quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Começam a sair da toca....

O momento do nosso clube não é fácil. As mudanças a operar têm que ser grandes e profundas, tanto ao nível do plantel, como ao nível da alteração do modelo organizativo e de estratégia do clube.

Depois das eleições, esperava sinceramente que o nosso presidente começasse a mudar radicalmente o modelo organizativo incutindo uma nova estratégia. Não foi esse o caminho que foi escolhido e mantendo um rumo que, mais ou menos distante, era o que já vinha a ser traçado.
Durante este período, muitos erros têm sido cometidos, JEB por vezes não se consegue distanciar do que é ser adepto e poder dizer o que pensa sem preocupações com as repercussões das suas palavras, sendo criticado por um conjunto de pessoas (que chamarei a partir daqui “oposição” sem qualquer descrédito para esta palavra) que diziam que tudo estava mal que montaram uma estratégia clara para que Treinador, Director Desportivo e alguns membros da direcção abandonassem os seus cargos. Como é natural isto só aconteceu porque os resultados desportivos não apareciam.
Entrou Sá Pinto, grande sportinguista, grande referência dentro do campo, grande amor pelo clube, para mim será sempre um jogador de referência pela sua total entrega, mas sem perfil para ser o Director de Futebol do Sporting. O erro aqui não é de Sá Pinto (excluindo como é obvio os infelizes acontecimentos), mas sim de JEB, escolheu mal. Escolheu mal uma pessoa que tem um papel importantíssimo num balneário e no sucesso de uma equipa. Carvalhal, foi o que se conseguiu arranjar, mas sem dúvida sem qualidade para o Sporting.

O que neste momento acho interessante, quando o presidente, legitimamente eleito, tenta mudar radicalmente o modelo de funcionamento do clube, é que se aproveite o péssimo desempenho da equipa de futebol, para criar uma autêntica guerra civil no clube. Já não é guerrilha, mas sim guerra. Claramente o presidente está a tentar mudar as coisas (para bem ou para o mal só o futuro dirá), os que eram da linha da chamada continuidade já começaram a sair da toca dizendo que não concordam com o que JEB quer fazer, não concordam com o modelo que ele quer implantar, que essa não é a cultura do Sporting… (as palavras de Carlos Barbosa da Cruz são disso exemplo), e a oposição aproveita o péssimo momento da equipa para continuar a criticar, se o site sportingapoio de inicio me parecia uma iniciativa que visava unir, rapidamente percebi que ali estava em construção um local onde a oposição poderia lançar a sua mensagem. Hoje de manha, recebo um email a dizer que a lista “ser Sporting” reiniciou a actividade no seu site. Estes também estão a sair da toca.

Quero deixar bem claro, que não concordo com algumas decisões que JEB tomou ao longo deste caminho, que muitas das vezes deveria estar calado para não dizer asneiras, que não tem sido fácil também gerir o clube quando a sua equipa de futebol faz um péssimo (horrível!) campeonato, e se (tenta?) mudar o clube.

Mas no preciso momento em que parece que, finalmente, JEB vai fazer aquilo para que foi eleito, mudar radicalmente o clube, cortando com o passado mas não entrando em aventuras, tenho que dizer que apesar de o clube estar em completa guerra, e apesar de JEB já ter errado muito, que não faz sentido andarmos nesta guerra completa. JEB foi eleito para quatro anos, deveremos deixar que implemente as alterações que, agora, quer implementar, fazendo doer a muitos que lá estão à anos, mas fazendo também doer a muitos que pairam à anos que, tal abutres, procuram os momentos de fraqueza para dar a sua bicada.

Podem-me chamar o que quiserem, por mim darei tempo para que se prepare a próxima época, darei tempo que JEB arrume finalmente! a casa, e no caso de tudo ficar na mesma aí sim estarei aqui para apontar o dedo, até lá todos devemos estar unidos sempre que aquelas camisolas que tanto amamos entrem num recinto desportivo (mesmo que quem as enverga não devesse por vezes ter essa honra!).

SL

19 comentários:

Anónimo disse...

O tempo começou a correr contra JEB. E para inverter a situação, para acabar com estes focos de instabilidade no Clube, penso que JEB deverá ser célere e preciso nas alterações ou transformações que pretende incutir no SCP. O mal está em certas pessoas que o rodeiam e que trabalham com ele. Chamando nomes às figuras, Pedro Afra, coração de milhafre, é um deles. É um exemplo. Há mais. Assim, JEB deveria cortar o mal pela raiz. A margem de erro, neste momento é …zero. A contestação cresce a cada dia que passa.De todo o lado.

Anónimo disse...

É fazer como se faz aos coelhos quando saem da toca, dase-lhes com um pau na cabeça...

Rui Cunha disse...

Boa dia caro camarada Leonino

Foi inspirado no seu blog que decidi correr o risco de realizar o meu proprio blog.Gostaria que o visse e deixa-se a sua opiniao e que me ajuda-se a divulga-lo.

http://ondaleonina.blogspot.com
SAUDAÇOES LEONINAS

Anónimo disse...

Mas há duvidas do ressabiamento do talhante (o gajo do site sportingapoio)pelo o facto de não lhe ligarem nenhuma no Sporting. Deixou de haver tréguas para esses miúdos saidos dos morangos com açucar. o Sporting tem que ter paz, nem que seja á força...

Anónimo disse...

Boas

Informador. Faz como eu ... vai ao SerSporting e comenta lá tb ! discutir o Sporting não arranha o presidente. a minha opinião está lá , podem ver.

o Ser Sporting e as pessoas que o compõem são tão Sportinguistas como todos nós e não acho que os devas atacar. Discordar, sim, como eu, até certo ponto, mas não atacar. temos de nos deixar de facções, mas temos de respeitar tb o presidente eleito ! disse isso lá e para mim apenas em Setembro se poderá fazer uma avaliação mais concreta do trabalho do JEB porque aí terá cumprido um ciclo completo de preparação da época

Anónimo disse...

e tu é mais um dos que decidiu sair da toca mas em vez de mensagenns pró sporting, é mensagens "desunir"sporting... sinceramente tem vergonha na cara e não devias ter saído da toca tu.... estiveste calado durante tanto tempo o que te levou a sair da toca neste momento??? sentes o tacho em perigo é??? sinceramente dedica-te à pesca e faz algo que ajude o clube e não que o divida mais... vocês é que criaram a guerra... vocês é que ridicularizam as pessoas com outras ideias para o clube... e para tua infomação, caro informador, somente falar em oposição é um factor de desunião... todos nós queremos um sporting forte, um sporting ganhador... por isso estamos no mesmo barco.. só a palavra oposição mete nojo... deixem-se de tretas, trabalhem para melhorar o clube e ponto... estejam calados com os terroristas e a "oposiçao"...

Anónimo disse...

"darei tempo que JEB arrume finalmente! a casa, e no caso de tudo ficar na mesma aí sim estarei aqui para apontar o dedo, até lá todos devemos estar unidos"

PODEM ESQUECER. NAO VAO TER PAZ

CARLOSDIS disse...

É difícil apoiar JEB, quando os sócios esperam lucidez, motivação..
o presidente abre a boca e estraga tudo. Já agora, se eu posso entender a contratação de CC, falta de dinheiro ou disponibilidade de outros treinadores, já não consigo perceber o que é que pensava ao contratar Pongolle.

Anónimo disse...

O JEB já teve tempo suficiente para mudar muita coisa. Na verdade as coisas só têm piorado na sua "gestão". No aspecto desportivo é o que se vê (uma falta terrível de profissionalismo, autêntica navegação à vista) e no aspecto económico então é que não se vê mesmo nada.
Tanta conversa antes das eleições e agora está à espera de quê ? O Benfica criou o fundo de jogadores e o FCP acabou de encaixar mais uns milhões com a emissão de obrigações. E nós ? NADA !
Não se vê qualquer medida para resolver ou atenuar a crise económica.
Agora o discurso é que para o ano é que é. Vamos fazer uma grande equipa ... É uma vergonha !
Quando tenho um presidente, no qual eu votei, e que me diz a 10 jogos do fim que temos que segurar o 4º lugar, para mim está tudo dito. Chega JEB !
Podias ser bom no Santander mas não percebes nada de futebol. Arriscas-te a ficar na história como o pior presidente de sempre. Volta "bigodes", estás perdoado.

SL

JoaoPedroSCP disse...

Muito bom post.. subscrevo inteiramente

Anónimo disse...

Mas ninguém percebe que JEB não tem condições para preparar a próxima época?!
Para trazer mais Pongolles, mais Farnerudes, mais Tiuís e mais tralha, não dá!!
Esta estrutura é demasiado incompetente para fazer algo de bom.
O Sporting só volta a entrar no bom caminho com uma limpeza a sério!

Anónimo disse...

O JEB só foi eleito para abrir o precedente da remuneração do Presidente da SAD!!!

Anónimo disse...

Então já pode sair e dar o lugar a quem sabe. Isso já está feito.
Aquilo precisa duma grande vassourada, e não só no plantel ...

João Barreiros disse...

Sinceramente não entendo a necessidade de dar tempo a um presidente que está há 10 na SAD.

Vão gozar com outro, em 30 de sportinguista nunca tinha visto o meu clube estar a 20 do Braga, o triste do JEB já devia ter saído.

Falta vergonha na cara, o primeiro presidente remunerado do Sporting, estar a 20 pontos do BRAGA e ainda vir com conversas de atitude e mentalidade. Ele sim, devia sair, enfiar-se no cofre do banco e só sair quando ninguém se lembrasse dele.

SL


Ontem desejei que o Sporting levasse 5-0 para ver se era desta que corriam com o anormal do cotonete da presidencia.

Infelizmente, vejo sportinguistas contentes por perder 2-1 fora com o Everton, clubezeco de meio da tabela, que levou 7-0 dos porcos no conjunto das duas mãos.

A Juve deve estar comprada, só assim se pode explicar tanta paz à volta do JEB, se fosse no porto os super-dragões já lhe tinham mostrado a porta de saída.

Juca disse...

Deus nosso Senhor é pai de cada animal... Francamente! Desejar que o Sporting perca... por cinco a zero? Sempre há cada um... Será lampião? ou será um...(não digo para não ofender os leitores).SL

Anónimo disse...

"Mas no preciso momento em que parece que, finalmente, JEB vai fazer aquilo para que foi eleito, mudar radicalmente o clube, cortando com o passado mas não entrando em aventuras..."

AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH!!!!

Santa ingenuidade. 10 anos ainda não te chegam?

Anónimo disse...

Curto e simples:

É por linhas de pensamento como esta, em que se defende constantemente a incompetência e os interesses de terceiros, que o Sporting Clube de Portugal está como está.

Anónimo disse...

O autor deste post devia ter vergonha do que escreveu.
Quantas mais vezes é preciso seres enganado para compreenderes que o JEB e os que os rodeiam são profundamente incompetentes???
"Fool me once, shame on you; fool me twice, shame on me"

Carlsberg disse...

Boa tarde!
COncordo com muita gente de quer avançar para eleições antecipadas, pois esta foi uma época muito frustante, e nada tem a ver com as aquisições do Benfica como muitos querem fazer crer. Acho que o JEb não este á altura do seu cargo, 1º porque não tinha um plano de aquisições quer financeiras, quer desportivas para o caso de ganhar as eleições, como veio a acontecer e o próprio JEB já veio confessar que segundo ele as eleições na altura que foram vieram limitar muito o defeso e a pré-epoca. Devo dizer que deixou muito a desejar, pois o seu adversário tinha um defeso todo preparado, identificado que estava com as lacunas da equipa de Futebol e até tinha um treinador para a equipa (que por acaso não me agradava). Depois ficou á espera de receber os € da entrada na CL (esperou pelo ovo no cu da galinha) para reforçar a equipa, como sabemos isso não aconteceu e acabamos por levar com o Angulo. Até agr a unica coisa boa que este presidente fez foi nda mais nda menos que a reestruturação financeira (que havemos de ver como vai ficar o SCP) e a contratação de Matias, J. Pereira e Pedro Mendes, Pongolle ainda havemos de ver o que vale.

Por outro lado, cair em eleições novamente pode-nos acontecer um pouco mais do mesmo, apanhamos com um presidente mal preparado, para a realidade futubolistica do SCP, e termos uma época pior ainda que esta, por isso, e unicamente por isso devemos dar uma ULTIMA oportunidade ao JEB e verificar o que ele irá fazer para a época que vem! Se as coisas voltarem a correr da mesma forma, temos que avançar para eleições antecipadas, ainda antes da abertura do mercado em Janeiro.

Ao JEB:
Devo dizer que não conheço bem todo o seu trabalho, mas deve ser um bom gestor de empresas, ou seja saiba mexer em tudo que seja cálculo financeiro e economia, ao cabo saiba gerir um empresa e os seus recursos, mas de jogadores, gerir um plantel ou algo mais não me parece que o saiba fazer, pelo que a minha sugestão é contrate pessoas que o saiba fazer:
Por exemplo contrate um homem para o futebol e toda a gestão do Futebol será dele: Carlos Freitas ou José Veiga.
- Andebol: Idem, apenas as pessoas devem ser outras
- Atletismo : Moniz Pereira
e as restantes modalidade que ele quererá.
De resto ao JEB ficaria o trabalho de gerir todo este grupo de administradores desportivos, e administradores financeiros dos restantes departamentos e empresas.
Só assim acredito que iremos para a frente.