quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Novo paradigma

Este Post pretende falar das próximas eleições, mas no dia 26 quando formos votar não podemos nos esquecer de tudo o que ficou para trás, destes últimos 15 anos. Por isso falarei do Passado e do Futuro, este post por isso mesmo será ligeiramente mais longo do que habitual.

Passado

É bom que haja memória e saber que quando Sousa Cintra abandonou o clube NINGUÉM queria pegar no clube. Por isso é que Roquette apareceu como salvador. É bom lembrar também que o SCP tinha património e tinha 30 milhões de euros de passivo (que não são 30 milhões de euros no dinheiro de hoje) mas não tinha financiamento de lado nenhum, não tinha dinheiro para pagar salários e as suas obrigações com os credores. E foi com Roquette que isso terminou. Também não me esqueço que foi com Sousa Cintra que tivemos as melhores equipas dos últimos 30 anos, com orçamentos iguais ou superiores aos rivais mas títulos quantos tivemos? Quantas vezes lutámos pelo titulo?

Sempre acreditei e continuo a acreditar (a menos que me provem) que quem lá passou tentou fazer o melhor para o clube, que a sua visão e todas as propostas que foram apresentadas era para dotar o clube de capacidade de pagar o que devia e tornar a equipa mais forte mas a realidade é que não foi isso que aconteceu. A realidade é que a equipa de futebol ficou sempre para segundo plano o que tem resultados directos na competitividade ou falta dela para com os nossos adversários.
Também não posso deixar de dizer que durante este tempo todo só existiu uma alternativa que era a que a direcção nos apresentava e assim sendo tudo se torna muito simples na altura de votar.

Até Cintra nós éramos um clube Desportivo que tinha como Motor o futebol depois de Cintra e principalmente com Roquette tivemos um clube de futebol e algumas modalidades. Em bom tempo esta visão mudou e agora as modalidades "amadoras" são parte integrante do clube e têm o seu papel de destaque.

Futuro

Tenho que confessar que quando JEB se demitiu pensei que iria votar em branco nas próximas eleições. Estava convencido que Rogério Alves seria candidato, que alguém da direcção também o fosse, que alguém da lista Ser Sporting teria a coragem de avançar igualmente e sabendo que Rocha Jr não avançaria deixava-me numa posição delicada já que não votaria em nenhum dos candidatos.

Este Braz da Silva deixou-me na expectativa já que a questão financeira está arrumada. É um compromisso do SCP com a Banca, nós vamos pagar mas eles também nos "ajudam" a pagar basicamente neste momento a banca nunca deixará o barco ir ao fundo. Nas modalidades temos equipas fortes e competitivas e não será necessário grandes alterações ou entradas de dinheiro para as manter ao nível que estão. Ainda para mais quando temos o financiamento do pavilhão pronto com a caixa geral de depósitos e toda a burocracia com a CML está ultrapassada o que permitirá o próximo presidente avançar com a obra no dia a seguir às eleições se entender... Já agora o nosso novo pavilhão vai se chamar "Leo Caixa".

Mas o novo paradigma está aqui, com a parte financeira e das modalidades resolvida... Falta dar um novo rumo ao futebol. Para isso só com dinheiro se resolverá a questão. Os bancos estão na disposição de emprestar mais algum mas pouco e se braz da silva consegue realmente as verbas que diz então bastará me convencer em dois ou tres pormenores para ter os meus votos.
Porque é alguém fora de tudo no SCP (não tem anti-corpos dos 2 lados) e supostamente arranja dinheiro para investir no futebol o que voltará a entusiasmar os adeptos... dos 2 lados!

Aguardo pela entrevista de amanha para ter mais informações e definir a minha opinião.

Saudações Leoninas

PS. A "solução" de José Eduardo terá direito a um Post brevemente.

56 comentários:

GBC disse...

Concordo com o post praticamente todo. Mas para darmos um novo rumo ao futebol não basta apenas e só dinheiro. Obviamente que é importante: é, aliás, fulcral. Mas é preciso igualmente outro ponto importantíssimo: saber delegar funções e rodear-se das pessoas certas e competentes. Não me parece, infelizmente, que Jeb o tenha conseguido (especialmente na primeira - mais especificamente na escolha dos treinadores) e é algo fulcral.

É preciso dinheiro para investir e contratar bons jogadores e um bom treinador. Mas é preciso visão, já que o dinheiro, por si só, não se traduz na compra de bons jogadores e treinadores - o pouco afortunado Pongolle é um exemplo disso mesmo.

Mike Portugal disse...

Na minha opinião, deverias ter abordado a era de Dias da Cunha e Felipe Soares Franco, já que também fazem parte do passado e não apenas o Sousa Cintra.

Quanto ao futuro:

"Falta dar um novo rumo ao futebol. Para isso só com dinheiro se resolverá a questão"

Não concordo. É preciso acima de tudo pessoas competentes e com qualidade. Com isto estou a falar de treinador, director de futebol (ou geral) e uma melhor interação com a formação e ainda criação de uma equipa B.

PS: Atenção que a "solução" de José Eduardo não é bem uma solução, são apenas um conjunto de ideias, que não estão desenvolvidas. São apenas guidelines.

Lionheart disse...

É, o futebol do Sporting precisa de um impulso. Resta saber se os propósitos do candidato que se anuncia são os mais indicados para tal. Vai ter de concretizar.

Mas não me choca nada o tipo de campanha que ele está a fazer. O Sporting é um clube interclassista, por isso os candidatos têm de ter um discurso que todos os sócios entendam. Poderá entrar numa parte mais técnica em fóruns específicos, mas em entrevistas a mensagem tem de ser sintética e mobilizadora, para que seja perceptível por aquele(a)s que não são entendido(a)s em matérias financeiras, nem têm de ser. A falta de capacidade de falar para TODA a gente foi uma das maiores falhas dos protagonistas dos últimos 15 anos e contribuiu muito para a desmobilização que atingiu o Sporting.

5 Junho disse...

CAUTELA E CALDOS DE GALINHA NUNCA FIZERAM MAL A NINGUÉM !!

Enquanto nao existirem as minimas garantias que o homem não é um charlatao , e que tudo isto nao passa de um enorme show off , da minha parte só leva desconfiança até pela forma como se tem apresentado e algumas das pessoas que estao ao seu lado.

Se a questao do fundo for BEM EXPLICADA , e o clube nao servir apenas para encher os bolsos a meia duzida de trapaçeiros , mediante os outros candidatos...logo se ve.

É uma personagem muito muito nebulosa.

Ricardo disse...

Falta ao SCP essencialmente COMUNICAÇÃO desde à décadas, senão vejamos:

O Caso Kleber, foi necessário vir o Marítimo para a praça pública defender o nome do SCP.

De cada vez que a comunicação social critica as actuações dos dirigentes com contratações falhadas ou outra coisa qualquer, não se vê ninguém da direcção a esclarecer os sócios.

O Srº Nuno Dias está a fazer nomeadamente o quê?

O sporting precisa que de cada vez que seja atacado o nome do clube, tem de se vir desmentir oficialmente, nem que seja necessário comunicados de hora a hora.

Depois da Comunicação, obviamente que é necessário alguém que saiba escolher jogadores a contratar... (como o mourinho fez no porto), bons e baratos e já com experiência na liga (Cristiano a meu vêr é um desses casos).

SL

5 Junho disse...

Basta ver como ontem , o presidente do corinthians DESMENTIU a informacao OFICIAL do clube ,e está tudo á espera de reaccao....................................

danieL disse...

A mim parece-me que José Braz da Silva dificilmente não ganhará as eleições e mais tarde ou mais cedo veremos as habituais figuras "juntarem-se ao projecto", tal como Rogério Alves.

Vou aguardar pela divulgação da Lista completa e essencialmente, das pessoas escolhidas para liderar o futebol (desconfio que será Carlos Freitas). É imprescindível que as pessoas escolhidas sejam competentes, mas o cash também o é, pois neste momento a equipa de futebol não é constituida por jogadores que possam lutar pelo título e para isso, não há volta a dar-lhe, só com dinheiro é que se lá vai.

SL

Leão de Alvalade disse...

LR,

Não me parece que estejas a ser rigoroso com o que se passou ao tempo da sucessão de Cintra.

Julgo que não se trata de ninguém ter querido pegar no clube, quer-me parecer é que a mudança resultou de um consenso que se gerou então em torno do projecto Roquete, como talvez nunca se tenha registado ao longo da nossa história.

Lionheart disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lionheart disse...

Pois seria uma lufada de ar fresco se houvesse um candidato que dispensasse a habitual negociação de "apoios". Que apresentasse a sua equipa e fosse a votos. Para que é que vão sempre "comprar" notáveis, se estes não resistem ao protagonismo e só complicam?

A candidatura do Bettencourt tinha tantos "apoios", inclusive de algumas personalidades que se sentiram "despromovidas" do consulado de Soares Franco para o de Bettencourt, que isso acabou por levar à sua queda.

Algoncalves disse...

Em relação a sucessão de Souza Cintra é completamente falso o relatado, nem sequer havia eleições marcadas, e havia uma alternativa que era Dias Ferreira, bem ou mal era alternativa.

Numa bela manhã entrou em Alvalade o triunvirato - José Roquete, Galvão Telles e santana Lopes - E anunciaram oficialmente ao Souza Cintra que iriam se candidatar e o S. Cintra antecipou em alguns meses as eleições ao demitir-se, para provocar eleições desta dinastia.
Foi mais assim do que como relata de que ninguém queria pegar no clube.

E, na minha opinião, mais do que dinheiro para o futebol o que o Sporting precisa é de competencia, de muita competencia, não será preciso fazer uma lista de jogadores que sairam sem retorno para perceber que dinheiro até houve, não houve é capacidade de o usar bem.

vitor disse...

Revisor,

O Sporting não tem já um fundo de jogadores para arrancar?

Os milhões que o Braz da Silva fala são os milhões de problemas que tenciona que o Sporting lhe resolva. Por acaso vivemos num país onde se abre a boca para falar de milhões sem que haja capacidade de aferir essa possibilidade?

Já sobre essa enorme vontade que venha alguém de fora - como estamos na blogosfera leonina onde amiúde vejo a analogia mais bizarra com a politica - bastou ver a quantidade de estrangeiros que concorreram no ultimo acto eleitoral para eleger o Presidente da Republica de um país em que cada um é livre de dizer o que bem entende.

E depois ainda vêm os que acham que o Sporting actual é um caso de policia?! Calculo que esses já tenham o candidato ideal.

SL

P.S. Ainda me lembro de pela manhã ter prometido ao TI não "criticar" a candidatura em causa, mas desta feita calculo que não seja intenção do Fonte Segura fazer publicidade ao programa da exma. Senhora do lampião do Seara. Onde o cavalheiro em causa vai estar presente porque infelzmente é possivel comprar tempo de antena no canal publico de televisão. Como é óbvio não me refiro só aos separadores publicitários. Infelizmente não é só o Sporting que apresenta uma tesouraria desiqulibrada.

leao revisor disse...

algonçalves

É mentira que nao havia dinheiro para pagar a funcionarios e a credores?

Porque será que Roquette concorreu sozinho a essas eleições?

Vitor

O fundo do SCP ronda os 15 a 20 milhoes... O dinheiro que este diz arranjar sao 50 milhoes numa primeira fase. Eu só acredito quando vir, mas não o vou criticar por isso. Prove que tem esse dinheiro, prove como o vai arranjar e só precisa de me convencer em mais alguns pormenores.

vitor disse...

Já agora fica a informação que o Rogério não tem nada a ver com esta candidatura, foi dos que já teve oportunidade de ouvir pela boca do próprio a história dos milhões.

SL

fullrise disse...

O Cintra só tinha dinheiro. mas ninguém à sua volta que percebesse de futebol.
Estes as unicas vezes que apostaram no futebol (1999 - L.Duque e 2001 Jardel) fomos campeões. Tudo o resto foi inglório. Muito pouca gente do futebol, e ainda menos para aí virados. Aliar isso à falta de verbas e estamos onde estamos.

Braz da Silva segue já com grande elan. Se conseguir que alguns 'notáveis' (que para não se cairem no esquecimento) se aliem a ele, tem o barco practicamente assegurado. Não se vislumbra quem com ele possa disputar o lugar. Mas a ver vamos.

Ricardo,
A comunicação, como bem refere, é ponto essencial neste meio. Basta olhar para os rivais e como esse comunicação só por si os defende. Uma área importante, talvez das principais.

Vitor,
Queria o quê? que ele desse a entrevista ao 'programa da manhã'?

Daniel disse...

Em relação ao candidato Brás da Silva e aos milhoes que diz que vai meter no clube, só peço uma coisa que explique da forma como o dinheiro vai entrar no clube e de que forma o clube vai pagar. Acho que a forma como o clube vai pagar muito mais importante do que a forma como vai entrar. Todos sabemos que o clube tem graves problemas financeiros e mais 50 milhoes de divida em cima pode ser um problema deveras muito complicado.
Agora espero que não haja Sportinguistas a pensar que o dinheiro vai ser dado ou que vai entrar de graça. Isso não acontece em Portugal so em terras das arabias ou da Russia.
De resto cá estaremos para ouvir as propostas dos candidatos.
Continuo a espera da candidatura do Carlos Barbosa e do seu projecto.
Quanto a prosposta do José Eduardo acho que não tem importancia. Pode se ter um bom orgigrama mas as pessoas dentro são mais importantes que o restante.
Quanto as pessoas que vem aqui dizer que o Sporting não se sabe defender acho que são as mesmas pessoas que quando o Sporting faz um comunicado não acredita em nada do que foi dito. Para que entao os comunicados?
O Liedson foi vendido por 1,5 milhoes os restantes 600 mil para os 2,1 milhoes são referentes a uma divida que o Sporting tinha com o Liedson e que o Corithians irá pagar ao Liedson. Isto segundo o jornal a bola.

vitor disse...

Ok Revisor, estou certo que amanhã aqui estaremos a falar da toilette da Judite.

Quanto aos pormenores espero que ainda se lembrem que foi o próprio que já teve oportunidade de dizer que gostava de ter junto com os milhões Paulo Sérgio como treinador e Bettencourt como lider.

SL

Mauro Silva disse...

Vitor,

O Rogerinho não quis ou o Braz não aceitou?!
E o Godinho, também não quis ou não aceitou?!

Desculpe-me a franqueza, mas estou mais pela 2ª hipótese...

De Rogérios Alves e afins estou eu cheio...

Não desfazendo (ainda) as reservas que mantenho perante a candidatura de Braz da Silva e os moldes em que diz concretizar algumas coisas...

SL

Algoncalves disse...

Leão Revisor,

Não me recordo desses problemas na epoca de Souza Cintra, sei que com Jorge Gonçalves nem para a luz havia dinheiro, sinceramente tenho boa memória e não me recordo de todo noticias desse genero nos mandatos de Cintra. Na altura penso que o motivo que ele queria sair teria sido o desgaste de não ter conseguido ser campeão, mesmo fazendo tudo para isso, e houve a questão do Figo e Peixe, e ele estava com claras dificuldades com o plantel, já não tinha boa relação com Balakov, por exemplo.

Outra questão é que se juntou a essa fase o arranque da aposta dele com a Cerveja Cintra no Brasil e Portugal, e lembro-me de algum problema com um sequestro do filho dele, mas isto já não me lembro muito bem, confesso...

Em relação ao fundo só gostaria de saber como se processa e alguns pormenores, por exemplo, que percentagem fica o clube dos passes desses jogadores. gostaria que ele tentasse copiar mais o modelo do Barça do que o Real Madrid, mas acho muito bem que ele vá conhecer o Real, como deve tentar conhecer o Barcelona ou Manchester, que tenha vontade de aprender e já o ajudará e ajudará o clube caso seja eleito.

SL

SL

Sócio 15510 disse...

Estou com o 5 de Junho - cautela! não é certo que este candidato represente a necessária e urgente rotura com o passado recente. Veja-se o apoiante Agostinho Abade com a benção do Ricciardi. Por outro lado atenção à leitura que se faz dos 50 milhões no fundo de jogadores - a ser verdade o valor já lá está, isto é os passes dos jogadores. Se o fundo for constituído com a ajuda da ESAF que valoriza o Carriço em 6 M€ e o Roderick do carnide por 7M€ estamos conversados sobre o entusiasmo do Ricciardi a que o jornal Expresso faz menção. Cautela meus caros consócios!

Algoncalves disse...

Ahh, e Roquete concorreu sozinho porque foi criado uma especie de consenso que tinham chegado os iluminados que tudo iriam resolver com o advento das SAD´s.

vitor disse...

Associar Ricciardi a esta candidatura foi das maiores calunias que já tive oportunidade de ler na blogosfera leonina. E tenho a dizer que vejo bastantes todos os dias.

SL

Algoncalves disse...

Mais uma achega para complementar o raciocinio e porque o Roquete foi sozinho a votos.

http://www.youtube.com/watch?v=ed97qf0qTaw

5 Junho disse...

Ora bem , tenho pena de nao ter tempo suficiente para DESMASCARAR o decrépito ladrao JOSE ROUQUETTE. Este só lá vai com as alegemas...

Long story short , ouvi o mentiroso e MENTIU com todos os Dentes (se ainda os tiver) , e continua a tentar aldrabrar os socios. Uma coisa é a Solvabilidade de uma empresa , outra é a Tesouraria da mesma. roquette , sabe bem a diferença mas tenta mandar areias aos olhos.

Em breve (esperro que para a semana) , colocarei aqui a informcao do retrato do clube pre-roquette e pos roquette (a nivel financeiro).

Este pulha , o pai do Sporting mediocre e teso , agora apertado com possíveis represálias fruto da vagabundice de negocios feitos com as construtoras e bancos , tem medo de ser desmascarado e responsabilizado civilmente. Foi a PESSOA NOS MAIS DE 100 ANOS DE HISTORIA DO NOSSO CLUBE , QUE MAIS LESOU O NOSSO CLUBE.

SL

danieL disse...

Vitor

Não foi a blogosfera leonina que associou Ricciardi a esta candidatura, foi o Expresso de sábado.

vitor disse...

Ainda antes de sair o que eu gostava de ver explicado, invariávelmente na blogosfera leonina, era ao certo o que era suposto Roquette vir resolver? Titulos? Antever um futuro não só para o Sporting como para o futebol português?

A seguir vieram uns anos em que nos demos mais mal na gestão desportiva e pôe tudo em causa, quando o senhor já deixou o clube há mais de uma década?!

Ainda hoje se disponibilizou para vir avisar os mais incautos novamente sobre o futuro do clube de todos e merece os comentários que se podem ver?!

A pressa acaba por ser o mais desejável quando se insiste em falar do que não se conhece.

SL

fullrise disse...

"Ainda hoje se disponibilizou para vir avisar os mais incautos novamente sobre o futuro"

Mas você re-lê o que escreve?

vitor disse...

Garanto que não tinha visto o ultimo comentário do 5 de Junho.

Também não vou ter agora tempo de responder ás represálias, já disse aqui várias vezes que expectativas inflacçionadas seja em que área de negócio fôr não é crime, com a agravante de quando se devia ter procedido ás devidas correcções já tinham corrido com Roquette.

Ao menos que identifiquem bem os verdadeiros responsáveis por coisa nenhuma. Porque pelo sucesso de Roquette fala o seu universo empresarial.

Até aconselho a visitarem as caves do Esporão, com sorte na visita o profisional leva-os a uma sala onde estão as garrafas reservadas para o proprietário festejar os titulos do nosso Sporting. Aposto que para alguns vai ser a derradeira oportunidade para pereceberem que não há só Barca Velha em Portugal.

Ao menos que sejamos justos a quem devemos muito.

SL

5 Junho disse...

O Vitor arranja sempre sinonimos interessantes....expectativas inflacionadas ? Nahh , MENTIRAS propositadas , que permitiram a sujidade em que o clube se afundou.

É por isso que o pedido de uma auditoria a TODAS AS EMPRESAS DO GRUPO SPORTING , é absolutamente necessária para DESMASCARAR as ilegalidades cometidas , ou se for caso disso , mostrar com CLAREZA apenas Incompetência Profunda.

danieL disse...

A Grande Entrevista de amanha na RTP1 é com Barz da Silva?
É que no site diz que é com Artur Agostinho..

antonio disse...

Espero que esta noticia do Kleber e do Futebol Corruptos de Porto, tenha eco amanhã nas capas dos jornais. Incrivel como a equipa do norte nunca vê a sua imagem exposta nos jornais nacionais!!

Se o contrário se passa-se com o Sporting já havia capas e muito que falar nos programas desportivos!

Impressionante também é o facto do jornal abola ser o unico a destacar os documentos e a conversa do saco azul

Somos mesmo um país corrupto!


Cumprimentos e SL

pedro disse...

O que se esqueceu de referir foi que durante o período Sousa Cintra havia um grande entusiasmo em volta do clube. Estádio cheio, com ou sem victorias. Lembro-me de ser miudo e ver um jogo em alvalade com o guimaraes em que tive de me sentar nas escadas pois nao cabia nem mais um ovo. Havia sempre a esperança de vencermos tudo e isso alimentava-nos. O roquette ainda aproveitou esse entusiasmo. A partir daí foi sempre a descer.Estes senhores deitarmos isso tudo pelo cano abaixo e estamos no ponto onde estamos.
SL

AJS disse...

Antonio, o Record até publicou os dois faxes, sejamos justos.

Cumprimentos,

AJS

antonio disse...

Sim AJS, mas publica a noticia nas páginas do Marítimo e não do Sporting e do Porto. Também não deu destaque à notícia e aposto que amanhã vai ser tipo nota de rodapé nas últimas páginas deste jornal e não na capa que era bem merecido.

Cumprimentos e Sl

vitor disse...

5 de Junho,

Eu não tenho por hábito escamotear nada, Roquette lançou o clube e o futebol português no séc. XXI. Referi as expectativas que sabe-se hoje exarcebadas, o que é algo que acontece amiude em qualquer área. O facto que justifica estarmos uma divisão abaixo das grandes ligas europeias prende-se exclusivamente com os direitos televisivos. Dá-me vontade de rir quando querem colocar no mesmo patamar o Sporting que vale cerca de € 10 Milhões/ano com qualquer clube inglês que só da televisão recebe mais de € 100 Milhões. Casos como o United onde são mais de € 300 Milhões, numa época engolia o nosso passivo.

E este cenário só altera quando for a liga a negociar os direitos conjuntos. De forma individual não vamos lá. Em paises como a Itália teve que haver intervenção governamental. Lá chegaremos. Outro facto que ajudava, com todo o respeito pelo Joaquim Oliveira, que só nos dá migalhas, era os direitos serem negociados com um canal europeu, que fosse muito além dos 10 Milhões de habitantes.

Referi um destes dias que se adivinha a sport tv perder a liga espanhola com a entrada de outro operador em Portugal, vamos ver. O que lhe posso dizer é que um clube como o Sporting valerá sempre pelo menos € 100 Milhões/ época.

Para além de toda a obra, estádio e academia inclusive, tem de perceber que cada época que passa sem vencermos só engorda a divida. Foram sobretudo gestões desportivas falhadas que nos conduziram até aqui. A começar pelo Duque, a principal razão da saida de Roquette do Sporting, que achava que o Sporting devia ter duas equipas de craques.

Acho extraordinário, porventura como sabe por não ter crescido em Portugal, este hábito de difamar grandes homens que foram ao mesmo tempo grandes trabalhadores. Em Portugal parece não haver grandes fortunas associadas ao trabalho, sobretudo desde que descobriram por cá o fenómeno corrupção.

Nós por aqui deviamos pelo menos mostrar mais respeito quando está em causa um ex-presidente do Sporting. Veja lá a curiosidade, aqui na web qualquer um dá a sua opinião e ainda estranham quando fala um ex-presidente?! Quando porventura até foi presseguido para prestar declarações, ao contrário da net, onde vem quem quer.

Não tenciono escrever mais uma linha sobre Roquette, sei bem o que perdemos com a sua saida, inclusive o que ganhámos na sua entrada e enquanto foi presidente do Sporting, assim como de tudo o que se passou de lá para cá.

Como também sei que deverá ter uma visão muito partucular sobre os ultimos 15 anos. Peço-lhe ao menos elevação quando se referir a figuras ligadas ao nosso universo, o ideal era só falar verdades, mas calculo que isso seja dificil.

Fique ao menos com a certeza que apesar das dificuldades, há forma de lá chegarmos e não tem a ver com o tamanho do fundo como parece acreditar o Revisor. Ás vezes temos que ter cuidado com o que desejamos. Aquilo de mais olhos que barriga.

SL

vitor disse...

Óbviamente não referi as expectativas à volta da acadedmia, de onde com uma gestão desportiva adequada acabará por sair a nossa liderança, porque sei que aí concordaremos. Claro que tem havido muito erros. Ás vezes a velocidade de cruzeiro não se alcança quando se quer. Nesta altura até já se justificará a deslocalização, que claro que sempre esteve prevista, em beneficio do clube, não deve ter sido no entanto o imobiliário que referiu. A possibilidade de sucesso está toda lá. SL

vitor disse...

Mas o que me trouxe aqui á noite foi as opções do Billas-Boas hoje no Dragão, fosse Paulo Sérgio a jogar sem ponta de lança e a pensar que jogadores sem qualquer rotina é que iriam resolver o jogo...Há muito tempo que não via tanta incompetência no banco. Naquele que teve para ser o nosso treinador. Vá lá, o miudo hoje não chorou. SL

Hugo disse...

vitor, não é pelo vilas boas ter sido incompetente hoje que faz o Paulo Sérgio superior a ele, ou que desculpa os erros do Paulo Sérgio ao longo da época.
Você faz muito tempo que não via tanta incompetência no banco, e eu nunca me lembro de termos chegado a meio da época sem o treinador, que cá temos desde início, não ter um 11 tipo. Já nem vou pela parte da táctica, pois já esperava chegarmos aqui sem um modelo táctico definido desde que no inicio da época o Paulo Sérgio deu umas declarações do tipo: a táctica não importa, o que importa são os princípios de jogo da equipa (acho que era qualquer coisa deste género).
Não sei que principios de jogo ele transmite nos treinos, mas a verdade é que quando apanhamos adversários que se fecham bem na defesa e saiem bem no contra-ataque vemo-nos gregos para ganhar. É por isso que em casa temos a miséria de pontos que temos, e fora ainda nos vamos portando bem porque a mentalidade das equipas hoje em dia em casa é outra, já não metem todas o autocarro, ainda para mais quando apanham um Sporting titubeante. Portanto não me venham com teorias que em casa não ganhamos por culpa dos adeptos porque o que eu vejo é um equipa sem ideias, troca a bola no meio campo sem progredir sem se ver dinâmicas ofensivas, sem se ver entrosamento e à espera dos fogachos do João Pereira e Valdez.
Nada irá desculpabilizar o Paulo Sérgio e quem o trouxe, eu acredito que com um treinador decente este plantel lutava pelo título, porque apesar de não ser brilhante tem jogadores de valor. E o plantel bem espremido ia lá...com muito pior, do outro lado da 2ª circular o trapatoni fez muito melhor.

O Tradutor... disse...

"Até Cintra nós éramos um clube Desportivo que tinha como Motor o futebol depois de Cintra e principalmente com Roquette tivemos um clube de futebol e algumas modalidades. Em bom tempo esta visão mudou e agora as modalidades "amadoras" são parte integrante do clube e têm o seu papel de destaque."

Isto é alguma brincadeira de mau gosto? O tal referendo de 1995 foi um belo início da nova era...

Que anedota e não é só aqui, em muitos espaços leio com cada uma que às tantas descubro que o Sporting tem uma história totalmente diferente, como se o passado não fosse factual, realmente o português é uma língua maravilhosa...

vitor disse...

Hugo,

O Sporting actual precisa muito mais que um treinador decente, que tal um nº de adeptos em casa condizente à dimensão que reclamam?

Ontem no Dragão já se fez sentir o efeito Kleber, foi por estarem a contar com ele no Verão que não foram agora ao mercado. Isto da negociação à ultima da hora não teve implicações só para o Sporting!


É imperativo despachar a máfia do norte, foi uma vitória da diplomacia de Lisboa. Há muitos, muitos anos que ninguém se intrometia no caminho do FCP. Acresce as boas noticias que vêm dos direitos televisivos que o Benfica está a negociar.

Se os adeptos leoninos entendessem prestar mais atenção ao que de bom eventualmente está a acontecer talvez não transmitissem tudo de mau como costumam para o relvado.

SL

vitor disse...

Mauro Silva,

O facto de os sportinguistas poderem e deverem criticar o que tem sido o calculismo de carreira programático de Rogério Alves ao longo dos ultimos tempos que visa sobretudo a sua ascenção à liderança do clube não justifica a perda de serenidade.

Incluir Godinho Lopes neste saco é uma calunia ao proprio clube.

Já o facto de possuir um blogue do Sporting, nesta altura traz uma responsabilidade acrescida, quanto mais não seja não embarcar no que é já um padrão na blogosfera leonina que optou por alinhar naquilo que vai sendo a estratégia de alguns actores nos media.

Apesar de muita coisa poder indicar o contrário, é ainda muito cedo para falar de eventuais possiveis candidaturas.

SL

vitor disse...

Revisor,

Pelos vistos ainda não vai ser hoje que vamos discutir que quanto mais fundo melhor. Vamos antes ter mais uma oportunidade de ouvir falar mal do Sporting.

Já o clube vê-se agora obrigado a explicar à CMVM o que foi a estratégia do empresário que Liedson arranjou à ultima da hora. Esperemos pois o comunicado. Cheira-me que não vai haver despedida para ninguém no jogo com a Naval sexta-feira.

SL

Lionheart disse...

Só lamento que o Helton quando joga contra o Sporting não dê aquelas facilidades. O carnide provocou e aproveitou o erro do adversário, teve uma eficácia de quase 100% e tem meio caminho andado para ganhar a Taça de Portugal. O porco ainda teve alguns lampejos do Hulk e do Varela, mas nota-se que é uma equipa que não está habituada à adversidade. Chegou a uma vantagem confortável na liga por demérito dos adversários e ajudas das arbitragens. Não tem tanto futebol como a vantagem pontual parece indicar. Certamente o carnide quer desmontar isso e pôr em causa a imagem do "miúdo" para ver se lhes mina a confiança e abana a estrutura. Para quem já não depende de si, não resta outra alternativa senão o jogo psicológico.

Resta saber que efeitos estes resultados na Taça terão no Dragão. É pouco provável que percam o campeonato, dado o nível das arbitragens e da competitividade do campeonato português, mas a acontecer, seria uma enorme barraca. O Villa-Boas bem podia fugir.

pedro disse...

Victor tem de pensar porque é que tantos adeptos deixaram de ir a Alvalade. Aí reside a questão. Não pense que deixaram todos de ser sportinguistas, deixaram foi de ter esperança. Posso-lhe dizer que a título pessoal nao posso ir a Alvalade pactuar com o que estão a fazer ao clube. É a maneira que tenho de mostrar o meu protesto embora continue a pagar o meu lugar.
Se ninguém protestar ficamos sempre na mesma e estes senhores acabam com o clube como se pode constatar todos os dias. Temos direito ao protesto. Gostamos da democracia e da liberdade de expressão e acima de tudo gostamos de poder dizer que nao comemos tudo o que nos dão. Nao somos manipulados nem dizemos sim a tudo. Se o fazemos com o estado do pais ( que é bem mais importante) porque nao o poderíamos fazer com o clube?
SL

5 Junho disse...

Para o Vitor , o que define o caracter das pessoas é o nome e nao os actos. COntinua a enganar-se a falar de seriedade , de um conjunto de bandidos que definharam o clube financeiramente e desportivamente.

Quanto ao jogo de ontem....ONDE É QUE ESTAVA O SPORTING ?!?!?! Isso é que nos devia interessar.

Vamos ter uma eleicoes interessantes. O bacalhau á braz já se assumiu , e quanto mais pancada levar do roquette e outros com dois T's no nome , mais...eu gosto dele ! Ainda nao leva o meu voto , é preciso conhecer as garantias do dinheiro e os apoios. Depois logo se ve...

Mauro Silva disse...

Vitor,

Porque será calúnia incluir Godinho Lopes nesses saco? Rogério Alves podem até ser muito diferentes, mas ambos partem de um pressuposto:

Gerir e consolidar consensos com gente do mesmo meio de há década e meia para cá!!

Se usn optam por uma estratégia mais abrangente, mais mediática, quiçá demasidao populista, outros escondem-se por detrás de apoios da banca e de poderes instaurados que precisam ser emancipados do Clube!

Segunda-feira cá estaremos todos para ler, reler e tentar compreender o projecto de Braz da Silva, assim como de igual forma quando outra listas se apresentarem...

SL

vitor disse...

pedro,

É a capacidade de arrastar adeptos que decide a grandeza do clube. Ou pensa que é outra coisa que decide o valor dos contratos que realmente interessam? Porque é que acha que os outros ganham mais vezes? São os instrumentos fundamentais para a gestão desportiva que reclamam e ainda para comprar a influência necessária ás vitórias.

Cada vez que opta por não ir ao estádio só está a ajudar os adversários. Que eu saiba à excepção da relva, agora em resolução, o estádio não tem problema nenhum. Mas como pelos vistos é protestante use esse talento contra os jogadores no treino aberto e contra as politicas à porta da sad, de onde emanam as politicas com que não concorda. Nos jogos apoia-se!

Mas o que me parece é que quer explicações. O Sporting não precisa de auditoria nenhuma como diz o 5 de Junho. Devia era ter prestado mais atenção se a intenção é mudar de religião.

Porque ao contrário do que insinua ninguém anda a fazer mal ao Sporting, básicamente têm-se cometido os erros comuns nos outros clubes, com menos massa adepta.

Roquette de braço dado com o governo do estado, interessado em controlar as contas dos clubes, apontou o futuro, em Portugal e em qualquer lado, as SADS. Como já referi as expectativas de retorno não se concretizaram, não por culpa do clube, ao que não é alheio até hoje só a área do multimédia não ter ainda arrancado.

No caso do Sporting que estava moribundo tentou-se alavancar o clube através do património imobiliário e foi campeão logo de inicio com uma equipa relativamente barata. A ultima campeã em Portugal dentro das novas leis do fair play desportivo que muito nos vão ajudar.

Quando estava prestes a corrigir desiqulibrios, por exemplo, com o montante dos terrenos do antigo estádio Luis Duque decidiu começar a desbaratar dinheiro na gestão desportiva. Roquette bateu a porta e até hoje ainda não nos levantamos.

Dias da Cunha, já sem dinheiro, ainda conseguiu junto da banca acabar o estádio e a academia, inclusive ser campeão com um orçamento alto de mais. E foi através do seu nome que conseguimos isto tudo. Ao contrário do que pensa, ainda há quem faça muito bem ao clube.

Ribeiro Telles continuou a esbanjar dinheiro na gestão desportiva, que é sempre o que os adeptos reclamam. E por isso não ficam também eles fora das responsabilidades. Nunca!

Soares Franco que veio sobretudo provar que um presidente em part time não chega, apesar de reconhecer que era necessária mais competitividade, não conseguiu mais que continuar a alienar património que a gestão desportiva reclamava.

E chegamos a Bettencourt, que não obstante erros clamorosos na comunicação, foi o próprio que teve oportunidade de reconhecer inexperiência ao começar e porventura na escolha do treinador, outros mais experientes ainda há pouco tempo tiveram 3 numa época. Foi embora ainda antes do meio do mandato!?

Ainda vai ter oportunidade de perceber que era precisamente o presidente que o Sporting precisava. Ninguém tinha feito melhor em 18 meses. Tinha voltado o rigôr, as reestruturações financeiras e organizativas iam finalmente permitir levantar o clube. Era precisamente nesse caminho que estávamos.

Como não sou bruxo e não adivinho o que aí vem, fica com a certeza que esta renuncia pode mesmo ter sido outro erro histórico, à semelhança do que foi quando Roquette foi embora. Ainda antes das eleições e espero que tenha servido o esclarecimento, o que havia de ser feito era solicitar a JEB que reconsiderrasse a recandidatura, caso contrário mais não posso, caso apareça alguém igualmente credivel depois de 14 de Fevereiro vir indicar que vale a pena. Até lá prosseguiremos na encruzilhada que conseguiram todos aqueles que como o Pedro acham que alguém está a fazer mal ao Sporting. Porventura que até pensam que o Sporting podia e devia ser campeão este ano!?

SL

5 Junho disse...

Vitor , essa é a versao do mundo das fadas onde vive ?

Se é assim tao transparente , porque tem tanto medo de uma auditoria ? Ai é que a porca torce o rabo....

A leviandade com que passa por cima dos assuntos é assustadora. Junte-se uma enorme imprecisao no que escreve , e um texto sem os FACTOS. Merecia o mesmo que faço aos meus alunos quando escrevem disparates....uma Cruz sobre o Texto.

sl

vitor disse...

5 de Junho,

Nem eu nem ninguém tem medo de nada, serviu unicamente de esboço para os crimes que tenciona vir aqui contar. Dei-me ao trabalho dos parágrafos e tudo. Agora é só contextualizar dentro do mesmo tempo. Venham os factos, os craques comprados com pastilha elástica, as sandes de couratos para os putos da academia. Nem a infraestrutura tinham capacidade de acabar. Fazem lá uma pequena ideia do que é hoje a capacidade do Sporting.

SL

Peter Pan disse...

Leão Revisor,

Continuas a mentir e a defender o indefensável. Esta teoria de que o pavilhão está pronto a arrancar e que todos os problemas burocráticos estão resolvidos, é falso, como poderás me ver em

http://www.forumscp.com/index.php?topic=6842.1320

Todos sabemos que o teu amigo deve andar a fazer contas á vida mas não insistas numa mentira para a tornar verdade!
SL

leao-titular disse...

BRAS DA SILVA PARA PRESIDENTE DO GRANDE SPORTING

vitor disse...

5 de Junho,

Como calcula estou todo a tremer, ainda antes de abandonar o escritório deixe-me que lhe diga que não tenciono vir para aqui, para a blogosfera leonina abordar a competitividade futebolistica sob o ponto de vista da solvabilidade. Não é matéria minimamente atraente para qualquer economista. Ainda agora me lembrei o que disse noutro dia sobre o poeta a outro comentador.


Depois há o mercado, que como já tive oportunidade de referir, não percebo nada, daí não estar à vontade de criticar o que quer que seja, seja quem fôr, mesmo que me pareça que foram cometidos erros.

Ainda sobre as auditorias, uma noticia triste, tudo o que é fundamental é auditado há muito, com a periodicidade correcta. É uma segurança que todos temos, venha quem vier.

Por ultimo o Sporting não está á venda, outra segurança que devemos a Roquette.

Sinceramente o que mais me entristece nisto da web, é a forma despudorada como certos putos referem pessoas de que não fazem a minima ideia quem são.

Quem sofre é a instituição desportiva.

SL

5 Junho disse...

Nao percebi a do poeta...

Sobre a auditoria , NAO É VERDADE QUE O FUNDAMENTAL SEJA AUDITADO.

Vitor FEITO ESPECIFICAMENTE PARA SI (veja la a atencao que recebe....).

Perante ISTO --> http://img153.imageshack.us/img153/9290/vitort.png


Nao acha essencial a auditoria ?

Por favor responda especificamente a isto....

É que parecendo que nao , ao continuar a bater nessa tecla parece estar com o proposito de continuar a ENGANAR os leitores deste BLOG.

vitor disse...

5 de Junho,

Eu vinha cá era perguntar se tinha visto o seu candidato na televisão. Reparou naquele fundo naquela mão esquerda cheia de nada? É o 5 de Junho um dos 50 sócios a quem ele vai pedir 1 Milhão?

Então continuam a pensar que vivemos num país onde um pato bravo enche a boca a falar de 50 Milhões e ninguém afere dessa possibilidade?

Tenham mas é juizo!

Vamos agora á ideia do organigrama, está um bocado desactualizado, mas calculo que não importará muito. De qualquer forma, agradeço a atenção.

Acabou de ficar completa a reestruturação financeira. Acho que já lhe disse que o Sporting não tem problema nenhum com o passivo. Ainda esta semana fartaram-se de aventar valores, já vai em 400 Milhões para alguns, lamento mas é um bocado menos, o ROC falou no valor em concreto há pouco tempo na televisão, inclusive nas instituições bancárias onde está consolidado.

Não me cabe a mim falar disso, nunca representei o Sporting.

Ouviu o Roquette a dizer que o Sporting estava em ponto de rebuçado? Não é qualquer um que vai chupar. Então agora porque o treinador não apresenta resultados vamos acabar? Com toda a consideração, nem é bom perder tempo a falar nisto.

SL

pedro disse...

Victor,
Toda a sua explicação sobre a situação actual do Sporting bem espremida nada diz. É absolutamente delicioso a maneira como ainda continua ao lado destas pessoas. Não é preocupante porque finalmente este ciclo está terminado.
Ter o meu lugar de leão pago e não ir lá em forma de protesto (por muito que me custe), é a maneira de dizer que não aceito nem pactuo com aquilo que fazem com o meu clube. Se todos tivessemos feito o mesmo já há muito que não aturávamos esta direcção. Bastava um dia de estádio completamente vazio e tudo caía. Faço-o de forma responsável e não desordeira como sugeriu. Faço-o nas assembleias gerais (mesmo sob um clima de terrorismo).
O José Eduardo Bettencourt, e retirando aqui as questões pessoais, foi a maior vergonha que alguma vez passou pelo Sporting. Quase diariamente, tal como o Victor suponho, era alvo de chacota por parte de amigos de outros clubes. E o pior era que tinham razão e nada podia dizer. Desde saídas infelizes e faltas de educação até á politica desastrosa de contratações de treinador e jogadores. Fiz o que fizeram todos os sportinguistas que conseguem ser racionais, calei-me. Por muito que ame o clube não consigo defender o indefensável.
Para terminar, só posso retirar uma conclusão do seu post: acha que o Sporting não é um grande clube tal como os fundadores desejaram. Só alguém que pensa assim se pode resignar com isto. Para mim o Sporting é o maior clube do mundo e deve ser para isso que luta todos os dias. Por isso rua com JEB e seus meninos, pois eu quero ter um Sporting vencedor (ou pelo menos tentar... que já era fazer mais do que esta direcção fez).
SL

5 Junho disse...

O Vitor acaba por nao falar do organograma...está provado que nao sabia. E sim o passivo é acima dos 400 milhoes , OUVI EU DA BOCA DO PRESIDENTE BETTENCOURT !!!!. Nao sou mentiroso !

E eu é que estou desactualizado ? Voce sabe sequer o que é a reestruturacao ? Parece nao saber...esta incidiu sobre a Sporting SAD !!! Aquele quadradinho que lhe mostrei

E o resto do Universo

Eu gostava era um post do fontesegura a falar sobre aquilo que eu coloquei...que é indesmentível pois vem de um documento oficial do clube em Abril de 2008 !!!

O senhor , tendo a oportunidade de responder , chuta para canto e diz que nao sabe.

ESTOU ESCLARECIDO !!!

Fico menos preocupado porque nao é por mal que nao sabe , é por ignorancia. E todos aprendemos ao longo da vida....