terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Costinha... e agora ?

Costinha "abriu o livro" ontem em entrevista à Sport Tv. Falou do que devia e não devia e disse muita coisa que não é mentira mas que, uma pessoa com a sua responsabilidade, jamais pode dizer na praça pública.
As consequências desta mesma entrevista? Sei quais deviam ser... mas provavelmente não serão nenhumas, visto que o clube anda à deriva, sem rumo.

21 comentários:

LP disse...

Gostei muito da entrevista.

Até que enfim que alguém tem coragem para contar a verdade.

Entrevista muito clarificadora.

Lionheart disse...

Agora é o salve-se quem puder. Costinha dá a sua versão, em seguida outros darão a sua. Toca na ferida relativamente à fragilidade financeira do Sporting que o impede de ser competitivo, bem como na fraqueza e mentira dos dirigentes, que falam em títulos para fora e para dentro só arranjam desculpas. Repare-se como é ridículo o placard na sala de imprensa. Sem nós não há campeões, então e o resto? Há coisas que não podem ser funcionários da SAD (por muito competentes que sejam) a fazer e a resolver. Aquela tirada de que nos últimos anos tivemos quase mais presidentes que jogadores acerta na mouche. RIDÍCULO!

Perante isto, um subtítulo de "O Jogo" diz que Godinho Lopes conseguiu convencer Rogério Alves a apoiá-lo contra candidaturas perigosas. Perigoso mesmo é o clube continuar assim. É inacreditável a soberba desta gente. Como se deixassem uma grande herança!

Fito Rinaudo disse...

Para mim Costinha vem-se defender, e muito bem, dos insultos que foi vitima no último jogo!

Não digo que seja perfeito mas tem feito o seu trabalho com dignidade e empenho!

5 Junho disse...

Tudo o que se passou neste mandato foi...normal. Esta entrevista vem na linha no desastre que foi a gerencia de bettencourt.

Ele diz que estamos tesos ...se clahar era importante perceber como chegamos aqui ? Ou não ? Ah pera isso nao interessa nada , os carneiros querem é saber para onde vao e nao onde é que se enganaram. A culpa deve ser do vento , ou da subida das mares , ou algo do genero. o costinha tambem podia ter ido perguntar ao bettencas como é que se gastou tanto dinheiro de forma absurda.

Veio sacudir agua do capote. Pode vir com todo o tipo de ladainha , que ele devia fazer muito mais com aquilo que tem. Um pateta destes dizer que nao tem dinheiro para o trezeguet e gastar 600 mil euros no paulo sergio...palavras para quê ? Mas está a gozar com os socios ?

Leão de Stª Engrácia disse...

Ouvi na RTP que o SCP emitiu um comunicado a dizer que o clube não iria actuar contra Costinha na sequência da sua entrevista ! Afinal em que é que ficamos ? Não há rei nem roque...
Quanto às declarações em si, são como o wikileaks: prefiro saber a verdade mas isso tem um preço. O preço destas "verdades" é expôr o clube de forma vergonhosa e como nunca vi um clube vencedor funcionar dessa forma algo me fas desconfiar que isto não é a maneira certa de gerir um grande ( irónico ).
Alguém aqui disse que Costinha fez bem em defender-se depois dos insultos. Se calhar fez, mas a questão é: mas ele já não estava em desacordo antes ou foi só quando o mandaram para o C***** que ele se deu conta que JEB; Couceiro e toda a direcção não prestavam?

Se tivesse saído no dia em que venderam o Liedson aplaudia-o, assim só o posso criticar.

Algoncalves disse...

Desculpem lá mas o Costinha só veio sacudir a agua do capote, veio falar que não teve 100 mil euros para dar ao Trezeguet mas deu 600 mil ao PS

FMota disse...

Costinha fez na praça publica o que não o deixam fazer dentro do Sporting. Ele como 90% dos Sportinguistas quer aqueles comilões de lá para fora.

Força Costinha

h disse...

Gostava que cada um assuma a suas responsabilidades.
O Costinha falou e sacudiu a água do capote, não assumindo as suas responsabilidades.
È verdade que estamos longe de poder fazer frente aos mais directos adversários, não se recupera em 1/2 anos a diferença de investimento que outros andam a fazer há já largas temporadas.
Mas o principal erro, foi a ESCOLHA DO TREINADOR, e aí de quem é a responsabilidade ?
Sim, não temos plantel para os outros candidatos ao titulo mas será que não temos jogadores para ganhar a:
Naval
Nacional
Paços de Ferreira (2x)
Olhanense
Guimarães
Beira-Mar
A resposta é óbvia.
Um treinador que ao fim de 5 meses ainda não sabe qual é o melhor esquema para os jogadores ao seu dispor?
O homem tem em mente um sistema tactico, se não tem jogadores para o que quer não consegues sair daí ?
Como já aqui escrevi, o treinador com mais titulos nos últimos 10 anos joga com diferentes sistemas conforme os jogadores que tem á disposição.
Já está a chorar a saida o Liedson e ainda não fez nenhum jogo que não pudesse contar com ele.
Ou a equipa tinha um rendimento muito alto e agora vai baixar.
Se o Hulk saísse dos tripeiros e estes começassem a perder o treinador podia dizer que era por ele ter saido, agora assim....
São desculpas de mau pagador, cada um tem de assumir as suas responsabilidades.
Eu defendi a postura do Costinha no caso Izmailov e outros, não acho que a culpa dos maus resultados seja dele, mas tem de assumir que foi ele que contratou este treinador.

Santinni disse...

Gostei muito da entrevista do Costinha, pois foi bastante esclarecedora. O Sporting sempre teve tendências auto destrutivas, veja-se o que aconteceu às equipas/ treinadores campeões no ano a seguir a ter conquistado o título.
Na verdade Rogérios Alves, Dias Ferreiras e toda a corja de notáveis que ganha a vida e se projecta à conta do clube tem contribuído em grande medida para a destruição de todo o trabalho positivo que quem de facto ama o clube e não tem necessidade nenhuma de enriquecer o bolso tenta fazer.
Pena de facto este discurso do Costinha não ser efectuado no início da época pois franqueza e verdade não criavam a ilusão ao adeptos que "está tudo bem" e que não se contrata por incompetência e inoperância.
Apesar de termos um treinado que não serve, um director desportivo que não tem tudo o que é necessário ficamos a saber que toda a estrutura directiva não presta, pois de certeza que quando os dois entraram prometeram fundos/ jogadores que depois não proporcionaram condições para contratar.

Hugo disse...

E muita coisa estará por contar ainda, quando paulo sergio for despedido (mais cedo ou mais tarde terá de o ser...) mais revelações vão surgir.
De resto concordo com quem já disse que costinha pode ter toda a razão do mundo no que diz, mas foi ele que trouxe o paulo sérgio e esse falhanço ele nao assumiu, o que desde logo não o diferencia dos restantes personagens que ele próprio acusa de sacudir poeira dos ombros.

Fito Rinaudo disse...

Gostava de partilhar aqui uma coisa convosco, os comentários mais uma vez despropositados de abrantes mendes, que quanto a mim é o espelho de muitos Sportinguistas neste momento, a critica constante, a desconfiança em tudo o que é verde, só que com uma diferença, eu os restantes Sportinguistas acredito que vão mudar, agora esta aberração da natureza vai ser sempre a mesma merda, é que nem as moscas mudam!

abrantes mendes: fica descansado que comprarei o próximo pirilampo para te ajudar!

Anónimo disse...

Concordo com o h, se o SCP não tem capacidade para lutar com o FCP e SLD é uma coisa, de facto as diferenças de investimentos são inormes, mas o SCP comparado com Paços de Ferreira, Olhanense, Naval, Estoril, etc, também são e aí qual é a desculpa??????????????????????????????????????????
Uma coisa é ser terceiro destacado claramente dos outros e perder apenas para o FCP e SLB, outra é não ter capacidade para ganhar ao Paços de Ferreira, levar três em casa do último a Naval, etc.
E o futebol praticado?! Balha-nos Deus!! que aberração.
Sem querer ser o profecta da desgraça, este ano penso que iremos ter a pior classificação de sempre, bem, pelo menos já estamos a salvo da descida.

vitor disse...

Boa tarde á malta do Fonte Segura, 5 de junho inclusive, agora que o movimento está orfão, as vergonhas ainda só agora começaram.

Por estas e por outras é que defendi logo a seguir à renuncia que o que mais convinha era empossar o vice Moniz Pereira, unica figura que seria respeitada por uns e outros. Contratar competência à frente do futebol, treinador inclusive. Confesso que ainda cheguei a pensar em JEB para o conselho fiscal, venho agora retractar-me.

Não que esteja minimamente interessado nos milhões que se descobriram agora, cada pontapé...o Sporting tem um fundo aprovado!

Mais importante que os gabarolas foi a divulgação das estruturas de custos e proveitos da era Bettencourt. Com a clara intenção de pôr os sócios a pensar, o que costumam desdenhar.

Começar por dizer que não pretendo atingir ninguém, pelo contrario, no futebol actual não há lugar à incompetência quando o 3º orçamento vê o mesmo lugar na tabela classificativa, mas claro que já todos assistimos a golpes de asa noutras ligas.

Nem sequer posso dizer que fiquei surpreendido, bastou estar atento quando Costinha falou num tal de cepo. O Sporting vale 30 Milhões/ano e não vai conseguir aumentar os proveitos a curto prazo, para além de muitos contratos estarem já negociados até já se procedeu a algumas antecipações de receita. Nada contra, sempre tive conhecimento das dificuldades das duas ultimas direcções, Soares Franco resistiu enquanto houve Champions, a seguir o BES fechou a torneira.

Com JEB pode-se ver que o futebol profissional consome os proveitos todos, 20 Milhões na folha salarial. Mais um presidente que cede aos adeptos e não querendo duvidar do equilibrio da exploração que apregoou continuamos no arame, bastou ver a ultima janela do mercado. Nenhuma organização consegue golpes de asa, seja em que área for sem folga orçamental, JEB sabe isso muito bem. Apostou tudo, logo por azar num flop de treinador, que diga-se em abono da verdade pode até ter justificado a aposta pelo trabalho que vinha a desenvolver.

Continuo a acreditar que tinha sido possivel com outro treinador e apesar de considerar que a gestão desportiva foi legitima, porque acreditaram no plantel, deixaram lacunas por preencher, claro que por falta de recursos, o que me obriga a voltar á questão do racionalizar recursos no próximo comentário...

vitor disse...

Devia ter sido equacionado libertar Polga, houve oportunidade, sem retorno, poupava-se 1 milhão de salários. Torsi custou uma pipa de massa e não joga, Paulo sérgio tinha treinado Lazaretti que custava 400 mil, pronto a jogar. Já agora Rodriguez vai ficar livre.

Não obstante o valor dos laterais representaram um esforço incomportável, sobretudo com Silvio no Rio Ave e Vinicius da Leiria com salários muito mais baixos.

A opção Maniche que vale 1 milhão nos ordenados não se justificou, havia Vitor Gomes no Rio Ave ou até o veterano ex-capitão do Leixões, também com ordenados muito mais baixos. Até Nuno Assis devia ter sido pensado, representava um custo muito inferior a Valdez.

Sobretudo porque permitiria amplitude para extremos como Pit Bull, Sougou, Diogo Valente, quiçá avançados como os que sairam da Leiria.

Isto tudo porque como já devem ter percebido não embarco nos fundos, não acredito que seja possivel a folha salarial crescer na próxima época, já para não falar que vai ser o 1º ano do fair-play da uefa. O crescimento quer-se gradual e consolidado. Desdenho aventuras. Digam o que disserem foi feito um trabalho muito válido esta época, saiu-nos a fava no treinador.

E depois desta análise que considero muito mais conveniente ao Sporting em termos de eleições retiro-me para reflectir, voto no candidato que oferecer menos, sobretudo que não fale em fundos. E já agora desculpem lá, pelo desmancha prazer. O sporting tem um fundo aprovado que permitirá tudo o que é preciso.

SL

h disse...

Á e tal....... se tivessemos o trezegue, e coiso ....., tinhamos ganho os jogos
naval
nacional
paços (2x)
olhanense
guimarães
beira-mar

h disse...

é que estas equipas tem plantéis forticimos

Lionheart disse...

Vítor, sabe QUEM tomou a opção de escolher uns em detrimento de outros (apesar de mais baratos e com a mesma capacidade segundo diz?) e porquê? Porque tal explicaria como e porquê se chegou a este estado, e quem é (mais) responsável. Um treinador também tem de ser um "gestor". Tem de dar valor ao que pede tendo a noção do contexto do futebol internacional, nacional e do Sporting. O último a fazer isto (que eu saiba) no Sporting que fazia esta ponte foi o Boloni, apesar dos seus defeitos. Um profissional assim é uma grande ajuda para qualquer dirigente.

h disse...

Quando viu que o homemera um asno como treinador, propos á direcção trocar de treinador ?
Estão vá pró c........

vitor disse...

O que eu pretendi alertar é que o Sporting tem uma folha salarial muito alta. Vai ser impossivel a médio prazo ter jogadores com ordenados mais altos. Não querendo voltar à vaca fria, o Braga ainda o ano passado provou que é possivel ir longe com orçamento que o Sporting pode facilmente comportar. O Benfica andou a ser gozado por nós com o dobro. Enquanto não chegou o Jesus foi só queimar treinadores.

Nós temos ainda a academia que contribui e de que maneira. Com outro treinador podia ter sido tudo muito diferente, Não se ouviam pelo menos os abutres de sempre.

Por isso mesmo é que é preciso cautela a quem vamos entregar o clube. Sabemo bem porque é que chegamos aqui. Tem sido feito um grande trabalho de recuperação, não há milagres quando se pretende recuperar uma empresa.

Há é muitos que se aproveitam desse trabalho que é necessário. Os adeptos por exemplo em vez de exigirem tanto já era bom que fossem ao estádio em vez de andarem a cantar que antigamente é que era bom. O temppo não volta para trás. A realidade do futebol é hoje completamente diferente.

Vi clasificações bem piores quando se exigia muito menos. Alguns desses jogadores querem agora passar por glórias!?

SL

P.S. E considero que genericamente tentou-se apetrechar o plantel da melhor forma possivel, foi-se inclusive longe de mais nos custos, ao fim e ao cabo quem dirige são adeptos como nós. Confio na capacidade do fundo que temos aprovado para rectificar o necessário. Sobretudo um novo treinador que vai precisar de tempo para lidar com os adeptos.

paulo disse...

Eu vi a entrevista, quantos dos que criticam a viram? De uma forma global gostei da entrevista. Pode-se dizer que o timing não foi o mais apropriado, ou mesmo que um dirigente nunca deveria por a nu a realidade do clube, mas para os socios, adeptos e candidatos foi importante saber o estado do clube.Costinha, que tem responsabilidades na construção do plantel foi desde a 1ª hora vítima de uma campanha para o desacreditar. Desde a sua forma de se vestir até ao terem exposto o seu salário (caso unico em portugal).Quanto a mim esteve bem no caso izmailov e no caso moutinho. No sporting deve haver respeito para com o clube. Quanto a mim, o maior erro terá sido a contratação do treinador. Relativamente a pongole, já não se recordam quando o benfica o quis contratar. Paulo Sergio confidenciou numa entrevista que desconfiava da capacidade de rui patrício (e qt a mim com razão). Quanto a Tales, deverá ter algum valor pois é o jogador com mais internacionalizações com a camisola do brasil como jovem.
Relativamente aos resultados eu também sou daqueles que sinto vergonha em ver o sporting jogar assim. Muito desse mau futebol e resultados é da responsabilidade do treinador, mas o benfica também começou muito mal, o que mudou? Fundamentalmente vitórias. No sporting houve 2 momentos chaves o jogo com o guimarães e o jogo com o paços de ferreira. Se tivessemos vencido o guimarães acredito que estaríamos agora colados ao benfica. Uma coisa é verdade, sem poder nunca teremos hipóteses de sermos campeões. Uma das razões porque estamos onde estamos chama-se sistema. Gastámos durantes anos fortunas com equipas muito melhores que as dos nossos rivais, mas não fomos campeões. Desde que silva resende saiu da federação portuguesa e futebol e porto, benfica, boavista e minho (umas vezes guimães outras sporting de braga) construiram e alimentaram o sistema que o sporting definou de uma forma acentuada. Hoje o sitema mais do que árbitros está na imprensa e televisões. Inclusivamente na forma como repetem ou não as jogadas duvidosas ou como as comentam. Costinha falou ontem no que se passou na jornada do paços de ferreira. Se tivessemos vencido e o benfica não tivesse marcado o golo com a mão estariamos a 5 pontos. Nesse jogo, os 3 golos do paços são irregulares. No 1º o jogador que tapa o rui patrício está fora de jogo. No caso do golo do sporting com o porto foram descobrir ao intervalo a posição irregular de valdez, nesse jogo as imagens são evidentes e nada disseram. O mesmo se passa com o 3º golo em que liedson é derrubado junto da área contrária e no contra ataque sofemos golo. Sobre arbitragem muito mais havia a dizer. Alguém reparou que sálvio aos 58 minutos com um amarelo, atira-se para o chão cortando uma bola com a mão e em seguida a gatinhar toca mais duas vezes na bola. Foi o mesmo árbitro que no estoril viu o tiago derrubar o jogador do estoril.
Quanto aqueles que falar do sporting de braga. O que aconteceu este ano? Como quase 11 milhões na champions e foi obrigado a vender os melhores jogadores. O sporting deve apostar na formação, contudo também esta não está bem. Os resultados ultimamente têm vindo a decair e a qualidade dos jogadores também.

vitor disse...

paulo,

Só replico porque acho que sou referido, pretendi com o exemplo do Braga unicamente que é possivel lutar pelo titulo com um orçamento mais baixo. Caso contrário nunca mais somos campeões. Quanto ao resto o Braga impulsionado pela Champions cometeu o mesmo erro que nós, ultrapassou o orçamento viável. De qualquer forma, ainda, o orçamento que o Braga não conseguiu comportar é viável no Sporting.

Só pretendi que ficasse claro que em vez de pensarem em milhões vamos mas é ter que baixar o orçamento, para qualquer coisa entre o Braga e nós. E claro que já demos provas que formamos melhores jogadores que qualquer outro, bastará integrá-los numa equipa com valor que consiga suportar os jovens.

Fica ainda a referência que era mesmo isso que se pretendia, Paulo Sérgio estava de passagem, para o quê, infelizmente nunca vamos poder saber.

E claro que não estavam ainda reunidas as minimas condições para podermos almejar muito mais que o 3º lugar. Nem valerá de muito tanta preocupação com as arbitragens neste momento, assim como nem é de bom tom tentar escamotear o que tem vindo a ser a incompetência do nosso treinador.

SL