quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Desafio aos (futuros) Candidatos

Numa altura que eles vão começar a aparecer deixo este desafio a todos os candidatos ou a todas as listas que me respondam a estas perguntas:

1- Vão utilizar a reestruturação financeira? Vão a considerar ilegal e anular todo o processo? Se este for o caminho como pensam depois honrar as nossas responsabilidades com os bancos e com os funcionários?

2- Qual a visão que têm sobre o Ecletismo? É uma aposta para continuar?

3- Numa perspectiva de aproximar literalmente os Sportinguistas dos jogadores o que pensam do projecto de eliminação do fosso?

4- Com o objectivo de aumentar o património do clube e depois da construção do nosso novo pavilhão nos antigos terrenos do estádio, qual é posição dos candidatos sobre a construção de um pavilhão de "apoio" (já que iremos ter mais uma modalidade pelo menos) nos jardins do campo grande.

5- No futebol, quais são os treinadores e directores desportivos escolhidos pelos candidatos?

Penso que são perguntas interessantes para iniciar o esclarecimento e a filtragem dos candidatos.

Saudações Leoninas

32 comentários:

AJS disse...

A última pergunta é completamente descabida na minha opinião. Um candidato não pode dizer quem é o treinador a contratar, e mais importante que o nome é o projecto a longo prazo para o futebol...
Unificar modelo de jogo para profissionais e formação? Investir na formação? Dentro disto quais os treinadores que cabem neste perfil... Estas e muitas outras perguntas, sim interessa responder...

leao revisor disse...

AJS

Todos sabemos que Paulo Sérgio não será treinador de nenhum dos candidatos, por isso facilmente se chega à conclusao que cada candidato vai ter o seu "treinador". Se esse treinador é a consequencia do que escreveste tudo bem e concordo mas mesmo assim acho importante todos saberem o nome para depois o avaliarem.

Lionheart disse...

Você está aqui está a afugentar os candidatos, Leão Revisor. ;)

Já deu para me rir à conta disto por causa do programa do Goucha. Então não é que o Barra da Costa (que é lampião) aproveitou para gozar com o seu "homólogo" que está na SIC? Isto a propósito da fama e da sua procura, em que uns querem ser modelos e outros querem ser presidentes do Sporting. Não se faz... ;)

vitor disse...

As candidaturas sérias não anunciam apostas simplesmente porque ninguém sério se compromete com candidaturas. Ainda apareciam para aí mais garras!

Já agora podemos saber quem é o responsável pela comunicação, diz mais da ambição que o treinador.

Prossegue a fixação pelo jardim municipal?! E as piscinas? Em terreno para edificar?

SL.

O SPORTING É NOSSO! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O SPORTING É NOSSO! disse...

Por falar em candidatos, a julgar pelo que é noticiado por uma certa comunicação social a campanha de Rogério Alves já está mais do que 'na estrada'.
Terá entrado agora 'en route' o consenso de alguns micro-candidatos em prol da candidatura de RA. Há uma potencial mistura que me preocupa mas espero que o meu receio seja infundado e que as pessoas sejam capazes de se assumir de forma independente como já fizeram num passado recente.

GBC disse...

Também não concordo com a última pergunta, e já iria comentar isto antes do primeiro comentário aqui feito, Leão.

Penso que importante é traçar o perfil, do treinador, do director-desportivo e, provavelmente, até do director geral para o futebol (não sei se Couceiro ficará).

Não há muitos treinadores de nível elevado dispostos a aliar-se a uma candidatura, a não ser treinadores do nível que um dos candidatos á presidência do nosso rival apresentou, por exemplo, como o seu treinador (Carlos Azenha).

Prefiro que definam um perfil e depois ataquem o treinador certo já como presidentes do clube que andar agora atrás de treinadores de segunda categoria que aceitem ser conotados a um processo eleitoral.

Agora, o perfil tem que ser totalmente identificado, esmiuçado e quiçá até se possam referir nomes de alguns treinadores que encaixem nesse perfil para tentar contratar quando e se forem eleitos.

AJS disse...

Leao Revisor,

A questão é que, todos nós, pelo menos a maioria rebate sempre a questão do anuncio do treinador como demagogia... Continuo a achar mais importante o director desportivo e suas ideias, não tanto o nome do que o anuncio em campanha de um treinador. Aliás, como Victor disse e bem, é difícil treinadores comprometerem-se com candidatos a presidente e até porque em Março, poderá não estar claro todas as possibilidades que se abrirão um mês depois com o aproximar do fim da época, o que poderá libertar mais nomes devido ao fim de algumas relações contratuais.

vitor disse...

As candidaturas sérias remeterão para a função do Couceiro, director geral na sad.

SL

leao revisor disse...

Veremos se no decorrer da campanha cada presidente anunciará ou nao o seu treinador... Veremos!

É que não existindo jogadores para mostrar...

Hugo Malcato disse...

Notas soltas:

1 - A reestruturação está feita e não pode ser "anulada"

2 - Importante saber.

3 - A eliminação do fosso parece-me relevante para acentuar o factor casa, na pressão sobre os adversários.

4 - Para efeitos de aproveitamento do Jardim do Campo Grande, seria mais interessante aproveitar as próprias piscinas pois o Multidesportivo está sobrelotado. (NDR: Qual a nova-modalidade a considerar?)

5 - Veremos no que está conversa nos irá levar. Unhas, Bigodes, etc...

SL

AJS disse...

Eu não estou a dizer que não exista anúncios, estou a dizer é que antes disso é mais importante outras coisas que levarão à escolha dessa pessoa.

5 Junho disse...

A pergunta dos jardins do campo grande , é uma farpa ?

O pavilhao vai permitir o treino conjunto de diferentes modalidades. É sempre melhor existir dois pisos diferentes , mas o espaço concedido pela camara nao é suficiente para criar um apoio imediato , dai a solucao ser o normal nestes casos.

leao revisor disse...

Hugo Malcato

Depois de as candidaturas acharem que é importante ou nao responder as minhas questões eu darei as minhas resposta.

A nova modalidade é o hoquei já que passará a jogar em Alvalade quando tivermos pavilhao, ou pelo menos devia.

AJS disse...

porque não me interessa de todo contratar agora um treinador, por muito bom que seja e ele implementa um 433, esse treinador sai e vem um que gosta do 442, mudam os jogadores porque este não joga com extremos, e continua a academia a formar extremos, quando deveria agora formar interiores, e dois anos depois vem um que joga em 433, e agor temos um plantel que nem dá para o 433, nem para o 442, porque tem jogadores para um sistema e para outros... Isto é que me importa definir...

leao revisor disse...

5 de junho

É uma pergunta!
Todos sabem a minha posição sobre o pavilhao no campo grande e sobre o fosso.
Mas não sou dono da verdade, se conseguirem o fazer, fabuloso! É bom para o SCP!

Hugo Malcato disse...

Correcto LR!

Apenas partilhei a minha visão sobre cada um desses pontos :)

Quanto ao hóquei, diria que o melhor é não alimentar grandes expectativas. O objectivo passa por ter um pavilhão com bancadas retrateis que permitam a co-existência de dois recintos de treino e uma nave principal de jogo - o que pode inviabilizar a existência de tabelas.

Hipoteticamente falando, o ideal passaria pela obtenção de maior área de implantação do edifício para conseguir nos 9000m2 de terreno a construção de uma arena de "apoio".

SL

Mike Portugal disse...

"porque não me interessa de todo contratar agora um treinador, por muito bom que seja e ele implementa um 433, esse treinador sai e vem um que gosta do 442, mudam os jogadores porque este não joga com extremos, e continua a academia a formar extremos, quando deveria agora formar interiores, e dois anos depois vem um que joga em 433, e agor temos um plantel que nem dá para o 433, nem para o 442, porque tem jogadores para um sistema e para outros... Isto é que me importa definir..."

Esta frase do AJS reflecte o que eu penso. Obviamente que também quero saber o nome do treinador em que o candidato aposta, porque não quero ter surpresas. Imagina que o candidato falava muito bem e depois apresentava o Luis Campos....LOL

vitor disse...

Revisor,

Sobre nomes de treinadores, aparecer aparecem, é aliás a melhor forma de descartar.

Curiosa a forma como os sportinguistas percebem a transversalidade, sobre a reestruturação organizativa que permitirá aproximar a sad do clube não houve comentários para agora aparecer como sinónimo de invertebrado!?

SL.

O Tradutor... disse...

http://fontesegurascp.blogspot.com/2009/06/o-comeco-de-uma-nova-etapa.html

Venha de lá a nova etapa revisor, este blog é como outros, vira o disco e toca o mesmo.

Acho este blog de um extremismo pró-continuidade aberrante e um insulto à minha inteligência, tal como outros do outro lado da barricada.

E por mais incrível que pareça eu ainda continuo a vir aqui de vez em quando e sabe para quê? Para me rir um pouco.

No entanto, continue, pelos vistos tem clientela e todos devemos expressar as nossas opiniões.

E não finja que não gosta do advogado, afinal daqui a 2 meses, vai venerá-lo, seja coerente.

Daniel disse...

Pavilhão de apoio? Que eu saiba a colmeia de alvalade (multiusos) já possui um campo de apoio. Não tem bancadas mas serve como campo de treino.
Quanto a questao do fosso eu não acho importante. A distancia das bancadas ao relvado deve ser igual ao do Porto e do Benfica. Mais perto não sei se era possivel para atingir a classificação 5 estrelas da uefa.

TAT disse...

CARLOS BARBOSA A PRESIDENTE!!!

Vitor Araújo e Sousa disse...

Leão revisor,

Esse texto ilustra muito bem o caminho que foi sendo seguido até este ponto, em que nos vemos mais mirrados do que há 30 anos atrás, e também porque é que esse caminho foi tão longo, uma vez que nunca houve, salvo raras e recentes excepções, nenhuma voz esclarecida a alertar para os reais problemas de que padecemos, o que me leva inclusivamente a poucos comentários fazer na blogosfera.

É que em virtude de uma boa meia-dúzia de operações pouco claras, sob a bitola de dirigentes que posteriormente, ou não, a terem exercido tais funções no nosso Clube viram os seus nomes associados a delitos de natureza economico-financeira, o foco das atenções descentrou-se do essencial e o Clube desviou-se daquilo para o qual efectivamente foi fundado.

A última coisa que eu quero saber do candidato a presidente é a resposta a essas perguntas, porque elas são tão desprovidas de relevência, de obvias que são, que qualquer candidato que se centre nesses temas deveria automaticamente ser desconsiderado pelos sócios.

Em relação à reestruturação financeira, ela está feita. O dinheiro que houver é o dinheiro que se gasta. Se possível, menos. O ecletismo está na natureza do Sporting. O fosso está lá e temos que nos preocupar é em encher os lugares que estão vazios e não em colocar mais cadeiras. Ainda não temos nenhum pavilhão, porquê estar a falar de um segundo? E os contratados terão de ser sempre os melhores.

O mínimo que eu exijo a um qualquer candidato é que me diga se:

- pretende manter o Sporting excluído dos orgãos cúpula do futebol nacional
- se está de acordo com o actual quadro competitivo português
- se está ao corrente da cena futebolística internacional, nomeadamente se conhece os modelos competitivos dos diversos campeonatos, se sabe quais são as melhores equipas, quais os clubes e países onde tradicionalmente surgem os maiores talentos, se está a par das dificuldades que os clubes têm, qual o tipo de relação que mantêm com a sua massa adepta, no que toca a transferências, se sabe quais as ligas mais activas e quais os seus mercados preferencias...
- se compreende a dimensão da nossa base de apoio, dos nossos adeptos, e se vê potencial para alargar, numa perspectiva menos afectiva, mais comercial, essa mesma massa adepta a outros mercados
- se, em relação ao merchandising, considera o nosso sortido válido, actual e adequado ao perfil de consumidor do adepto leonino
- se acha natural e satisfatória a forma como o Sporting actualmente comunica com os seus, ou se considera que a mesma deverá ser revista
- etc, etc, etc ....


Estás a perceber? É mais por aí... Senão não saímos da cepa torta.

Sporting Sempre disse...

Vitor Araújo e Sousa, plenamente de acordo.

Leão Revisor, registe e acrescente à lista de perguntas. Uma forma de criar comunicação e ajudar os adeptos a decidir é enviar uma lista de perguntas criadas pelo blog para o site dos candidatos.

Gosto de Carlos Barbosa pelo trabalho que fez no ACP. É esperar por um bom programa.

Não simpatizo com a solução Rogério Alves, pois parece-me mais do mesmo e desta vez temos mesmo que mudar. Mas claro, estou de acordo com o 'Tradutor', você vai acabar por apoiá-lo.

Quero apenas a comentar as perguntas:

1) O processo da reestruturação financeira está concluído, não há volta a dar.

2) Ecletismo é uma pergunta interessante, mas pouco relevante para as nossas escolhas. Porque se fosse por aí, JEB era o melhor presidente de sempre.

3) Fosso só tem duas soluções: Uma é deixar como está. A outra é tapar a superficie do fosso, de modo e criar uma sensação visual aos adeptos estarem mais perto do relvado. Mas é perfeitamente indiferente a resposta a isso. O ambiente em alvalade com vitórias já se provou muito forte.

Se as três claques se juntaram, mais forte ficaria. Mas isso é outra história.

4) Pavilhão de apoio ao qual? É que ainda hoje passei em Alvalade e juro que não vi pavilhão principal. E pavilhão de treinos já existe.

5) Acha que se queremos algum treinador de renome internacional, este se vai vincular a um candidato? Que pergunta pouco razoável LR.

Daqui a pouco ainda o leio a dizer que Eriksson é um exemplo de um grande treinador (!).

Resumindo, é uma boa ideia esta das questões, sugiro ajustá-las às opiniões que têm sido dadas e colocá-las aos candidatos.

SL

h disse...

Eu cá em termos de treinador e dos 442, 433. etc, etc, estou como o outro;
Só percebo a tactica até o jogo começar, depois eles começam a mexer-se e pronto lá se vai a geometria.
Já agora, como uma das criticas mais correntes é a falta de experiencia do Continha, peço-vos o nome de 3 possiveis directores desportivos COM EXPERIENCIA

vitor disse...

E ainda antes do desafio do futuro não deixar passar os do presente, como os orgãos socias pediram, todos a Alvalade amanhã apoiar os nossos jogadores, numa competição em que temos aspirações legitmas de vencer o caneco!

Era bonito uma grande demonstração de apoio aos jogadores que apesar de profissionais têm sempre muitas duvidas nestas alturas. O Sporting também somos nós!

Força Sporting! SL.

vitor disse...

Nobre Dias Ferreira hoje ao lembrar que será feita justiça sobre o trabalho de JEB, não obstante o falhanço no futebol.

Bem Menezes Rodrigues ao dizer que um presidente eleito quase por unanimidade não renuncia desta forma. Corre mesmo o risco de ser a grande mácula do mandato, enquanto não houver justificação credivel, em especial aos associados que o elegeram.

E para quem reclama a demissão do Paulo Sérgio lembrar que o treinador é um profissional contratado, não é um cargo de confiança nomeado. Há direito a indemnização! Não há outro Paulo Bento!

Entretanto vou continuar á espera que o Revisor responda ás provocações sobre o apoio ao centurião. Não faço a minima ideia quem serão as fontes. com certeza os pasquins. Mal estava um Sporting á espera do consenso Rogério.

SL

leao revisor disse...

Ao tradutor, ao vitor araujo e sousa e ao Sporting sempre.

Em primeiro lugar, basta perguntarem a alguem ligado à centuria leonina, local onde Rogerio Alves faz passar as suas ideias e sabem que nao gosto dele nem pintado. Nao gostava, nao vou gostar e nele nao voto de certeza mesmo que concorra apenas com PPC.

Quanto às perguntas todas tem um sentido, voces não o percebem é problema vosso!
Tipos que passaram 18 meses a falar em ilegalidades da reestruturação financeira agora nem piam!
Tipos que falavam à boca cheia de pavilhoes no campo grande hoje nem piam!
Tipos que empolgavam os socios com eliminação do fosso hoje nem piam!
E sinceramente não me agradaria levar com um Eriksson ou um Peseiro no meu clube por exemplo.

Agora apenas ao Sporting Sempre

Se voce nao tem a obra do pavilhao a decorrer nao tem que se queixar do SCP tem que bater à porta da CML e perguntar porque o processo dura a mais de um ano depois da aprovação do tribunal e da propria CML.

Por fim, de todos os nomes falados o que mais me agrada é o de Carlos Barbosa. Mas só posso falar do nome e sinceramente gosto dele mais por demerito dos outros do que por merito dele. Fez um belo trabalho no acp, mas ai nao existe pressao da bola bater na barra ou na rede e nao existe a paixão dos adeptos. São coisas diferentes mas mesmo assim para mim é o meu preferido ate agora.

vitor disse...

Revisor,

A esta hora foi uma grande bandeira, houve conselho leonino e tal...

Só não percebo a perda de tempo com o policia e/ou com o jardim municipal, claro que há muito esclerosado no CL.

Mas ainda percebo menos a tentativa de inflacçionar o ex-bastonário "o frouxo", titulo com que foi empossado na ordem.
O centurião Varandas até já teve oportunidade de me dizer que bastava o Rogério querer. Eu até já posso antecipar as declarações: "Infelizmente a vida profissional não me permite e coiso e tal..."

A seu tempo aparecerá o próximo presidente do SCP!

SL

vitor disse...

About o "frouxo",

Ocorreu um erro do caraças, onde se lê empossado deverá ler-se entronizado.

Abraço Revisor.

SL

vitor disse...

Correcção que assume uma importância vital na vida leonina nestas horas decisivas. Claro que foi também o centurião Varandas que fez questão de me esclarecer que uma vez bastonário sempre bastonário.

Daí adivinhar-se-á sempre muito ocupado em vésperas de qualquer acto eleitoral, já para não falar dos permanentes boicotes para seja com quem fôr o presidente em exercicio.

SL

Vitor Araújo e Sousa disse...

Leão Revisor,

Foi óbvio.

E como deves ter percebido pelo texto ridicularizei as propostas, ao mesmo tempo que tentei dizer-te que deves deixar-te desse tipo conversa, porque é inútil, não nos leva a lado nenhum.

Estes anos recentes serviram, deveriam servir, para filtrar muita coisa. Mas pelos vistos não aprendemos nada... e continuamos neste registo ridículo. É a última coisa que o Sporting precisa.