quarta-feira, 9 de março de 2011

Candidaturas, votos e treinadores

Dadas as circunstâncias, a crescente onda em torno de Bruno de Carvalho, as sondagens (valem o que valem, não as substimo nem sobrevalorizo) é com expectaqtiva que se aguarda a apresentação das suas listas que fará hoje na sua sede de candidatura. Cereja no cimo do bolo se anunciar o treinador com o qual tem acordo. Está poderá ser uma cartada decisiva da sua candidatura. Se apresentar um nome da dimensão de Rijkaard.... ganhará ainda mais pontos!
Esta é mesmo a questão. Dias Ferreira tem Rijkaard mas parece não ter mais nada. Godinho Lopes diz que não vai anunciar treinador pois os sócios votam é no presidente. Ao não anunciar arrisca-se a perder mesmo as eleições e se anunciar um nome fraco (do género Frank De Boer)... segue pelo mesmo caminho. Portanto aposto que vai "ser obrigado" a dizer quem vai treinar a equipa para não correr riscos.
Que fique claro que não faço campanha por ninguém. Não decidi ainda em quem voto (em Godinho Lopes não será certamente, pois não voto numa lista que tenha figuras como PPC) e tenho ficado bastante surpreendido (pela positiva) com a campanha realizada por Bruno de Carvalho. Daí achar que um treinador forte e a garantia de capital para investir, poderão ser os trunfos para decidir os votos de muitos indecisos.
Acho que estes nomes, as indefinições e a incerteza de quem ganhará só beneficiarão o Sporting pois todos os candidatos terão de puxar pelos melhores trunfos se quiserem vencer.

29 comentários:

Pedro disse...

Pedro Baltazar é essencial ao Sporting
Tem uma politica de investimento continua no futebol como forma de valorizar o nome do clube. Bem mais importante do que qualquer Zico é a certeza de que não entra em nada para perder e está com vantade de investir tudo no futebol para lucrar mais tarde. Comprar caro para vender ainda mais caro e valorizar os putos pelo meio.
Direcionar todos os trunfos económicos (que domina muito bem como provado pelo sucesso na vida pessoal e no seio do clube como presidente da Nova Expressão) para o futebol e não para a banca ou modalidades. É verdade, vai ser preciso negligenciar as modalidades para beneficiar o futebol. Pelo menos numa fase inicial é crucial. Fala com conhecimento de causa e ao menos com ele sabemos de onde o dinheiro vem e para onde vai e principalmente, para onde não vai. Sabemos isso em relação a outros candidatos?
Ninguém enche o estádio de Alvalade se formos campeões no andebol ou no ping pong?
Vamos deixar de ser utópicos e dizer aquilo que toda a gente quer ouvir.
Bonito é o BdC em que vai ser tudo uma maravilha nas modalidades e futebol...

SL

Pedro - Sporting sempre

AJS disse...

Pedro, uma das coisas que acho importante em qualquer projecto para o futebol, é a valorização da nossa formação, pelo que acho bastante importante a uniformização de um sistema de jogo para que funcione. Não podemos andar a formar dos melhores extremos do mundo e a equipa jogar sem extremos... A formação deve formar jogadores que encaixem nas nossas necessidades. Curiosamente Pedro Baltazar, diz que isto não é possível... Gostava de entender porquê se as equipas que reconhecidamente apostam na formação ou em jovens, Barcelona, Man Utd, Ajax, entre outros o fazem... Neste ponto, além da escolha de Zico, Pedro Baltazar desiludiu-me bastante...

danieL disse...

Bruno de Carvalho até me tem estado a agradar.
Mas Augusto Inácio a Vice-Presidente para o futebol? Que experiência no cargo tem? Que competências lhe são reconhecidas?

Até como treinador deixa muito a desejar. Até Jaime Pacheco foi campeão no Boavista..

LEÃO PENSADOR disse...

Está na altura de os candidatos colocarem a carne toda no assador. Começarem a mandar nomes de treinadores e jogadores cá para fora. Depois de Futres Inácios e Duques, a malta já tem preferidos. Godinho e Bruno. Para a decisão final vai ser tudo uma questão de Liedsons ou Grimis. Não me venham com programas mais ou menos elaborados. Bettencourt tinha um bom programa, depois quando a bola começou a bater no poste vai tudo ao ar. Todo o programa será bom se a bola entra e podem-se encontrar excelentes em qualquer caixa de comentários.

Ficou hoje comprovado que o jornal onde escreve uma mulher saída do cruzamento entre um Galgo Afegão e um Esfregão de Arame dotada de gengivas negras, cabelo oleoso, pele bronzeada do tabaco, sorriso de bebedolas, e casada com um cineasta bizarro, está deveras interessado em influenciar a escolha do próximo presidente leonino.


http://www.conselholeonino.blogspot.com/

Unknown disse...

Quanto aos treinadores acho que se andam a mandar nomes para a comunicação social para ver o efeito junto das massas.

5 Junho disse...

Vai existir outro debate , esse na ultima semana , provocando assim que apenas as candidaturas legitimas possam participar.
Será na rtp (ou rtpn)

Lionheart disse...

A Bola quer queimar um candidato que investiu no futebol do Sporting e promover outro um divisionista e que vende gato por lebre. Trata-se de afugentar quem possa investir na SAD e levar ao colo quem lá possa causar confusão. Agora os sócios que façam o que quiserem, mas há outros que sabem muito bem o que estão a fazer.

Unknown disse...

Os debates só deviam existir após as listas serem validadas, pois cheira-me que alguns não vão conseguir formalizar as suas listas. Logo roubaram tempo aos verdaeiros candidatos e prestaram um mau serviço ao clube.

Unknown disse...

Quem ainda tinha duvidas sobre o Jornal " A Bola" acho que as desfez depois do jogo do Braga e daquela primeira página. Ora um jornal que virou orgão oficial de um clube , não pode ser isento em relação aos outros. Logo tentam por todos os meios desestabilizar os outros.

fullrise disse...

Jose Alvalade,

O problema não é só o carnide dominar 'Abola', o problema é que por ai se vê que até nestas tomadas de poder da imprensa o Sporting está atrasado em relação aos rivais. É urgente dominar alguma cs para fazer passar mensagem, e para impedir que outros a passem. Lá está a comunicação. O grande problema que se arrasta à anos.

Unknown disse...

Até agora os meus votos não vão para nenhum candidato e dificilmente irão, pois existe um conjunto de questões que estão a passar ao lados dos candidatos e que para a maioria dos sócios nem parecem importantes.
E enquanto nenhum dos candidatos abordar estas questões não leva os meus votos.
Antes de as dizer, devo dizer que me faz imensão confusão que algumas listas independentes ao CL não façam disto uma Bandeira. Todos sabemos que o Cl nada decide, mas eles podiam pegar neste tipo de coisa e torna-las visiveis já que os candidatos; pelo menos até agora nada disseram.
Até a Lista para o CL que é composta por Socios Anonimos, nada disse até agora sobre estas matérias. Nunca é tarde ppis é simplesmente o futuro do SCP que está em causa...

Não será importante abordar temas como:
- Alteração de estatutos
- Voto Electronico nas eleições e AG's
- Direito de voto a todos os sócios
- Diminuição da decalage de votos entre sócios.
- Direito de voto e participação nas AG's a todos os sócios, sobretudo aos residentes em Portugal
- Revitalização dos Nucleos
- Extinção e Recriação de novas Categorias de sócios. Ex: Sócio de Nucleo.
- Extinção do Conselho Leonino
- Criação de um Orgão com uma maioria alargada de sócios, com alguns poderes de decisão. Que fosse a VOZ do sócio Anonimo.
- Futuro da Sporting TV e criação de parcerias diditais alem fronteiras para levar o dia a dia do clube a todos os sportinguistas espalhados pelo mundo.
- Plano de incrementação do numero de sócios em Parceria com os Nucleos ( aqui entra a nova Categoria Sócio) para se atingir um nuemero minimo de 100.000 sócios pagantes e almejar num futuro próximo 3/5 anos puder chegar aos realisticos 150.000
- Levar o Sporting a todos os recantos do país, sobretudo aqueles distritos onde o Sporting tem mais adeptos, isto em parceria com os Nucleos mais activos.

Estas e muitas mais medidas deviam ser discutidas pelos candidatos e não ficarem somente no papel; pois alguns deles até podem ter algumas medidas no programa, mas depois nada fazem.
Falar de treinadores e jogadores é muito bonito, mas existem questões tão ou mais importantes e não merecem uma fala por parte dos candidatos.
Não descobri a polvora e muitas desta medidas vêm do Congresso de Santarém, mas nenhuma foi implementada e o Congresso já foi há muito.
São este tipo de medidas que deviam ser faladas, pois elas vão dar mais VOZ e PODER a todos os sócios. Todos eles vão puder participar na vida do clube.
Ou será que não interessa a nenhum dos candidatos que este tipo de medidas avance.
Sem este tipo de medidas o SCP nunca puderá almejar ser um clube realmente universal.
Talvez interesse a alguem que o SCP não seja de facto de todos os sócios, mas de meia duzia de sportinguistas.
Aqueles que tanto RECLAMARAM: DEVOLVAM O SPORTING AOS SPORTINGUISTAS, estão por ora absolutamente calados.

É por este tipo de razões e por mais algumas que ninguem leva os meus votos até ver.

Está no tempo de os sócios do Sporting fazerem as suas exigências, pois não podemos dar os nosso votos em troca de nada. É nesta altura que a nossa VOZ mais deve ser ouvida, pois somos nos que elegemos os futuros corpos dirigentes.

Os meus votos têm de ser muito bem entregues e bem ganhos por qualquer dos candidatos.
Talvez seja lirico ou utopico mas, só vejo o clube assim, com a participação Efectica de todos aqueles que gostam do clube e querem fazer parte activa do clube.

PS: Desculpem a dissertação, mas estava a precisar de desabafar. Este estado de coisas deixa-me incomodado...

GBC disse...

Frank de Boer não é um nome fraco. É um nome impossível. Tem contrato com o Ajax e está em grande na Holanda...

JC disse...

Alguém me é capaz de dizer o que faz Bruno de Carvalho profissionalmente?
Não sei se o perfil do candidato já foi aqui divulgado mas tenho andado um bocado arredado das "lides" e não consegui ainda perceber o que faz ou tem feito profissionalmente este candidato, que não conhecia mas por quem nutro simpatia, pela forma como se exprime e pelas ideias que transmite.

Lionheart disse...

"Alguém me é capaz de dizer o que faz Bruno de Carvalho profissionalmente?"

LOL

João Santos disse...

Bruno de Carvalho não irá apresentar hoje o treinador.Ele ou elementos da sua campanha já o disseram...

JC disse...

Lionheart:

LOL????

LOL porquê?

Algum problema na pergunta que fiz?
Não é natural querer saber o que faz profissionalmente Bruno de Carvalho?
Que não sei?
Sei que Godinho Lopes é engenheiro, Pedro Baltazar empresário - desconhecendo o ramo -Dias Ferreira advogado, Abrantes Mendes juiz jubilado...
O Boal não sei nem me interessa.
O Bruno de Carvalho gostava de saber, porque me parece um candidato credível e uma lufada de ar fresco no SCP.
Mas a sua inserção profissional é um factor importante no juízo que importa fazer sobre as suas capacidades para Presdiente do SCP.
Por isso aqui renovo a pergunta:

"Alguém me é capaz de dizer o que faz Bruno de Carvalho profissionalmente"?

LEÃO PENSADOR disse...

JC

Elementar meu caro!

(apesar deparecer um sacrilégio o que disse)

http://www.conselholeonino.blogspot.com/

LEÃO PENSADOR disse...

O problema é que ninguém sabe, por isso não obteve resposta!

http://www.conselholeonino.blogspot.com/

Pedro disse...

Segundo o seu próprio site,

Gestor

SL

Pedro - Sporting sempre

Pedro disse...

http://www.porumsportingsemcomplexos.com/perfilCandidato.php

JC disse...

Gestor de quê?
Em que área?
Que formação académica e que experiencia profissional tem?
Geriu o quê?
Com que sucesso?

JC disse...

Já vi o perfil do bruno de Carvalho no link que o Pedro amavelmente postou anteriormente.

Pedro disse...

JC,

Basta ler o meu primeiro comentário neste post para saber que a resposta "gestor" não me satisfaz...
As suas dúvidas são as minhas também.
Vamos entregar o clube a um total desconhecido e que aparentemente não quer desvendar muito do passado?

SL

Pedro - Sporting sempre

Pedro disse...

Mais um dia.

E mais um dia em que o meu candidato continua Pedro Baltazar.


Apesar de ter estado francamente mal no debate, há muitas sombras em redor dos restantes e tem um projecto vencedor para implementar.

SL

Pedro - Sporting sempre

Unknown disse...

Caro Pedro,

O SPORTING não é apenas um clube de futebol.

Somos o 2ºclube a nível mundial com mais títulos desportivos e o melhor de portugal obviamente.

Deixe-me dizer-lhe também que comprar caro, será uma incógnita a venda posterior, e por todo o nosso historial de vendas, o saldo não é nada positivo. Não quer dizer que seja o caso, mas é um risco enorme.

O JEB também tinha um bom projecto, e viu-se na prática.

Não me parece ser o candidato que o SPORTING precisa, mas unindo-se a todos os outros, seria fantástico.

APELO À UNIÃO DE TODOS OS CANDIDATOS PARA UMA SÓ LISTA, EM CADA UM DISPONIBILIZE OS SEUS FUNDOS.

UM SPORTING UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO!!!

AF

Pedro disse...

Aparentemente, para além de apresentar Eduardo Barroso e Daniel Sampaio como apoiantes, nada de novo...

Fundo, nem cheirar qualquer explicação.

Treinador, nada.

Jogadores, idem.

Equipa directiva, zero.

Em que ficamos BdC?


Pedro - Sporting sempre

Pedro disse...

António,

Longe de mim querer acabar com as modalidades. Apenas são prioridades e sem futebol não há modalidades.

Projecto JEB?! Não compare ouro com latão...

Comprar caro para vender caro é uma força de expressão... A verdade é que é mais facil arranjar um bom jogador para vender mais tarde por 15/20 milhões com 4/6 milhões do que com 500mil euros...

SL

Pedro - Sporting sempre

Lionheart disse...

JC. Peço desculpa, não quis "mangar" consigo. Ri-me porque só dá vontade de rir quando se fala na vida professional desse "candidato". Sou suspeito para responder a essa pergunta. .

JC disse...

Lionheart:

Não tem que se desculpar.
Eu é que tenho andado a leste de tudo isto e longe de mim pensar que ia tocar num ponto nevrálgico.
Daí não ter entendido a sua primeira reacção.

De qualquer maneira, e para que conste, sou há muitos anos um ferrenho sportinguista - desde os tempos de Diniz, Yazalde, Da Costa, e outros - mas não sócio, pelo que nem sequer voto.
Mas interesso-me por estas coisas e gosto de saber o perfil dos candidatos porque, para mim, diz muita coisa.