar. Eu tenho quase a certeza que a maioria dos jogadores será sul-americana.

AJS, eu sei que estão a discutir quando o fundo poderá estar funcional, e que a ideia publicitada é tê-lo em Portugal, mas o mais importante aqui é mesmo a existência de investidores (investidores e não credores, há uma diferença) e de dinheiro. Vamos a ver as explicações que certamente surgirão (e daqui têm surgido, ao contrário de outras candidaturas).

Hugo disse...

adao,

o Rabiu já tinha sido dispensado faz tempo, entretanto já fez testes em alguns clubes e nunca ficou. Agora foi convidado pelo PSV e lá convenceu. O PSV tem um excelente departamento de prospecção, e uma formação também excelente que consegue trabalhar os jovens com potencial, existem vários nomes pela europa que passaram por lá, assim de repente lembro-me de Roben e Van Bommel, Alex do Chelsea, Gomes dos Spurs e de Fárfan do Schalke. Ainda neste mercado de inverno viram uma das jovens estrelas a assinar pelo Barça e só render 3 milhões pois existia o risco de sair a custo zero no fim da época (a febre do $ é global e não é só cá que se falah na formação de homens). Depois dos vários testes sem sucesso estava convencido que o Nigeriano afinal não era tão bom, ou não evoluiu como esperavamos, mas a contratação pelo PSV faz-me pensar 2 vezes.
Se ele realmente for bom, infelizmente para nós, vai-se afirmar lá de certeza.

Desculpem o off topic.

leao revisor disse...

Daniel

O ponto 4 para mim resume toda a problematica.
Quem chegar ao pé da Banca de forma arrogante está entalado! Ou melhor entala o SCP.

A banca não vai meter mais dinheiro no SCP ainda para mais se for tratada da forma que tem sido. Vai querer receber o seu e não vai querer arriscar mais.

AJS disse...

Schmeichel, concordo contigo... Mas se os jogadores não forem valorizados como se espera, será que os russos não ficam credores de nada? É uma dúvida que tenho...

Schmeichel disse...

Claro que a dúvida relativa aos salários é pertinente.

Quero aqui deixar muito claro que no início tinha muitas reservas em relação ao BC. E ainda vejo várias falhas na sua lista e no seu programa. Mas neste momento é para mim a opção por exclusão de partes. Porque os outros nada esclarecem e o pouco que esclarecem é simplesmente miserabilista (refiro-me à utilização do inenarrável fundo do BES, pelo Pedro Baltazar).

Os jogadores que eu vejo a enquadrarem-se neste fundo são jogadores jovens com alto potencial de valorização (por exemplo, jovens argentinos como o eram Duscher, Quiroga, Cherbakov, etc.). Não vejo que os salários desses jogadores sejam incomportáveis. Esqueçam os Adebayors e jogadores consagrados como esse, que esses jogadores não interessam a um fundo deste género.

Eu acho a parceria com fundos uma solução interessante e a meu ver a única viável graças ao grau de endividamento que atingimos. Os 100 M€ que o GL apregoa é apenas mergulhar ainda mais a cabeça para tomar fôlego: dá em afogamento a não ser que ocorra um milagre.

AJS disse...

Schmeichel, volto a concordar contigo, apenas quero esperar mais um pouco para decidir...

Schmeichel disse...

AJS, os fundos funcionam mesmo assim.

Se houver desvalorização de um jogador é o fundo quem perde. Como o Sporting é subscritor nominal, não tem nada a perder.

leao revisor disse...

schmeichel

Jogadores muito jovens sem experiencia na europa para mim é bom para os russos e mau para nós.

Basta ver o percurso dos jogadores argentinos que chegam a portugal e o tempo que levam de adaptação... Penso que não estamos em condições de periodos de adpatação. Quem chegue tem que render seja ele quem for.

Leão de Stª Engrácia disse...

Vitor, apesar de todas as "picardias" quero-lhe dizer que respeito o seu ponto de vista, e como pessoa atenta e que se procura informar estou a tentar analisar o mais detalhadamente possível cada uma das opções que se nos oferecem, e se é evidente do meu discurso aqui ou no meu blog, que não vou votar em Godinho Lopes, não é menos verdade que reconheço que tem uma lista muito forte e com elementos que gostaria de ver noutra lista por entender que são profissionais muito válidos e que caso GL vença vou ficar mais tranquilo por saber que vão lá estar várias pessoas a quem reconheço grande capacidade apesar de não me identificar minimente com a figura cimeira da lista da qual fazem parte.

SL

Daniel disse...

Scheimchel:

"Daniel, quem é que disse que os jogadores serão russos? Aí já estamos a extrapolar. Eu tenho quase a certeza que a maioria dos jogadores será sul-americana."

Aleksander Nazarov, ex-governador da Chukotka:

"Pretendemos vender futebolistas russos para o resto da Europa..."

Schmeichel disse...

Daniel, porque não citar a frase toda: "Pretendemos vender futebolistas russos para o resto da Europa e fazer também o contrário".

Porque não pegou na segunda parte da frase e assumiu que iremos servir de ponto de passagem de jogadores de outras proveniências para clubes russos?

Mike Portugal disse...

"Penso que não estamos em condições de periodos de adpatação. Quem chegue tem que render seja ele quem for."

Perante as condições deste fundo, temos 2 anos para fazer render o jogador.

Há aqui algumas questões bastante pertinentes que deveriam ser colocadas a BdC.
Talvez fosse interessante vocês juntarem-nas e levarem-nas ao candidato.

Daniel disse...

Schmeichel, você "acusou-me" de extrapolar que os jogadores seriam russos. Eu apenas lhe citei a parte que interessava para lhe mostrar que não era extrapolação minha.

(mas se quer a minha opinião, este deve ser mesmo o MAS deste fundo)

A parte que diz que vão colocar jogadores na Russia que interesse tem para esta conversa?

Extrapolar é afirmar que vêm da america do sul, não?

Juntem pf as minhas perguntas ao que vão enviar ao BdC. Pode ser que ajude a decidir-me. Mas confesso que estou a achar isto tudo tão estranho que estou a ficar com dúvidas...

vitor disse...

Leão de Stª Engrácia,

Ainda antes, reparei agora no primeiro comentário que faz sentido sobre o alegado fundo, a pretensão de lavar dinheiro através de jogadores russos, é isso que diz o direito de veto, que são eles que escolhem e avalizam os jogadores.

Mas voltando ao que interessa, até no que o Revisor discute em cima, o dia seguinte, fácilmente se comprova o que acabei de dizer, só as 3 candidaturas que referi estão em condições de implementar o dia seguinte. Se o passivo fosse metade até eu tinha condições de me candidatar, de uma forma alegórica, nunca tal me passaria pela cabeça.

GL porque tem o futuro negociado na banca portuguesa, PB inclusive com capitais próprios e DF através de Futre. No entanto Futre desapareceu.

Em relação a PB e o que ele pretende, a unica forma legitima de entrar com capital no clube, novamente através da SAD até ser maioritário, pode até ser tema de futuro, vai depender muito de como evoluir o futebol português, mas por enquanto não concordo, para além da visão de clube de futebol que ele tem do SCP, não obstante não vislumbro na sua equipa elementos para assegurar a influência que sabemos necessária, menos na comunicação, mais nos orgãos decisórios.

E sobre GL, não há listas perfeitas, a nenhum de nós agradam todos os nomes. GL limitou-se a reeditar a equipa que ganhou campeonatos no Sporting, diga-se o que se disser, para além de que do lado de fora teve ocasião de reparar nos maleficios da guerra civil, a própria banca aquando da negociação para isso o chamou à atenção, exigindo um clima mais propicio. E foi a isso que GL se propôs. E é também por isso que revejo nele o melhor projecto para o Sporting. Inclusive já na próxima época!

SL

Schmeichel disse...

Pronto Daniel, você mostrou-me a sua parte da frase que apoia a sua interpretação e eu mostrei-lhe a minha.

O fundo existe para ganhar dinheiro. E só faz dinheiro valorizando jogadores.

Quando se pretende valorizar jogadores na Europa para venda, o mercado sul-americano é o mais óbvio. O que não significa que não possam vir jogadores africanos, europeus ou asiáticos.

Sinceramente, considero os jogadores russos pouco atractivos em termos de potencial de valorização, o que não significa que não os haja.

Mas a sua questão é pertinente e vai entroncar no objectivo dos russos ao participar nesse fundo: obter lucros, lavar dinheiro (já um candidato aventou essa hipótese, que quer queiramos ou não é real) ou dar rodagem a jogadores russos noutros campeonatos para elevar o nível da sua selecção?

Acho que na resposta a essa questão reside a chave para perceber a atitude dos russos perante os jogadores que o Sporting lhes proponha (ou que eventualmente eles proponham ao Sporting).

Schmeichel disse...

Vítor,

"GL porque tem o futuro negociado na banca portuguesa"

Boa frase! Está à vista o futuro que negociado com a banca. Até a tão propagandeada por si "boa gestão do Bettencourt" nos levou à antecipação de receitas para acabar a época. E isto num ano em que se venderam 3 dos principais jogadores (Moutinho, Veloso e Liedson). Isto colocado como hipótese há 1 ano atrás colocava o Sporting em guerra.

"PB inclusive com capitais próprios"
Aqueles capitais que o Sporting teve de se empenhar para lhe entregar. Agora o que eu pergunto é: se ele tem tanto capital para investir, porque é que se está a agarrar àquele fundo anedótico do BES?

Sporting até morrer disse...

Leão Revisor,

Mais uma vez as tuas dúvidas são só sobre o Fundo de Bruno de Carvalho.

Sobre o empréstimo de 100M que o GL vai pedir à banca (a mesma banca que nos asfixia há anos), aí já não colocas questões...

Quando é começas a ser honesto e colocas questões para ambos os lados?
És apenas mais um defensor do status quo que tenta vestir a pele do imparcial, mas de imparcial não tens nada.
Mais vale seres como alguns aqui e assumires a tua posição.

Não desvirtues as palavras de Inácio, ele apenas diz que não iremos contratar Adebayours, que vamos sim contratar com cabeça que é coisa que não aconteceu nos últimos anos.

"Vai ter um fundo para contratar...
- Os grandes jogadores encaixam sempre bem nas grandes equipas. Mas será que o Sporting está em condições de contratar um jogador que custa 3 milhões de euros limpos só de salários? Temos de ser muito engenhosos nas negociações, tentar trazer jogadores de grande valia mas com os pés bem assentes no chão. Mas acredito que é possível gastar o dinheiro que temos com qualidade. É nisso que estamos a trabalhar. O Sporting só pode recuperar se tiver uma grande equipa e um grande treinador."


Aconselho-te igualmente a veres o Dia seguinte de ontem, onde Paulo Andrade apresentou um gráfico indicando que gastámos nos ultimos 13 anos em aquisições 215 milhões de euros, e obtivemos em vendas apenas 60 milhões, sendo na sua maioriavendas de jogadores da formação, ou seja, que não foram comprados.

Não foi com certeza BdC que gastou esses 215M que tanta falta fazem agora ao Sporting.
Mas dou-te uma pista, dois dos esbanjadores estão na lista de GL como grandes trunfor para o futebol.
Um deles então parece que em 60 jogadores contratados, apenas num conseguiu dar dinheiro a ganhar ao Sporting (Deivid).

SL
José

Sporting até morrer disse...

DanieL,

Qual era o objectivo do protocolo assinado entre Sporting e Manchester United?

Não foi o de dar preferência de venda de jogadores a este clube caso venhamos a formar mais algum fenónemo?

Não sei onde está o espanto pela palavras do russo.
Ainda bem que há gente que ainda reconhece no Sporting uma grande escola de formação e esteja disposto a investir no clube poara formar grandes jogadores.

SL
José

vitor disse...

Leão de StªEngrácia,

http://aeiou.expresso.pt/godinho-lopes-porque-e-que-nao-podemos-contratar-um-raul=f637641

Isto é um projecto de futebol, sem folclore, com o timing de implementação correcto, com as pessoas correctas. É isto que vai mudar, isto é que é uma verdadeira ruptura com o passado recente.

Uma duvida que assalta todos os sportinguistas é o carácter despesista de Duque - personagem principal, mais até que o gestor de activos e/ou treinador - isso porque não conhecem o carácter rigoroso de Godinho Lopes. Preferem a difamação.

E tudo vai girar à volta disto. A partir do fim da época e não antes.

SL

danieL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
danieL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Vieira disse...

«Este "fundo" não precisa de intervenção nenhuma da CMVM. Os fundos de investimento mobiliário, tal como previstos na legislação portuguesa, são organismos de investimento colectivo 1. Destinados ...à captação de investimento por parte de destinatários indeterminados no momento da sua constituição; ou 2. Cuja subscrição seja precedida de promoção e publicidade; ou 3. Que se dirijam a pelo menos 100 investidores. (...) O "fundo" de BdC um veículo de investimento privado, restrito a apenas três participantes, que livremente e sem precedência de qualquer autorização podem associar-se com um agente económico, que é a Sporting SAD, para com ele acordarem uma determinada estratégia de investimento e repartição dos seus proveitos.»

Daniel disse...

Paulo Andrade? Uma pena que tenha estado tanto tempo afastado e que só se tenha lembrado de aparecer agora durante as eleições...

uma pena ou uma coincidência? eh eh

Desculpem... não resisti :)

Mais a sério... gastámos muito dinheiro é certo, mas ganhámos campeonatos e lugares na Champions que nos deram dinheiro. Fazer contas como o Paulo Andrade fez é ser mauzinho...

Vejam os lampiões... nos últimos 3 anos gastaram 90M e "só" recuperaram 30M. Acham que foi mau? Eu não...

A Clave - Orquestra de Vialonga disse...

O resto??..vejam:

http://videos.sapo.pt/v18NZZdj1hkpKWhj2Boq

Fabuloso!

A Clave - Orquestra de Vialonga disse...

Vejam lá mais este video:

http://videos.sapo.pt/ajvfRgzcv89ZuedARDWW

Ainda têm duvidas?..é pá o homem é o presidente certo para o Sporting!!

Peter Pan disse...

Parece-me que estão a despachar o Dias Ferreira muito cedo ....
Parece-me mesmo que o estão a despachar cedo de mais....
Vitor,
Bem que tu gostavas que ele se encostasse a alguém certo? hhhmmmmmm ... pois vais estar muito enganado ...

Unknown disse...

«Este "fundo" não precisa de intervenção nenhuma da CMVM. Os fundos de investimento mobiliário, tal como previstos na legislação portuguesa, são organismos de investimento colectivo 1. Destinados ...à captação de investimento por parte de destinatários indeterminados no momento da sua constituição; ou 2. Cuja subscrição seja precedida de promoção e publicidade; ou 3. Que se dirijam a pelo menos 100 investidores. (...) O "fundo" de BdC um veículo de investimento privado, restrito a apenas três participantes, que livremente e sem precedência de qualquer autorização podem associar-se com um agente económico, que é a Sporting SAD, para com ele acordarem uma determinada estratégia de investimento e repartição dos seus proveitos.»


------------


Repito o comentário colocado pelo João. Para que fique bem claro. Mais um vez de desmascaram as mentiras lançadas pela lista de Godinho Lopes.

Daniel disse...

Uma entidade cotada em bolsa apenas pode participar em fundos mobiliários reconhecidos pela CMVM. Disto não podem fugir. Pode utilizar activos de fundos, desde que não participe directamente.

Têm é que conseguir rapidamente a aprovação da CMVM.

Se alguém fizer chegar as dúvidas que pairam no ar ao BdC, que certamente não terá problema em responder e nos esclarecer sobre este assunto, juntem pf mais duas:

1) Se há mais investidores interessados em investir porque não cria mais fundos para o SCP ter disponível mais do que os 50M?

2) Caso não vença, o BdC disponibilizará os contactos que tem dos investidores ao Presidente do SCP?

Elpídeo Freitas disse...

Caro Daniel,

Como grande entendido na matéria que pelos vistos é, gostava que me dissesse quando é que foi reconhecido pela CMVM o fundo Quality Football Ireland. Só para lembrar, a entidade cotada em bolsa chamada Sporting SAD investiu com este fundo no passe do Torsi e vendeu-lhe partes do passe do Eric e do Tobias.

Agradecido.

Daniel disse...

A Sporting SAD investiu num jogador em conjunto com um Fundo. Não participa no Fundo. É a diferença.

Eu respondo ao que souber mas isso pouco interessa... o que gostava mesmo era de ouvir as respostas dos candidatos às perguntas que todos nós temos...

Alvalade XXI disse...

http://www.sportingapoio.com/credibilidade-junto-a-banca-para-que-serve-por-ze-diogo-quintela/

Lionheart disse...

O relativismo nas pessoas está por de mais. Há uma diferença entre financiamento através da banca, ou através do crime organizado, o que é ilegal e implica um desprestígio enorme para o Sporting, podendo ser envolvido num escândalo internacional, implica sanções dentro ordenamento jurídico português e penalizações pela UEFA com proibição de jogar nas competições europeias.

O financiamento do futebol tem que se lhe diga em todo o lado. O problema é que o "fundo" desse Carvalho é tão ostensivamente ilegal, que nem tem pernas para a andar. O tipo apenas quer ganhar as eleições e uma vez apanhando-se no poder e remunerado, inventa um peta qualquer e haverá sempre quem acredite. As pessoas que fazem parte da lista desse candidato deviam ter vergonha na cara e retirar imediatamente o seu nome. É uma VERGONHA que isto vá a votos. VERGONHA!

MRG disse...

"O problema é que o "fundo" desse Carvalho é tão ostensivamente ilegal"

Agora vinha a parte em que o Leão Revisor diria: "se tens provas, apresenta...faz queixa à PJ"

O problema está em o BdC ter apresentado publicamente o fundo, porque nenhum dos outros candidatos o fará quanto às formas de financiamento. Tal como o Porto e Fifica não o fez.

Unknown disse...

Se é ilegal de que está à espera para apresentar queixa nas autoridades competentes?

Sabe o que é verdadeiramente crime?


DOS CRIMES CONTRA AS PESSOAS

CAPÍTULO VI

Dos crimes contra a honra


Artigo 180.º

Difamação

1- Quem, dirigindo-se a terceiro, imputar a outra pessoa, mesmo sob a forma de suspeita, um facto, ou formular sobre ela um juízo, ofensivos da sua honra ou consideração, ou reproduzir uma tal imputação ou juízo, é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 240 dias.

2- A conduta não é punível quando:

a) A imputação for feita para realizar interesses legítimos; e

b) O agente provar a verdade da mesma imputação ou tiver tido fundamento sério para, em boa fé, a reputar verdadeira.

3- Sem prejuízo do disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 2 do artigo 31.º deste Código, o disposto no número anterior não se aplica quando se tratar da imputação de facto relativo à intimidade da vida privada e familiar.

4- A boa fé referida na alínea b) do n.º 2 exclui-se quando o agente não tiver cumprido o dever de informação, que as circunstâncias do caso impunham, sobre a verdade da imputação.

Artigo 181.º

Injúrias

1 - Quem injuriar outra pessoa, imputando-lhe factos, mesmo sob a forma de suspeita, ou dirigindo-lhe palavras, ofensivos da sua honra ou consideração, é punido com pena de prisão até 3 meses ou com pena de multa até 120 dias.

2- Tratando-se da imputação de factos, é correspondentemente aplicável o disposto nos nos n.ºs.2, 3 e 4 do artigo anterior.

Artigo 182.º

Equiparação

À difamação e à injúria verbais são equiparadas as feitas por escrito, gestos, imagens ou qualquer outro meio de expressão.

Artigo 183.º

Publicidade e calúnia

1- Se no caso dos crimes previstos nos artigos 180.º, 181.º e 182. º :

a) A ofensa for praticada através de meios ou em circunstâncias que facilitem a sua divulgação; ou,

b) Tratando-se da imputação de factos, se averiguar que o agente conhecia a falsidade da imputação; as penas da difamação ou da injúria são elevadas de um terço nos seus limites mínimo e máximo.

2- Se o crime for cometido através de meio de comunicação social, o agente é punido com pena de prisão até 2 anos ou com pena de multa não inferior a 120 dias.

Artigo 184.º

Agravação

As penas previstas nos artigos 180.º, 181.º e 183.º são elevadas de metade nos seus limites mínimo e máximo se a vítima for uma das pessoas referidas na alínea j) do n.º 2 do art.º 132.º, no exercício das suas funções ou por causa delas, ou se o agente for funcionário e praticar o facto com grave abuso de autoridade.

Artigo 132.º n.º 2, alínea j) : Praticar o facto contra membro de órgão de soberania, do Conselho de Estado, Ministro da República, magistrado, membro de órgão do governo próprio das Regiões Autónomas ou do território de Macau, Provedor de Justiça, governador civil, membro de órgão das autarquias locais ou de serviço ou organismo que exerça autoridade pública, comandante de força pública, jurado, testemunha, advogado, agente das forças ou serviços de segurança, funcionário público, civil ou militar, agente de força pública ou cidadão encarregado de serviço público, docente ou examinador, ou ministro de culto religioso, no exercício das suas funções ou por causa delas.

Daniel disse...

O Porto não tem Fundo, utiliza financiamento e participações de empresários.

Os lampiões participam num fundo reconhecido pela CMVM.

Quanto ao chamar-lhe ilegal... devemos esperar pelas respostas do BdC às questões que temos. Não devemos criticar nem apoiar sem conhecer. Não é por o BdC ser um seccionista que diz o que queremos ouvir que devemo logo desconfiar. Agora é claro que terá de explicar muito mais que os outros pois com esta história dos russos atirou-se para fora de pé.

Elpídeo Freitas disse...

Com o BES e o BCP metidos até ao pescoço no branqueamento de capitais e fraude fiscal da Operação Furacão, com o Godinho metido na história dos paquetes, com o bófia metido na tortura da Leonor, com o Duque que não pode sair do país, o problema é o russo que é afilhado do Putin...

Estes gajos não iam descansar nem que o Bruno de Carvalho apresentasse um fundo subscrito pela UNICEF. Era ostensivamente ilegal na mesma e ponto final. Já perderam a noção da realidade, dos factos que devem suportar as acusações, é só difamar de prego a fundo e uma candidatura subscrita por sócios como mandam os estatutos é uma vergonha só porque lhes apetece.

Daniel disse...

O caro toni pölster faz ainda pior... critica e ataca ainda mais com acusações que não estão provadas.

É isto que não deve acontecer no Sporting pois um dia os que fala podem ter o BdC como Presidente ou o toni pode ter o Godinho Lopes como Presidente. E este é para mim o verdadeiro problema do Sporting Clube de Portugal:

As quintas e quintinhas!!!

Hugo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hugo disse...

Lionheart, mas ilegal como? porquê?

Estranho que na apresentação do fundo estiveram 2 correspondentes da comunicação social portuguesa, ambos com grande conhecimento da sociedade Russa, e nenhum deles levantou as dúvidas que o Lionheart e outros levantam. Nada apontaram à credibilidade dos investidores, portanto chega de dizer que é ilegal, nebuloso, lesivo para o clube. Se sabem de algo concreto, FUNDAMENTEM, eu também gostava de saber se algo ali cheira a esturro, mas com estas evidencias, até ver nada me faz pensar assim.
BdC desde o 1º minuto afirmou que tinha um fundo de 50 milhoes mas só apresentava com os investidores sentados ao seu lado. Marcou a conferencia com eles, não puderam estar presentes em Lisboa, em vez de remarcar foi ele próprio à Russia tratar da coisa. Tudo bateu certo com o que o candidato disse desde o inicio da campanha.
Repito, se sabem de algo FUNDAMENTEM, porque para já, e pela credibilidade dos correspondentes, nada me diz que ali existem lavagens de dinheiro e ilegalidades.

Elpídeo Freitas disse...

Estas não estão provadas mas pelo menos são feitas pela justiça, as vossas são inventadas pela vossa cabeça ou então emprenham pelos ouvidos dessa grande figura credível que é o bófia Cristõvão.

Mas já percebi, nós no SCP só aceitamos dinheiro de boas famílias, dos off-shores do Peter Kenyon ou emprestado pelos agiotas dos bancos. Ou então também podemos invejar o dinheiro do fundo do slbosta que vem dos grandes humanitários e democratas de Luanda.

Elpídeo Freitas disse...

Hugo, isso não interessa. O Sr. Lionheart caga de alto e não precisa de fundamentar nada. Credível é quem ele deixa.

MRG disse...

"Agora é claro que terá de explicar muito mais que os outros pois com esta história dos russos atirou-se para fora de pé."

Pois...aí está o problema! É que BdC resolveu mostrar as cartas antes das eleições...

GL também diz que tem investidores e parceiros mas não revela quem (e nem deve revelar). Até podem ser chineses/líbios/venezuelanos que ninguém impõe que se saiba tudo tim-tim-por-tim-tim...precisamente porque não abriu o jogo. Assim é fácil passar por entre os pingos da chuva!

johnC disse...

http://blogs.publico.pt/darussia/

e agora lionheart e vitor?? o que vem a seguir?
mais uma das teorias foi à vida... enfim a tristeza de sempre...
mas cuidado... é péssimo termos gente influente e com grande capacidade para arranjar dinheiro... as "connections" são sempre prejudiciais nesta vida...
o que é bom é o dinheiro vindo de angola pela senhora filha do senhor... tristeza franciscana...

Hugo disse...

toni pölster, lol.

MRG, eu vejo isso como pontos a favor de BdC, porque sempre assumiu que tinha um fundo e foi até ao fim sem sobressaltos ou contra informação. Disse que tinha e apresentou, tudo certo. Se ele caísse no erro de não apresentar o fundo, nem sei o que os apoiantes de GL diriam, se já com tudo apresentado, investidores a dar a cara, é o que é, se BdC não mostra nada nem imagino.
Os candidatos se querem ganhar votos que expliquem tudo claramente, GL que explique de onde veem os 100 milhoes, Dias Ferreira diz que tb os arranja então que diga como o fará.
Para mim acredito que mais facilmente se vota em que mostra o jogo do que em quem só mostra números.

Carlos disse...

Isto é uma iscussao estupida!!

COnvidava o LR ou o TI a fazerem umas 10 perguntas ao Bruno carvalho e ele responderia para o blog tal como aconteceu com a apresentação do seu programa!

Fica aquia dica..Agr estar a falar sem saber, é um conversa que não leva a lado nenhum e ningum fica esclarecido..


Carlos Alves

Leão da Madeira disse...

acho um bocado infantil po parte d revisor e titular terem deixado de postar sobre as eleiçoes de forma menos "depachada"

Carlos disse...

Parece que não estão interessados em esclarecer este assunto tão importante que é o fundo...
Preferem especular...no facebook da lista BDC encontrei esta explicação pos 60% investidos pelo scp:

"60% é investido pelo sporting com os passes dos futuros jogadores e 40% é investido pelos russos... os jogadores terão de ficar no minimo 2 anos em alvalade (se o Sporting assim entender) e temos opção de compra nos jogadores do fundo. não me parece mal..."


Se assim for parece-me bem, é um fundo perfeitamente normal..


volto a pedir que peçam esclarecimentos ao BDC.Seria benéfico para todos!

Carlos Alves

Rubiz disse...

Acho que o BdC faz muito bem em revelar tudo que tem em cima da mesa.. chega de políticos desonestos! Eu quero saber a verdade com tempo de a poder analisar... truques de cartas só enganam nabos! E acho que vivemos num momento da nossa história, em que os nossos valores estão a mudar! Chega deste mundo de palhaços patéticos a comandar a vida de tanta gente... Chega de jogos de poder! Queremos gente que goste de gente à frente de nós!

Abraço para quem realmente gosta deste clube!

Alvalade XXI disse...

Como já foi postado anteriormente, e agora?!?!?!?!?!??

http://blogs.publico.pt/darussia/

Marodri disse...

Carlos,
Explique-me lá essa do Fundo, nem que seja com um desenho, pois não percebi lá muito bem.
Os 60% do Sporting são pagos com o valor dos passes dos futuros jogadores? Mas então os futuros jogadores não são adquiridos a 100% pelo fundo dos 50 milhões? Realmente, cada fico com mais dúvidas de cda vez que tentam justificar as grandes virtudes deste fundo.
S.L.

Carlos disse...

Manuel por isso sugeri que perguntassem ao BCD.

O nosso funo vai ser tipo o do benfica....

Os 60% vêm da avaliação dos passes de jogadores actuais e de jogadores que irás comprar no futuro...Ou seja, alguns passes dos jogadores pertencerao ao scp e ao fundo....

Carlos disse...

http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Bruno-Carvalho-fala-de-promessas-cumpridas.rtp&article=424585&visual=16&layout=59&tm=27&audio_id=424571

tudo explicadinho pela boca do proprio bruno carvalho

GBC disse...

Daniel:
Se tem dúvidas pode sempre fazer essas questões ao Bruno de Carvalho, por e-mail.

Carlos disse...

Qual é o mail?

Unknown disse...

Mas qual o esclarecimento que este blogue presta sobre o fundo do BC. Nada de nada...

Unknown disse...

Falava do blogue da RUSSIA; claro. Deve ser por causa do Milhazes que isto é mais sério???