segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

14 dias... Perdidos

Hoje é a ultima vez até ao final da época que voltarei a falar do nosso actual treinador.
Depois de ter assistido ao encontro de hoje fico com a plena convicção de que perdemos 14 dias do nosso futuro ao não termos aproveitado esse período para despachar o treinador.

Um treinador que ainda não percebeu que o João Pereira é realmente bom a Lateral Direito e não a extremo, por alguma razão ele era extremo e foi dispensado do SLB quando jogava nessa posição e começou a crescer na carreira quando recuou no terreno. É que esta alteração "estraga" 2 lugares a de lateral direito e a de extremo direito. Logo aqui ficamos a perder.

Depois hoje não percebi realmente a posição dos 3 da frente, Postiga ao centro e os outros 2? os 2 ao lado dele? Djaló mais encostado à esquerda e liedson mais proximo de Postiga? J.Pereira a fazer o corredor direito quando ataca e mais fechado quando defende?
Mais grave do que isso (para mim) é a falta de organização da equipa, eu olho para o campo e não consigo perceber a sua estrutura e principalmente a sua dinâmica.

Para juntar à "festa", é fácil perceber, alias acho que não existe um sportinguista que não saiba que Jaime Valdes rende muitíssimo mais ao meio do que na linha... qual a posição para onde ele entra? Para a linha! É também assim que se queima jogadores!

Para terminar, o nosso treinador disse que tinham de ser eles a chamar os adeptos para o estádio. É uma afirmação que fazia entender que o treinador queria dar espectaculo e depois jogamos o que jogamos na 1º parte?

Escrevi o que escrevi hoje porque vencemos! Não gosto de "bater no ceguinho" quando ele já está no chão, mas parece-me evidente que com uma equipa que como disse e bem o Presidente é curta para o 1º lugar e demasiado cara para o 3º, com este treinador a não jogar com os melhores e a jogar com eles fora do lugar talvez nem para o 3º lugar este plantel chegue!

Saudações Leoninas

PS- Sábado lá estarei em Alvalade convencido que estou redondamente errado e vamos ter futebol de primeira com um resultado expressivo e sem grandes sobressaltos.

23 comentários:

Joker disse...

Que o treinador é um labrego que não percebe nadinha de futebol já toda a gente percebeu há muito tempo...

Toda a gente não, que o iluminado do nosso Presidente, entendido como é na matéria, continua a apostar em cepos destes e não sabe dar a mão à palmatória quando vê o castelo desmoronar...

O MAL VEM DE CIMA, E ENQUANTO NÃO HOUVER MUDANÇAS LÁ EM CIMA NÃO VAMOS TORNAR A GANHAR O QUE QUER QUE SEJA!! ACORDA, MEU SPORTING!!!

Filipe disse...

Propunha ao socio 80610 para se propor para o cargo.
Ninguem se chega a frente, enquanto assim for nao ha alternativas.
Pode se criticar o que quizer mas ninguem quer o lugar dele.

Cantinho do Morais disse...

Vi 30 minutos.

30 minutos bastaram para perceber que nada mudou. Para constatar que, duas semanas depois do último jogo, continua tudo na mesma. Que o "modelo táctico" (ou lá o que isso é) encontrado pelo forcado como o ideal para este Sporting afinal não era aquele que venceu em Setúbal.

30 minutos... quanto tempo mais precisam Bettencourt, Couceiro, Costinha e Paulo Sérgio para perceber que não dá?

Anónimo disse...

Deixe-me dizer que tudo aquilo que eu fui dizendo sobre o Vuk , ele demonstrou.

Retirado do site do Sporting !

"O montenegrino dirigiu-se aos jornalistas, no final do jogo com a Naval, para "em primeiro lugar, deixar uma palavra de gratidão aos adeptos, que sempre me apoiaram durante estes três anos e meio em que a comunicação social inventou muitos casos relacionados comigo. Os jornais escrevem muitas coisas que não são verdade e eu, que venho de um país pequeno, luto sozinho contra todas essas mentiras. Deixem-me em paz. Não tenho qualquer problema com o Paulo Sérgio. Nenhum! Acho que é um grande homem e um grande treinador em que confio totalmente. Agora nunca ficarei satisfeito quando não jogar. Nem que fosse o meu pai o treinador, mas respeito as suas decisões e trabalho para poder jogar sempre. Assim, peço, mais uma vez, para que os jornais parem de escrever coisas sobre mim, pois tem sido muito complicado concentrar-me em fazer o meu trabalho e em ajudar a equipa. Acho que já é mais do que suficiente"

Sobre o seu post , concordo na generalidade , mas apontava deficiencias semelhantes ao Sporting num passado recente , quando algumas pessoas tavam os olhos com uma venda. Se aguentei dois anos a mais (de 4) e dps 6 meses de incompetencia com um comentador , o paulo sergio merece da minha parte o mesmo que os outros...alguma tolerancia até ao final. Já viu que nao sabe dos que os que passaram por lá recentemente.

SL

AJS disse...

Faço parte de um tipo de adeptos do Sporting estranho para a maioria dos adeptos, sou daqueles que ainda que por pouco, é mais exigente com a equipa para que esta jogue bem do que para que ganhe, até porque, por muito que custe não se pode ganhar sempre. E porque jogando bem, aumentam as hipóteses de vitória. Penso que era por jogarmos bem que antigamente tínhamos mais gente no estádio, mesmo não ganhando.
Isto tudo para quê? Nunca gostei da escolha Paulo Sérgio, mas sempre apoiei e tive paciência... Há no entanto uma coisa que me faz perder a paciência e já foi assim com Bento, com Carvalhal, e com outros... É a equipa jogar manifestamente mal e o treinador dizer que jogámos bem... Se o homem tem reconhecido, era sinal de lucidez e eu dizia "Ok. Não jogamos bem, mas o treinador sabe disso, vai-se corrigir, há esperança..." Agora assim? Não tenho paciência. Alguém demita o Paulo Sérgio por favor, só tenho medo de quem vão escolher no dia que isso acontecer...

vitor disse...

A ultima vez ou mais uma vez!? Reconhecer que foi o treinador que ganhou o jogo do banco é que é mais dificil, até porque faz parte da critica dizer que Paulo Sérgio não sabe ler o jogo, muito menos mexer na equipa!? Já agora o Vuk pede paz! Se calhar é melhor o treinador fazer o mesmo!

Os jogadores distribuiram-se de inicio numa tentativa de 4x2x3x1! Dois pivots e o Postiga a tentar servir Liedson! Não foi possivel porque jogámos contra uma equipa que ocupou bem o espaço.

Não pretendo escamotear que não percebo dois pivots que não se mexem! O Maniche que só devia ser utlizado para controlar esforçar-se no transporte!? Não termos tido até ás substituições um unico construtor de jogo. Em suma sempre o mesmo buraco entre o meio campo e a frente. A verdade é que só temos um médio com capacidade para fazer transição, o André Santos que não passa de um miudo, quase sempre preso no meio?! Da mesma forma que só temos um contrutor capaz de desiqulibrar que o treinador decidiu poupar ontem. Tratou-se de uma eliminatória da taça da liga em que todos fizeram experiências e bem.

Grave é ainda não ter conseguido perceber um modelo de jogo durante toda a época. Acredito que contra o Braga jogaremos outra vez em 4x2x3x1, desta feita com os jogadores que o treinador pensa que oferecem mais garantias.

A verdade é que não temos o plantel que queriamos. Mas entraram 11 jogadores do Sporting, num jogo que se adivinhava sem complicações resguardaram-se as poucas alternativas que temos no banco. O João Pereira já foi muito util na posição que ocupou, ainda no ultimo jogo em Setubal, que o Abel não tem categoria para jogar no Sporting todos sabemos mas é a opção que resta quando o JP sobe, porque também sabemos que não temos extremos ou agora era o Salomão que ia resolver!?

O Valdez entrou para o lugar de Djaló que saiu lesionado, alguém tinha que dar largura naquele lado. O Vuk que ontem mexeu com o jogo na posição que reclama, já fez muitos jogos na mesma posição sem sequer entrar no jogo.

Honestamente também não gostei do que vi até ás substituições. O Paulo Sérgio é o treinador e terá que ser ele a tentar retirar o máximo rendimento dos jogadores que tem á disposição.

O certo é que já lideramos o nosso grupo na taça da liga. Força Sporting! S.L.

AJS disse...

Vitor, posso fazer um esforço e tentar concordar consigo... Agora, o treinador dizer que jogámos bem na 1ª parte é que é abuso... Porque se aquilo é jogar bem, tenho medo...

Ophiuchus disse...

No que á questão do treinador diz respeito, este é da inteira responsabilidade do nosso director-desportivo; que chegou a um acordo mútuo com Villas-Boas para a anulação de um contrato, já assinado na páscoa de 2010 entre este último e Bettencourt. Portanto... um director que "chumba" uma escolha de seu superior hierárquico. Fevereiro, 25 de 2010 - Bettencourt nomeia Costinha director-desportivo (4º). De seguida, Bettencourt assina um documento, juntamente com o actual treinador do Porto, que fará deste mesmo, o nosso treinador para as duas futuras épocas. Contrato celebrado em Paços de Ferreira, previa também a inclusão de outros dois elementos na equipa técnica de André Villas-Boas. Costinha, a posteriori, resolve tal compromisso entre todas as partes, chamando a si todo o poder na escolha. (Uma quebra no acordo que não fosse mútua, custar-nos-ia 1M). Ou seja, há um presidente que escolhe um director-desportivo. E o que faz este mesmo presidente? Faz o papel de um director-desportivo, escolhe "secretamente" o treinador. (Acordo assinado que salvaguardaria a entrada do técnico no SCP). Chegados a esta fase, que faz Costinha? - que não fora "tido nem achado" neste processo, sendo ele, na qualidade de director-desportivo, aquele que teria a função de fazer a escolha?! Demitir-se? Não... Então, um director-desportivo vê outro indivíduo fazer o seu papel e não se demite de seguida? Nem pensar! Que acontece depois? Costinha não só não se demite, como faz cair por terra o acordo do presidente! E isso é possível? - perguntam. Sim, é... neste Sporting não se deve nunca substimar o impossível. Perante a "nega" do director, que faz o presidente? Mantém a sua escolha (algo que nem sequer devia ter feito) e avança com o seu "cavalo", se bem que, ao mesmo tempo está a esvaziar o poder de Costinha no Clube? Ou então, resolve ele próprio a "merdunça" que fizera e, como seria natural e expectável, dá ao director-desportivo o seu real valor e este trataria dos seus dossiers? É a partir deste equívoco que data sensivelmente desde o início do ano passado que percebemos que certas pessoas são genuinamente más no que fazem.

vitor disse...

Toze Silva,

Já todos deviamos ter percebido que é o Paulo Sérgio que vai acabar a época, para além de que não temos muitas soluções no plantel. Até ao fim vai ser sempre um sofrimento e se temos alguma lesão nem quero pensar.

Para ser franco eu até acho que se me deixassem treinar a equipa jogávamos mais, a questão que se punha à posterióri era se os jogadores estavam dispostos a correr para mim como correm para o Paulo Sérgio, que é o fundamental.

O que ele diz não se escreve, sinceramente acho que errou nas constantes alterações toda a época, mas o clube não ganha nada em estarmos sempre a questionar o treinador. Porventura mais vale rezar que ele coniga consolidar um modelo de jogo de uma vez por todas, de preferência já no próximo jogo, acho que não vale a pena atribuir demasiada importância ao jogo de ontem, acho que o Paulo Sérgio não quis correr riscos de perder algum jogador fundamental antes do Braga, caso fosse preciso como foi tinha-os no banco, quem entrou tinha a tarefa de desgastar a Naval.

Ganhámos, foi bem bom! S.L.

Lionheart disse...

Um meio campo com o Maniche e o André Santos adianta pouco. Parecem uns Dupond e Dupont. O Paulo Sérgio já sabe isso. Não é só quem está de fora que vê os defeitos. O problema é que os planos foram feitos para dar uma preponderância a Maniche que não se está verificar, pelo contrário. Faz-me lembrar quando há cinco anos o Bento teve de encostar o Custódio, que ainda por cima era capitão de equipa, e promover o Miguel Veloso, que era muito mais jogador apesar de essa ser a sua primeira época na equipa principal.

E depois há uma aflitiva falta de municiamento dos avançados. Na primeira bola de jeito que teve na área, o Liedson marcou. Mas foi uma só. É muito pouco. Esteve bem o Yannick (não percebo as críticas do Rui Santos de que esteve muito apagado). Os jogadores não têm de ter sempre o mesmo protagonismo em todos os jogos. Ele foi dos jogadores mais perigosos, fez dois passes que são meio-golo para Postiga que infelizmente não marcou. Isso também é jogo.

vitor disse...

Eu também concordo Lionheart, a questão Maniche é fundamental. Concordei com a contratação, pela mais valia da experiência no balneário. Na relva só para posse e controlar a bola. Não pode ocupar o miolo nem com o Pedro Mendes, nem com o André Santos. Quanto muito fecha uma ala que não precise de atacar.

Não temos qualquer condição de jogar com dois pivots! Era mais que tempo de começar a pensar no 4x1x3x2 com o Pedro Mendes no lugar dele, o André numa ala a ajudar nos equlibrios e o Vuk na outra a atacar. Sobra o Valdez a playmaker e o Postiga e o Liedson na frente. Não há outra solução e é assim desde o inicio da época! S.L.

Anónimo disse...

dupont e dupont ahaha gostei. A diferença é que o André passa a partida toda a correr e dos dois é o que mais preocupações defensivas. Maniche nao vale um tusto e continua a jogar. E quando pedro mendes regressar, o paulo sergio vai voltar a apostar nos 3.

É a chamada Vaca Sagrada.

fullrise disse...

A vaca sagrada! lol! Tão certa e tão sagrada como PS ir mudar de sistema táctico mais 500x este ano.

PM disse...

Bem.. .eu nem ía comentar mas só para Vos informar que adormeci ao 10 minutos de jogo e acordei no fim. Este Sporting mete-me sono profundo e o Vukcevic é melhor comunicador que o seu treinador, director desportivo e presidente (já voltou a ganhar mais créditos junto dos adeptos... até à próxima) todos juntos.
De resto, continuo a achar que o título deste post devia ser:
18 MESES .. PERDIDOS!
Saudações

Lionheart disse...

As combinações André Santos-Maniche, André Santos-Pedro Mendes, Maniche-Pedro Mendes, ou André Santos-Maniche-Pedro Mendes, já foram todas testadas e o problema mantém-se. São jogadores com características físicas e técnicas aproximadas, que acabam por se anular se jogarem lado a lado. O Pedro Mendes é o mais inteligente tácticamente. O André Santos o mais lutador e fisicamente mais potente por ser o mais novo. No jogo em Setúbal, por exemplo, a partir do momento em que o Sporting se adianta no marcador, passa a ter mais espaço, e foi em contra-ataque que "matou" o jogo. O que se viu foi que apenas três jogadores tinham velocidade e pulmão para o contra-ataque: o João Pereira, o Yannick e o André Santos.

O Maniche está como que perdido na equipa. Não é tanto um problema físico, é mais de confiança. Quando solicitado joga quase sempre para trás, quando devia ser ele a levar a equipa para frente e dar jogo. Como os centrais quando lhe passam a bola ele devolve-a, estes depois insistem no jogo directo. Já não temos um "losângo" mas a falta de dinâmica ofensiva do meio-campo mantém-se e assim o preço que se paga é a inconstância no jogo. O Sporting ontem teve cerca de dez minutos em bom plano, no período a seguir ao primeiro golo, em que parecia ir golear, mas depressa voltou a jogar a 10 à hora. É capaz de jogar bem e rápido, mas fá-lo durante pouco tempo, porque falta a pressão, o apoio. A equipa não joga em bloco. São sempre poucos a subir e a pressionar o adversário. Também porque muitos jogadores não têm capacidade para fazer mais do que o já fazem...

vitor disse...

Lionheart,

Não vamos exigir mais ao Maniche que aquilo que ele consegue, muita atitude parado!

Nunca conseguimos sequer usufruir da velocidade dos laterais a passar nas costas dos alas. Disfrutar do Valdez ou do Matias como playmakers atrás de dois avançados. E lá estamos nós no losango outra vez. Mas dois pivots como os que temos é que nunca!

Já agora como deviamos jogar Lionheart?

S.L.

David Leça disse...

Tem piada que por aqui já de despachou Vukcevic por algumas vezes, sempre fazendo fé é notícias da treta e desestabilizadoras! Pois eu digo que é dos únicos que sente o SPORTING naquele plantel, depois dos 2-3 com o Guimarães, quase que chorava no flash interview, dizendo que aquilo não podia acontecer que o SOPORTING é um clube grande e que não pode viver 3,4,5 anos sem títulos, a viver de malapatas e de azares....e ontem foi igual, no final falou de tudo o que lhe querem meter em cima das costas, e falou das suas origens e Como vive o SPORTING, coma alma!!! Vejam como fala bem português, temos tantos sul americanos há anos em Portugal que sempre respondem em espanhol...mas como sempre os outros é que são bons e os nossos não prestam, tivéssemos 23 Vuks e veríamos a garra que teríamos em campo, não aqueles pastosos que vimos ontem! Obrigado Vukcevic!

Lionheart disse...

Como é que devíamos jogar?? Não tenho a presunção de saber nada de especial, nem invejo a tarefa do treinador. E depois para que o Sporting jogasse como todos queremos era preciso outros jogadores. Por exemplo, para jogar de uma forma em que haja mais elementos a atacar, para desiquilibrar, comparemos o que temos com os rivais. Enquanto, por exemplo, o carnide tem um David Luiz (mesmo não valendo as dezenas de milhões que eles querem) nós temos um Anderson Polga. Need I say more? :(

Gostava que o Sporting voltasse ao modelo do início da década. Não sei se com Zapater o conseguimos, nem sei porque não joga. Lembra-se da dupla Duscher-Vidigal? Porque não Zapater-André Santos, ou Zapater-Pedro Mendes (ou Maniche)? Um trinco e um distribuidor de jogo em jogos contra as Navais desta vida, que são 90% das equipas deste campeonato.

O Matías Fernandez não é jogador para o Sporting. É mais um Negrete, Romagnoli, enfim, daqueles latino-americanos "baratuchos". O Valdez é superior, mas parece muito inconstante. Vamos ver..

Ptavarini disse...

a solução é fácil, a 6 o Pedro Mendes, a 8 o André Santos e a 10 o Valdes. Suplentes o Zapater, o Maniche e o Matias. Mais simples não pode ser. (Ou um forcado não tem tomates para sentar um antigo internacional no banco?
SL
PT
PS. já agora quanto ao Postiga (grande imprensa que ele tem)ainda estamos a tempo de poupar uns cobres.

Unknown disse...

o problema passa pela inércia de alguns jogadores, o maniche na primeira parte jogava para trás, na segunda tocou 2 vezes na bola salvo erro. cada vez que há um lançamento de linha lateral não há jogador nenhum que corra para um espaço aberto, quando estamos em ataque organizado, o meio campo não se desmarca nem abre espaço há evolução dos defesas... tudo isto é culpa do treinador....

Cafageste disse...

O problema é mesmo de inércia. As equipas vão para lá fechadinhas, a queimar tempo e a fazer passes para trás. E o que é que é preciso nestes casos? Velocidade e largura de jogo. O problema é que quem tem velocidade não sabe controlar bolas. Os restantes que podem dar largura, não têm velocidade ou são inexperientes (Salomão). E assim o jogo do Sporting vai-se arrastando, com os adeptos a desesperar.

Mas sinceramente não acho que se possa dizer que é um problema deste treinador. É que com os seus 2 antecessores, a merda era a mesma...
É necessário é que alguém saiba contratar jogadores realmente necessários e não para lhes encher os bolsos, como no caso do Maniche!

vitor disse...

Até á data exceptuando os adeptos que festejam as derrotas do Sporting que ainda conseguem ser mais anormais que as cosntantes alterações do treinador esta foi a melhor caixa de comentários do Revisor!

E o meu voto vai para a Filomena! No respeitante ás opções tácticas!

Já o Helder Postiga é só neste momento o avançado de uma das melhores selecções mundiais! Devia isso sim orgulharmo-nos a todos!

Um beijinho para a Filomena!

S.L.

vitor disse...

E ainda antes de prosseguir, ressalvar que Paulo Sérgio, bem como toda a equipa contará sempre com o meu apoio, o que legitima muita coisa!

Lionheart,

Até já me tinha esquecido do Zapater!? Que como já disse aqui me garantiram ser um excelente trinco, que é como quem diz, apto para parar o jogo adversário. Acho que o Pedro Mendes estará mais apto na dupla função do nº 6, lançar as transições. E claro que não temos nenhum Duscher!

Treinar o Sporting neste momento com metade do orçamento dos nossos adversários não é tarefa fácil. Não adianta continuarmos a pensar nos jogadores que não temos. Há que utilizar da melhor forma os que existem e na actualidade é fundamental ocupar o campo todo, o que convenhamos nem sempre tem sido conseguido nos ultimos tempos.

Insistir no duplo pivot e em dois avançados com os jogadores que temos não ajuda em nada! Qualquer sistema de jogo pode ser o ideal, muito mais que das dinâmicas como se usa agora, depende verdadeiramente dos jogadores à disposição. O Paulo Bento não usava o losango por acaso. Continuamos sem extremos mas temos laterais muito mais válidos! Sobretudo para subirem nas costas dos alas e assim assegurarem largura e profundidade, cada qual do seu lado. E no meio para apoiar os avançados o Valdez é de longe o
melhor e terá que receber a bola redonda do Pedro Mendes. Jogar em 4x1x3x2 é tirar de entre linhas e recuar o playmaker até ao meio-campo. Jesus fez isso o ano passado de forma brilhante, com um ala a ajudar nos equilibrios e outro a acelarar, é fácil ver quem podia interpretar esse modelo no Sporting. Com o Czar então era perfeito, mas nesta altura o André já é um grande jogador.

Eu não tenho nada contra o duplo pivot tão na moda, para além de não termos médios para tal acho que era um erro abdicar de dois avançados em Portugal, onde como o Lionheart diz há muitas Navais.

Nem sequer levei este jogo muito a sério, acredito que se tentaram poupar jogadores para o jogo com o Braga. Nem sequer penso noutro treinador, mas é de fácil constatação perceber que as constantes alterações nos prejudicaram, o próprio treinador acabou de reconhecer. Resta aguardar pela decisão final.

Na certeza que mais adeptos nas bancadas já contra o Braga ajudavam muita a equipa.

E obrigado pela interpretação do modelo, sinceramente é o que mais gosto de fazer quanto discuto futebol, o resto é uma idiotice pegada a maior parte das vezes.

S.L.