terça-feira, 11 de maio de 2010

A lista de Queiroz

Vou fazer a minha analise como Sportinguista das opções de Queiroz.
Vamos a factos, o SCP tinha 9 jogadores na lista de 50 pré-convocados, ficou com 8 jogadores na lista de 36 pré-convocados e acabou com 3 seleccionados na lista quase final de 24 convocados.

Pedro Mendes e Veloso pela boa época que tiveram era opções mais ou menos certas e Liedson pela falta de concorrencia tinha o seu bilhete seguro.

E aqui começam as minhas duvidas ou as trapalhadas de Queiroz, se João Moutinho se compreende a sua exclusão da lista dos escolhidos, porque realmente fez uma época bastante abaixo do seu nível e a concorrencia para esse lugar era forte. Já compreendo mais dificilmente a escolha de Ricardo Costa ou Zé Castro em detrimento de Tonel.
Depois o problema lateral, Coentrão e Duda pela falta de alternativas até se aceitam como escolhas, agora, Miguel que tem passado esta época com problemas físicos e mentais (deve ser condição para serem representados por Paulo Barbosa) coloco mesmo grandes interrogações ainda para mais quando João Pereira fez uma época no minimo bastante razoavel.

Mas onde acho que Queiroz perdeu completamente o juízo foi na não convocatória do Rui Patricio. Não discuto a escolha do Eduardo, foi o titular em toda a fase de apuramento, mas Beto e principalmente Daniel Fernandes foram convocados porque? Para mim tanto o Rui como o Hilário e até o Quim teriam que estar à frente destes dois.
D.Fernandes joga actualmente no 10º classificado da liga grega (qual dos nomes que referi não jogava neste clube?) e mesmo assim não é titular indiscutivel. Beto que chegou este ano ao FCP, tem sido suplente, sendo opção quando Helton se lesiona ou para a Taça de Portugal.

Mas falando especificamente no caso do Rui, um Jovem que terá certamente muitos anos de selecção pela frente, titular indiscutivel já há 3 anos de um grande português, não é convocado não apenas porque Queiroz... Digamos tomou uma má decisão, mas também porque nós Sportinguistas fazemos uma campanha constante contra ele, e enquanto não percebermos que isso nos prejudica vamos continuar a não ver os nosso jogadores a serem valorizados por participarem numa final de uma grande competição europeia ou mundial

Saudações Leoninas

14 comentários:

SCP9 disse...

Costumo, genericamente, concordar com o que escreve, mas desta vez, não consigo..

Acha normal, irmos para uma competição mundial de selecções com 6 centrais? 2 deles com épocas muito sofriveis em termos de utilização..falo de Ricardo Costa e Zé Castro? Ric. Carvalho, Pepe, Bruno Alves e Rolando, chegavam tao bem..Tendo Mig. Veloso que tb pode jogar aí.

Mais imcompreensível ainda é não convocar Moutinho, pois seria o único 10 de origem para discutir o lugar com Deco. Moutinho não sabe jogar mal e o que diz de Patricio aplica-se a si relativamente a Moutinho..

Por fim, ir para um Mundial só com 2 pontas de lança é ridículo!

João disse...

Quando num jogo de Homenagem se aproveita para gozar com um dos próprios activos e no dia a seguir ainda se andam a gabar dessa foleira "cantoria" estavam a espera de quê?

Que achem que o Rui ainda não tem estofo para a nossa baliza, não tenho nada contra. Mas que não vejam as qualidades que tem com tão tenra idade acho indesculpável.

Depois vai sair do SCP por bagatela e meia e quando estiver nos seus 28 ou 29 anos e no "prime" da sua forma num clube rival vão andar a chorar e a culpar a direcção...

leao revisor disse...

SCP9

A diferença é que Moutinho para 100% das pessoas esteve abaixo do que ja rendeu, e para mim fez a pior epoca desde que chegou aos seniores.
Patricio ao contrario fez a melhor.

E disse compreendo nao que faria igual, mas a realidade é que a concorrencia para o Moutinho em qualidade e em quantidade é bastante superior a que Patricio tem.

E como escrevi claro que considero um erro a convocação tanto de R.Costa como de Zé Castro

Anónimo disse...

MANDEM A SELECÇÃO PARA O CARALHO PARA MIM APENAS O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL INTERESSA...

Jedi Master Atomic disse...

Não concordo contigo nesse ponto, LR. Moutinho era muito mais convocavel que Patricio ou até João Pereira. Para alem de ter sido convocado em todos os jogos de preparação, foi o motor do SCP durante a época, mesmo não tendo o fulgor de outros anos (mas isso também advem de não ter tido companhia à altura).

Moutinho não era para o lugar de Deco, mas sim para o lugar de Meireles que não jogou mais de metade dos jogos no FCP. Quero ver quando o Queiros precisar de colocar em jogo alguem que garanta posse e transporte de bola, se ele escolhe Castro ou Meireles....RIDICULO !!!

Nos GR até admito que ele ache que o Patricio faz mais falta à seleção de esperanças do que à principal, mas ele merecia o premio por ter feito uma epoca bastante boa, salvando o SCP de algumas derrotas embaraçosas e segurando vitorias.

Anónimo disse...

Até compreendia que Moutinho não fosse convocado,se no seu lugar fossem jogadores minimamente melhores,agora Zé Castro?Tiago?R.Meireles deste ano?E nº10 ou pelo menos médios ofensivos não?Apenas Deco?
Tonel/Carriço só entrariam se fosse no lugar de Rolando,pois são 6centrais,mas sairá um e outro fará de MDC.Também acho incompreensível a não convocação de JPereira e Patrício(pois o 3 GR tem de ser jovem com margem de progressão.)

André Cruz disse...

LR,

Desculpa, mas não se compreende de todo a exclusão do Moutinho desta lista, a não ser pura incompetência do actual seleccionador nacional.

Diz-me lá um jogador da posição dele que tenha feito uma época melhor que a dele. O Moutinho não sabe jogar mal.

Apenas por curiosidade, vejam o que os espanhóis comentam sobre as escolhas do Queirós:

http://www.as.com/futbol/articulo/pepe-ze-castro-figuran-24/dasftb/20100511dasdaiftb_25/Tes

SL,

André Cruz

leao revisor disse...

Volto a repetir que eu convocaria o Moutinho mas pessoalmente nao achei uma surpresa.

Portugal world champ disse...

O onze da selecção é forte e não adianta discutir...segundas ou terceiras escolhas. Moutinho se fosse não ia saltar do banco ou da folha de papel, porque está lá o Danny para substituir o Deco e João Pereira podia ir mas também ia ficar tapado pelos outros 2.

Para mim o Quaresma é que tinha lá lugar mas se isso significava o aumento do seu passe e mais pretendentes, para além de SCP, FCP, SLB, Besitkas, e Atlético de Madrid, ainda bem que não foi convocado!

Temos Cristiano Ronaldo, Nani, Danny, Liedson, Pépe, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Deco, Simão, Veloso, Pedro Mendes...e só nas laterais não somos tão fortes a meu ver ( era o Bosingwa ) mas em compensação temos dos melhores extremos do mundo.

Jalex disse...

O Danny não é dez,por essas e por outras é que não vingou no Sporting.

Isto é conversa que não leva a lado nenhuma,se tivessem feito por merecer estar lá ainda valia a pena discutir...

Mas não o fizeram, e com um seleccionador que adora afilhados puseram se a jeito disto acontecer.

Adiante.

O FonteSegura vai mostrar em primeira mão novamente os novos equipamentos da próxima época?Pode ser que essa seja a primeira alegria que temos.Pois os desta época eram muito feios(a condizerem com época que fizemos!).Esperemos que os da próxima época sejam melhores.

Lyon Heart disse...

A mim parece-me uma convocatória ao nível de Queirós, ao nível da sua teimosia e falta de visão estratégica e de posicionamento dos jogadores (recordo-me o tempo que passou em alvalade onde isso era por demais notório).
Começando na baliza acho que o erro foi não convocar Quim, quer queiramos ou não Eduardo e Quim foram os melhores na sua posição depois vinha claramente um jovem para rotinar, sabendo á partida que D. Fernandes tem 26 anos a escolha deveria cair em Patricio (ainda que sejam um jovem extremamente instável e que terá que crescer muitissimo como jogador, o qual não tenho o menor pudor em afirmar que não é actualmente GR para o Sporting). Depois na defesa e aqui digo já que Pepe não foi convocado como defesa mas sim como trinco (tal como Castro), Queirós comete o seu 2º erro leva R. Costa (com apenas 10 jogos nesta 2ª volta) e deixa de fora 2 jogadores que lhe garantem mais experiência Carriço e Tonel. Sabendo que já leva bons cabeceadores a escolha recaia em Carriço visto que o lote está bem servido, se não fosse esta a opinião poderia ir buscar tb Meira que me parece um jogador muito experiente fisica e mentalmente. Laterais, claramente que J. Pereira tira o lugar de caras a qq um dos 2 convocados. Para mim as escolhas seriam J. Pereira e Amorim em deterimento dos 2 que foram. Pepe nunca, claramente 6 meses tiraram-lhe tudo não será num mês que volta. Quanto ao resto Meireles, Veloso e P. Mendes chegam. Trocava por isso Pepe/Castro por um medio ofensivo, Viana, Martins, Djálo ou mesmo Quaresma. Depois da explicação deixo a minha convocatoria:
GR - Eduardo, Quim e Patricio
Defesas - R. Carvalho, B. Alves, Rolando, Carriço (ou Meira), J. Pereira, R. Amorim, Duda e Coentrão
Tricos - P. Mendes, Veloso, Tiago e Meireles
Médios - Deco, Viana, Simão, Nani, Danny
Avançados - H. Almeida,Liedson e Ronaldo

leao revisor disse...

Jalex

Faremos o possivel para isso acontecer tal como aconteceu nos ultimos anos.

Não prometemos mas com mais ou menos esforço tem sido possivel, esperamos que seja assim tambem este ano.

Unknown disse...

LR

Folgo em saber isso :)

Obrigado pela resposta

AF disse...

"Patricio faz mais falta à seleção de esperanças do que à principal, mas ele merecia o premio por ter feito uma epoca bastante boa, salvando o SCP de algumas derrotas embaraçosas e segurando vitorias."


Foram mais as vezes que enterrou o Sporting do que as que salvou.

Ainda vêm criticar o Queirós por ter afilhados.

Quem percebe um pouquinho de futebol(não é preciso muito), e seja isento sabe que o Patricio nunca foi e ainda não é guarda-redes para o Sporting. Poderá um dia ser um grande guarda-redes, mas ainda não é, por isso deixem-se de comnetários do género:

"Depois vai sair do SCP por bagatela e meia e quando estiver nos seus 28 ou 29 anos e no "prime" da sua forma num clube rival vão andar a chorar e a culpar a direcção..."

O futuro ninguém sabe... o Cherbakov também prometia muito no campo, mas fora dele foi um autêntico desastre. O Patricio para mim não me parece ter um futuro muito promissor, mas oxalá me engane. O Moreira dos milhafres também era o "Iker Casillas" português e agora é mais um Moretto.

SL