sábado, 10 de abril de 2010

Texto curioso sobre Matías

Contratado no início da temporada ao Villareal (Espanha) por cerca de 3,6 milhões de euros, Matías Fernández não tem correspondido às expectativas dos adeptos leoninos.
O internacional chileno, de 23 anos, chegou a Alvalade rotulado de craque, mas com a vinda de Carlos Carvalhal para o comando técnico dos leões foi perdendo espaço no onze, tornando-se, nesta altura, no suplente mais utilizado pelo técnico bracarense, de 44 anos.
Nos 28 encontros de Carlos Carvalhal na formação verde e branca, Matías foi titular por 11 vezes, suplente utilizado em 14 e não constituiu opção para o timoneiro dos leões em apenas três ocasiões: Benfica (1-4), FCPorto (3-0) e At. Madrid (0-0).
Em ano de estreia, a época negativa que o Sporting está a realizar dificultou a adaptação do sul-americano ao futebol português. Além do mais, a feroz concorrência dentro do plantel leonino não permitiu que Matías tivesse muitas hipóteses de mostrar serviço.
Outro fator que não beneficiou o médio foi a alteração do esquema tático promovida por Carvalhal: no 4x4x2 em losango de PauloBento, Matías Fernández jogava no vértice mais avançado do meio-campo, com João Moutinho a desempenhar o papel de médio de transição. O maleável 4x2x3x1 de Carlos Carvalhal não prevê a utilização de um médio de características nitidamente mais atacantes: dando primazia à construção de jogadas ofensivas pelas alas, a posição que poderia ser desempenhada por Matías está entregue a Moutinho, um jogador menos criativo mas com níveis de agressividade e combatividade superiores.

Futuro
Com presença praticamente assegurada no Mundial'2010, o internacional chileno contabiliza, até ao momento, 5 golos em 42 presenças com a camisola leonina.
Contudo, há um momento que marca a época de Matías Fernández em Alvalade: o terceiro golo frente ao Everton. O camisola 14 dos leões entrou aos 90 minutos e, volvidos apenas 3 selou, em definitivo, o apuramento do Sporting para os quartos-de-final da Liga Europa.
O golo, só por si, já era motivo de destaque, mas a maneira como o sul-americano bateu Tim Howard correu Mundo e trouxe, novamente, El Cra à ribalta. Jogador de características ímpares no plantel leonino, Matías poderá deixar a sua marca já na próxima época.


in Record
Autor: ALEXANDRE CARVALHO

12 comentários:

Anónimo disse...

NÃO CONTRATEM UM 10 RÁPIDO E QUE REMATE DE FORA DA ÁREA QUE NÃO É PRECISO...este não pode com uma gata pelo rabo

João Santos disse...

E mais uma vez a darem nessa do golo de outro mundo...mas o homem por acaso já disse que o que fez foi propositado?eu gosto dele, mas creio que qualquer pessoa com 2 dedos de testa vê que aquilo foi sorte e lhe correu bem mesmo não sendo aquilo que ele queria fazer (refiro-me à finta como é óbvio, a parte do Tim Howard é claro que é toda intencional)

Anónimo disse...

Eu tenho 2 dedos de testa e joguei á bola... e sim... o matias marcou o golo de forma pensada! Não foi sorte!

vai lá comentar para a lixeira da tertuliabenfiquista e deixa os blogs sportinguistas para os adeptos do sporting!

Anónimo disse...

Tranquilos

Este é o ano de adaptação. O homem é um fora de série.

João Santos disse...

Lol. ó anónimozito, tu é que devias ir lá prás tertulias, tens a cegueira clubite de um lampião.

PS:gostei muito da do "e joguei à bola".aim sim?ah, e que mais podemos saber sobre ti?gostas de longos passeios ao pôr-do-sol e cinema estrangeiro?

METRA disse...

Para mim o Matias é um optimo jogador e com caracteristicas impares no SPORTING, é o jagador mais criativo, segura bem a bola, passa muito bem e tem boa visão de jogo.

O problema do Matias é que parece que não tem fisico para explodir....mas eu pergunto: quais dos jogadores do SPORTING este ano tiveram fisico para explodir....muito poucos, muito poucos mesmo...terá sido uma pré época demasiado leve...

A mim parece-me que sim, mas para o ano veremos (isto se ele ficar porque penso que é o jogador com mais mercado do SPORTING pela visibilidade que terá no mundial.

Sporting até morrer disse...

Boas,

Muitos de vocês já devem saber que o NOSSO João Morais atravessa um momento de saúde muito complicado, pelo que com a devida vénia ao blogue "A Norte de Alvalade" e ao Leão de Alvalade, deixo-vos o link para uma grande entrevista, cheia de sportinguismo!

É uma entrevista de 15 de Maio de 2009, e quem é sportinguista só pode emocionar-se com as palavras e com o sportinguismo do GRANDE JOÃO MORAIS!

http://anortedealvalade.blogspot.com/2009/05/de-um-cantinho-para-gloria.html

SL

Anónimo disse...

"a feroz concorrência dentro do plantel leonino"

Concorrência??? nesta matéria o nosso plantel é muito fraco. E é esse o mal!

Almeida disse...

Não percebo como se endeusam alguns(Matias) e deitam logo abaixo outros (Pongolle),que estão há menos tempos no clube e cheios de problemas, sendo que os 2 pouco ou nada mostratam.
Mas como na imprensa dizem que Matias é craque(e tem videos no youtube) e que pongolle custou 6,5M(onde podem estar incluídos os salários até final de contrato),pronto está feito!O Matias é dos melhores do mundo e Pongolle é cepo!
Não cheguei a ver João Morais a jogar,mas não tenho dúvidas de que deu muito ao Sporting e que é um grande sportinguista.Espero que a direção acompanhe este caso.UM MUITO OBRIGADO JOÃO MORAIS!

Jedi Master Atomic disse...

O problema do Matias não é fisico. Ele tem o fisico igual ao do Moutinho. O problema do Matias é a pouca intensidade com que joga, ao contrario do Moutinho que está sempre em alta rotação.

Se o Matias ganhasse um bocado de agressividade e intensidade seria fabuloso.

Jonnhy disse...

Acho o Matias um jogador com pouco gás, que dura pouco tempo, às vezes atrapalha-se com a bola, não remata de fora da área, mas sobretudo a fraca intensidade e a fraca velocidade são as suas maiores carências.

Tem boa visão de jogo e faz bons passes, mas para isso traziam antes o Hugo Viana ( tb é lento ) que é mais forte a rematar à baliza e parece um relógio Suiço a passar a bola.

Mauro Silva disse...

Deixem-no fazer uma pré-época em condições,e verão se realmente Matías vale ou não vale...

Ainda se lembram da pré-época que o,por tantos idolatrado,Paulo Bento pensou aprofundadamente para esta época que agora termina??
Foram quantos jogos?4/5?E com que equipas?!Bahhh...

O problema não foi só esse,com certeza,como todos nós sabemos...mas seguramente,começou por aí!!

SL