quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Respostas de Bruno Carvalho

Tal como tínhamos anunciado publicamos as respostas que nos foram enviadas pelo candidato Bruno Carvalho. As mesmas são colocadas tal e qual nos chegaram.

Ecletismo

- Sabendo que o SCP tem tudo acordado com a CML (local e autorização de construção) e com a CGD (financiamento), explique-nos o que queria dizer com "Criar as condições para se poder construir o pavilhão que as modalidades do Clube e os seus adeptos há muito anseiam e merecem"?

O Pavilhão pode e deve ser uma fonte de receitas interessante para o Clube e como tal não basta projecto de arquitectura ou possibilidade de financiamento que nos retirem capacidade de valorizar o que é nosso. Queremos fazer um projecto financeiro para o Pavilhão de forma a dotar o mesmo de condições que permita assegurar a manutenção do mesmo e ser a real valia que os sócios e adeptos anseiam.


- Qual a forma de financiamento que defende para as modalidades? Serem auto-sustentáveis? Ou o clube assumir uma determinada quantia por ano para a manutenção das mesmas.


As modalidades devem seguir uma politica de auto sustentabilidade mas sempre com o apoio directo do Sporting CP em questões determinantes como: local de jogos (pavilhão e multidesportivo) e sinergias para potenciação de patrocinadores das mesmas.


- Coloca a hipótese de re-activar modalidades mesmo que financeiramente não sejam rentáveis?


Re activar modalidades sim, mas não verifico quais é que não poderiam ser rentáveis. Com o Sporting CP a criar as condições de base e potenciando parceiros para as modalidades é possível e desejável que se tornem em secções desportivas competitivas e que garantam a sua viabilidade financeira.


- Existe alguma modalidade (excluindo o futebol) que seja considerada como a prioritária?


Todas as modalidades do Clube têm de ser prioritárias porque todas implicam envergar o maior símbolo do desporto nacional, o do Sporting Clube de Portugal.


Futebol

-Em relação ao fundo de investimento, de onde vêm os 50 milhões e em que moldes vai funcionar? Fala em negociar com o Espírito Santo Investimento aumento de 20 milhões para 50 milhões, Uma situação anula a outra?


Fundo imobiliário fechado com investidores onde os activos serão os atletas do Sporting CP e novos. Os salários serão geridos da forma que agora são, pelo clube, o fundo apenas será um apoio para contratações onde parte da verba será para os investidores e parte para o Sporting CP. Como todos os negócios os investidores correm os seus riscos.


Uma negociação não anula a outra.


- Está em condições de arranjar meios para aumentar o orçamento do futebol de forma a aumentar a qualidade do plantel (melhores jogadores = jogadores mais caros) e sabendo que pretende voltar a ter a equipa B aumento necessariamente o quadro de jogadores profissionais do clube.

A equipa B será uma dessas fontes de libertação de verbas para a equipa principal pois o seu custo anual será inferior ao salário médio de 2 jogadores do plantel actual e como terá uma redução de 6 conseguimos melhorar as condições salariais possíveis para atletas do Sporting CP


- No seu programa refere que “A questão da preparação física dos atletas será sempre alvo de especial atenção por ser determinante para o desempenho regular da equipa, podendo ser definida pelo treinador da equipa principal ou pela equipa directiva". Pretende realmente intrometer-se em questões técnicas do treinador?


Aquilo que pretendo é que todos os elementos da minha equipa percebam que não voltarei a permitir que uma equipa do Sporting CP apresente níveis de rendimento físico abaixo do esperado para uma grande equipa nacional que somos.


- Quem serão o seus responsáveis pelo futebol (Administradores, Director Desportivo)?

Para a semana serão anunciados os nomes.


- O critério de ter ex-jogadores como treinadores dos escalões de formação deverá ter um maior peso do que as qualificações dos mesmos?


Não, Será sempre uma conjugação de orgulho sportinguista, atleta referência do clube e qualificações profissionais.


Clube

- O que pensa sobre a reformulação dos estatutos do clube e quais as suas propostas de alteração?

Os estatutos devem sofrer uma proposta de alteração em pontos como:

próprio texto está ultrapassado;
votação – diferença de votos;

Conselho leonino – reformulação de funções com a possibilidade de criar grupos específicos de trabalho.


- Concorda com a actual forma de atribuição de número de votos?


Não. Creio que deveria ser bastante atenuado as diferenças que existem em função aos anos de sócio.


- Qual será a politica interventiva do clube nas diversas federações?

A primeira de todas será estar sempre presente em todos os locais de decisão do futebol português e nunca abandonar a luta pelos valores do nosso Clube.


- Qual a politica que desenvolverá para que os media deixem de tratar o clube com parcialidade por demais evidente?


Cordialidade mas sempre na defesa dos interesses e valores do Sporting Clube de Portugal.


- Conhecem a realidade financeira do clube? Irá fazer uma auditoria externa às contas ou considera suficiente a analise do ROC que é efectuada?

Sim conhecemos. Iremos efectuar uma auditoria de gestão dos últimos 15 anos.



- Coloca a hipótese de ter adeptos de outros clubes em lugares de importantes do clube?

Não.



Sócios

- Com que medidas pretende voltar a aproximar os sócios e adeptos do clube?


Devolver o orgulho à família sportinguista através de vitórias e de uma politica de comunicação que os coloque de novo no centro do Clube.


Serão realizados festivais sportinguistas pelo pais, serão feitas acções de divulgação e angariação com os núcleos, Delegações e filiais de forma concertada e programada, serão revistas situações com os dias de marcação das assembleias gerais, será proposta a diminuição das diferenças entre votos, isto é será um Clube para os seus sócios e isso irá fidelizar os mesmos a um amor que é comum a pelo menos 2 milhões de pessoas.


- Como pretende aumentar o número de sócios do clube?

Através de uma acção concertada com os Núcleos e agregando ao cartão valias para o dia a dia do sócio leonino.


- Irá fazer uma distinção clara entre sócio e adepto (beneficiando o sócio)?

Sim.


- Qual a sua visão do fosso do estádio e da eliminação do mesmo?

Se o Estádio não puder ser um verdadeiro centro de eventos que potenciem receitas para o clube então terminar com o fosso e alargar as bancadas rentabilizando a politica de Estádio cheio e tendo os adeptos e sócios mais próximos dos seus atletas durante os jogos.


- Coloca a hipótese de abdicar da candidatura a presidente integrando/apoiando uma outra?


Não.

34 comentários:

altaia disse...

confio neste e espero que consiga uma boa equipa sem os velhos do restelo e sem piedade daqueles que sempre foram oposição a tudo

leao-titular disse...

Se não tem visibilidade na imprensa não chega aos sócios e por isso o seu programa nem vai ser conhecido por muitos. Pelo que se leu aquí ainda está muito cru, necessita mais ideias, mais firmeza, mais energia e explicar como vai devolver o clube aos sócios porque o clube, neste momento, é só de meia dúzia. Mais energia por favor e apresente-se às tropas. Boa sorte!

Alvalade XXI disse...

Este candidato representa a real mudança (famosa ruptura) que o clube precisa.

Sem dúvida que é necessário saber quem o acompanha mas é em Bruno Carvalho que está a esperança num Sporting diferente, num Sporting dos sócios.

Não era isso que todos queriam????

Dias ferreira/ futre/godinho/nobre guedes/PPC- medo, muito medo

SL

leao revisor disse...

Edu

Peço imensa desculpa mas para mim estas respostas sao uma desilusao.

José Maria disse...

Diria que foram respostas inconclusivas. Não saiu do âmbito das generalidades.

Seria bom o fonte segura ter um "direito de resposta" de modo a esclarecer melhor as respostas do candidato.

Alvalade XXI disse...

Leão Revisor,

Foram respostas curtas, sinceras e directas ao assunto. Gostava que me explicasse melhor o porque dessa desilusão?

Já estive no alvaláxia à conversa com ele e além de sempre disponível, teve tempo para explicar a viva voz e com tempo todas as suas ideias.

SL

Anónimo disse...

portanto, o fundo contrata os jogadores e o Sporting paga os ordenados. Supondo que vamos ter jogadores melhores e mais caros, sabendo que o nosso buraco de tesouraria já é uma esponja, como se prentende equilibrar as contas ?

prefiro a solução Godinho, se for aprovada pelos bancos. Um investimento financiado mas que cobre o orçamento anual.

Alvalade XXI disse...

Caro Mário Rui Oliveira este tipo de fundo é exactamente igual ao do porto e benfica.

Alias a qualquer outro fundo. O difícil aqui é conseguir investidores tal com os nossos rivais fazem.

O godinho, tal como era previsível, já levou nega.

Só uma pergunta: porque é que para estes dirigentes só negoceiam com BES e BCP? não existem mais bancos?

Aguardemos pelos investidores de BdC.

sl

Pedro disse...

Infelizmente só leio um churrilho de ambiguidades...

SL

Pedro - Sporting sempre

leao revisor disse...

Edu

Por querer uma mudança nao pense que os outros têm todos ideias iluminadas.

Em primeiro lugar concordo com o jose maria sobre a entrevista, respostas muito vagas e que pessoalmente revela algum desconhecimento da realidade.

Depois sobre negas, deverá saber a minha posiçao sobre a lista de Godinho mas garanto-lhe que nao existirá outra lista com tanta capacidade de negociar com a dita banca do que a "Salada de Frutas".

Sobre negociar com outros bancos... Pergunte se é possivel.

Relativamente ainda ao Fundo, o SCP negoceia ha cerca de 1 ano um fundo com o bes nos mesmos moldes do SLB no valor de 15 a 20 milhoes de euros e é este valor porque o SCP nao tem jogadores nem o mercado está num bom momento avaliações muito altas de passes de jogadores.
Por isso foi 15 a 20 e não 50 por algum motivo.

Mas como digo a mim tanto de faz se o dinheiro é dos petrodolares de angola da russia ou do po da colombia eu quero é dinheiro no SCP para contrataçoes mas dinheiro que tenhamos condiçoes para o pagar depois porque evidentemente que nao nos dão nada de borla

miguel disse...

Sim,muito vago.
Nada diz de novo,apenas manifesta um conjunto de intenções que genéricamente são idênticas a todos os candidatos.
O Obama era a mudança e este é a ruptura.Slogans de campanha,enfim.
São todos de ruptura...

José Maria disse...

Negociar com bancos que não os nossos actuais credores é impossível e mesmo que fosse possível faze-lo seria um autêntico suicídio.

Não sou profeta mas acredito profundamente que se o Sporting negociasse com outro banco um crédito (ou fundo, como queiram) a rondar os 50 milhões terminaria como clube a curto prazo. Tal parece me óbvio.

Também me parece óbvio que qualquer fundo que o SCP pretenda gerar implica a utilização de activos e por isso seria impossivel sem o aval dos credores.

Quem pode negociar melhor com credores? Isso parece me óbvio e o revisor já o disse, Godinho Lopes e a sua salada conjugam um crédito de credibilidade junto da banca que facilitaria esse processo. Para além deles só mesmo Dias Ferreira me parece capaz desse diálogo e acredito que já o tenha tido(talvez relacionado com esse facto esteja a demora do Godinho).

Por ultimo devo acrescentar que, se vi as respostas de Bruno de Carvalho como inconclusivas, vi com um enorme "Ai meu Deus" a apresentação do candidato Zeferino Boal.

Diogo Bernardo disse...

sim foi vago e muito geral, mas se na proxima semana apresentar bons nomes ...

Sjjpires disse...

perguntas fracas, respostas redondas!

Mike Portugal disse...

Clarificou algumas coisas, mas na generalidade ele também não pode dar respostas mais especificas, visto que algumas coisas ele só saberá o que fazer quando for confrontado com a realidade do clube.

De qualquer maneira vou continuar à espera das pessoas que ele vai meter no futebol.

vitor disse...

Andei eu aqui a empurrar o Abramovich do Severino para não termos que levar com a junta de salvação leonina e o Fonte Segura continua a insistir nas promoções pessoais. E pelo vistos vem aí mais um. Hoje há jogo e ninguém dá por isso!

Foi essa falta de paciência de adeptos fartos de perder que não permitiu ver o trabalho fantástico que JEB fez à frente do clube. O facto de se ter espalhado ao comprido no futebol ocultou muito trabalho precioso. Isto tudo que consta no post, como as modalidades, custa muito dinheiro.

Ainda vão todos ter oportunidade de perceber que deviam ter ouvido o Moniz Pereira. Se o futebol é uma actividade deficitária em Portugal, das modalidades nem se fala.

Querem-se comparar com os maiores da Europa, onde os adeptos - espalhados por todo o mundo - chegam a assegurar 50% das receitas. Só para dar um exemplo, uma vez a passar à porta do Ronaldo em Manchester, tinha mais miudas fugidas da escola á porta de casa que nós temos no estádio!

Num pais em que a televisão é negociada de forma individual e que a publicidade atenta ao nº de adeptos deviamos todos ter mais paciência. A captação de investidores é uma treta. Foi isso que falhou na SAD, no Sporting e nos adversários.

Mas claro que o Dias Ferreira vem aí com o seu novo modelo de gestão, falado há muitos anos mas que nunca ninguém percebeu ao certo do que se trata, pelos vistos era o Paulo Futre!?

Mas entretanto andam todos a disputar o Paulo Abreu!? Porque será? Entretanto faço votos de golos do Sporting hoje em Glasgow!

Força Sporting! SL

José Maria disse...

Caro Vitor,

Concordo contigo em grande parte mas permite que sublinhe um ponto:

Tudo funciona na óptica da "bola na baliza". O presidente é julgado por isso mesmo, se a bola tivesse entrado dentro da baliza JEB não era visto como um erro de casting mas sim como um Sportinguista com visão.

Eu apoiei a reestruturação financeira e digo apoiei e não apoio pois já está feita e qualquer discussão em seu redor é hoje inconsequente.

Ora por muito que JEB tenha feito algumas coisas bem, e fez, naquilo que é central falhou. Falhou na gestão desportiva no que ao futebol diz respeito e cometeu erros evidentes.

Portanto ninguem ligaria, ou poucos ligariam à reestruturação se a bola tivesse entrado. Mas não entrou e a partir do momento em que assim é JEB falhou.

A meu ver JEB fez um trabalho fundamental que permite aos agora candidatos se focarem no futebol. E pelo futebol se ganha e pelo futebol se perde e agora talvez possamos ganhar.

Quanto ao Abreu, é normal que por ele se lute. Com ele virão muitos votos.

SL

vitor disse...

José Maria,

Para acabar de uma vez por todas com o capitulo da finanças, sobretudo para os auditores, que eu me lembre o clube já por duas vezes teve pior que hoje e numa altura em que os custos de exploração de tão ridiculos nem deviam permitir comparações, antes e depois de Cintra, paralisados, que se lixe o património para os que não sabem do que falam.

Roquette previu mais receitas, construiu e ganhou, curiosamente com Paulo Abreu no futebol. Numa altura em que já se exigia racionalização Duque disparou a despesa. Roquette bateu a porta, acabaram-se as obras e voltamos a ser campeões graças ao nome de Dias da Cunha.

Ao Filipe, só culpo a falta de tempo e ter entregue o clube ao treinador, porque com alguma influência tinhamos sido campeões.

De lá para cá já sem adeptos a primeira coisa a fazer no futebol era comprar extremos e um treinador ofensivo, qualquer um que levasse adeptos ao estádio.

Mas também digo que é preciso coragem para estar numa actividade em que são as receitas extraordinárias como as mais valias dos jogadores que podem salvar a honra do convento.

Vamos ver no que isto dá, era bom um JEB à frente do clube e um Duque vigiado à frente do futebol.

E que o Sporting vença sempre!

SL

Mike Portugal disse...

Vitor,

"era bom um JEB à frente do clube e um Duque vigiado à frente do futebol"

E quem para treinador?

José Maria disse...

Caro,

Não discuto a questão financeira, ao que parece temos uma opinião semelhante.

Bastará uma preocupação maior com a pasta do futebol.

Se queres Duque queres Godinho e como eu não quero Godinho também não posso querer Duque e por isso não quero Luis Duque.

Admito o inclinar para a pessoa do Dias Ferreira mas só quando estiver inclinado para um projecto é que poderei decidir.

Leão de Stª Engrácia disse...

Caro Vitor,

Arranje um clube só para si, pois de facto é um visionário, e mais não digo para não entrar em quezílias estéreis mas aquilo que escreve até me dá voltas ao estômago. Consegue ser mais reolvante que a verborreia dos bloggers do Carnide TV. Lamentável.

5 Junho disse...

Falando naquilo que o user mario rui oliveira disse , sobre o fundo e a cobertura dos orçamentos.

Nao interessa o o fundo ou o candidato , mas o orçamento do Sporting tem 3 parcelas. Custos com pessoal , Amortizacoes a curto prazo (que entra na conta corrente do ano fiscal do Sporting) , e a longo prazo (muitas vezes as transferencias feitas agora que sao empurradas para o futuro).

Ora se um fundo aparece e compra jogadores (e aqui a ideia é pensar numa entidade exterior ao Sporting) , a ultima parecela das amortizacoes desaparece , porque esse custo nao será futuramente suportado pelo Sporting. O que sobe ? Os tais custos com o pessoal.

Considerando o nivel de amortizacoes/ano que o Sporting tem , um aumento proporcional seria sustentavel ...mas nem me parece que seja tao elevado quanto isso.

Portanto respondendo á sua questao , a cobertura vem dai.

Claro que este modelo é muito melhor que fundos bancarios que têm garantias de passes . Mas por ser muito melhor tambem é muito mais dificil arranjar investidores.

O porto e o benfica fazem isto de forma dissimulada...com parcerias financeiras nas transferencias (e o Sporting este ano fez isto num jogador , o Torsi).

vitor disse...

Isso só eu, da bancada! Ou o Domingos no banco! Talvez não, queimavam-no depressa. Um esrangeiro que jogue pelas alas ao ataque, o que estiver disponivel.

SL

José Maria disse...

Não entendo o critério "estrangeiro" na compra de um treinador.

Uma coisa é discutir estilo de jogo ou qualquer coisa assim, agora a nacionalidade?

Perdoem o aparte.

vitor disse...

Mike,

Agora a falar a sério, concordo que o treinador é o fundamental no futebol. Não acredito em anunciar nomes na campanha. Mas os directores desportivos saberão escolher o melhor, depois é preciso cabedal para os defender quando as coisas não correm bem.

Não ponho duvidas que por exemplo o Jesus tanto dava certo no Sporting como nas galinhas.

SL

vitor disse...

José Maria,

Alvalade como está é uma fogueira, quando não são o adeptos são os dirigentes, como foi com o Fernando Santos.

SL

José Maria disse...

Vitor,

Os nomes dos treinadores acabaram por surgir, especialmente se hoje e segunda a coisa correr mal.

É normal que assim seja. A meu ver só seria necessário entender o perfil desejado por cada candidato. Mas vão sair nomes.

Quanto a homens para o futebol acho que é um must, cada um tem de dizer quem é o seu. Isso e restante equipa.

José Maria disse...

Caro

é bola dentro da baliza, a lógica infalível.

Tudo o resto é esquecido quando se tem pela frente os resultados dessa mesma lógica.

vitor disse...

Com o que eu acho que concordaremos todos é que foi o Peseiro o ultimo a entusiasmar as bancadas, treinador que curiosamente o Revisor não aprecia e que também foi empurrado, levando com ele o presidente.

Só o trago à baila para ouvir qual seria o treinador ideal a anunciar pela próxima direcção para o Revisor? Podemos saber, por obséquio?

SL

Fito Rinaudo disse...

Este candidato parece estar cheio de ideias e de querer dar uma imagem mais moderna ao Sporting.

Apesar dessa ideia, também me parece, tal como tem sido referido aqui, que as respostas são todas muito superficiais, espero por mais detalhes, pois parece-me ser uma boa opção, ficando a faltar nomes (conhecidos ou desconhecidos) para que se possa fazer uma comparação entre listas e assim votar.

Para mim o plano José Eduardo é um enorme trunfo nesta lista.

Queria também referir algo que tem sido falado, e do qual discordo, que é não haver "continuidade". Isso é completamente impossivel, na altura que se vive, depois de todas as reestruturações efectuadas, é imperativo haver alguma "continuidade", em pontos especificos como a parte financeira, e haver sim uma ruptura com o modelo desportivo que não tem sido nada agradável.

Bom jogo para logo, que hoje seja o ponto de mudança, pela positiva!

João disse...

Este candidato tem feito uso das novas tecnologias para se fazer ouvir.
Curiosamente penso que não tem nenhum plano para a forma como vai tratar a imprensa.

Esse para mim é um ponto crucial.
A imprensa influencia os adeptos e a sua afluência aos estádios.
A imprensa "vende" jogadores.
A imprensa pressiona árbitros.
A imprensa consegue fazer "lavagens" de arbitragens vergonhosas.

Perante isto, este candidato, sobre a imprensa fala apenas em "cordialidade".

Não há fundos e mundos que salvem o Sporting enquanto não for respeitado.

De resto há que esperar que as cartas estejam todas em cima da mesa para se tomar decisões.

A procissão ainda vai no adro...

Há que apoiar projectos e não individualidades.

SL,
Xait

danieL disse...

O Carlos Severino já fez a sua análise a Dias Ferreira e Carlos Futre.

Quando muito se fala de saladas..
Prefiro, sem dúvida, uma salada apenas e só verde, ainda que não deixe de o ser, do que uma cheia de coisas de outras cores..inclusivamente, melancia.

SL

danieL disse...

Desculpem, Paulo Futre..

O seu a seu dono.

Paulo disse...

depois destas respostas do sr Bruno de Carvalho é bom que ele traga o Luis Figo para director desportivo e Rui Faria para treinador.. assim terá o meu voto!